Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

É comunista ou não é? E mandava na "edukassaun" moluscular...


O “LATES” (do verbo latir) do SINISTRO ministro da “Edukassaun”:

Comunista ele? Não, Ronald Reagan que era.


Fernando Haddad
possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1985) , mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996) . Atualmente é Professor doutor da Universidade de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Habermas, Marx-Marxismo, Materialismo Historico.
(Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)
Última atualização do currículo em 21/01/2003 
Endereço para acessar este CV: 
http://lattes.cnpq.br/3158797418399228

Dados pessoais
Nome
Fernando Haddad
Nome em citações bibliográficas
HADDAD, F.
Sexo
Masculino

Formação acadêmica/Titulação
1991 - 1996
Doutorado em Filosofia . 
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. 
Título: DE MARX A HABERMAS - O MATERIALISMO HISTORICO E SEU PARADIGMA ADEQUADO, Ano de Obtenção: 1996. 
Orientador: PAULO EDUARDO ARANTES. 
Palavras-chave: Habermas; Marx-Marxismo; Materialismo Historico.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

1987 - 1990
Mestrado em Economia . 
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. 
Título: O CARATER SOCIO-ECONOMICO DO SISTEMA SOVIETICO, Ano de Obtenção: 1990. 
Orientador: ELEUTERIO FERNANDO DA SILVA PRADO. 
Palavras-chave: Comunismo; Marxismo Sovietico; Uniao Sovietica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica / Especialidade:Sistemas Econômicos.

1981 - 1985
Graduação em Direito . 
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Atuação profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Vínculo institucional


1985 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor doutor

Atividades


1999 - Atual
Ensino, Ciência Política, Nível: Pós-Graduação.

Disciplinas ministradas
Problemas e Tendências da Teoria Política Contemporânea

1990 - Atual
Ensino, Ciencia Politica, Nível: Graduação.

Disciplinas ministradas
Política II - Pensamento Político Moderno
Política III - Teoria Política Contemporânea I
Seminários de Teoria Política Contemporânea

Áreas de atuação


Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Prêmios e títulos
1989
Aluno Visitante, McGill University - Montreal - Canadá.

Produção em C,T & A

Produção bibliográfica





Livros publicados/organizados ou edições

1.
HADDAD, F. . Em Desfesa do Socialismo.. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

2.
HADDAD, F. . Desorganizando o Consenso. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

3.
HADDAD, F. . Sindicalismo, Cooperativismo e Socialismo. (no prelo). São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1998.

4.
HADDAD, F. . O Sistema Sovietico - Relato de Uma Polemica. SAO PAULO: SCRITTA EDITORIAL, 1992. 268 p.





Textos em jornais de notícias/revistas

1.
HADDAD, F. . Teses sobre Karl Marx. Revista de Estudos Avançados da USP, USP, v. 34, 01 ago. 1998.

2.
HADDAD, F. . Habermas leitor de Weber. Lua Nova, São Paulo, v. 38.

3.
HADDAD, F. . Trabalho e Classes Sociais. Tempo Social, São Paulo, v. 92.

4.
HADDAD, F. . Habermas: herdeiro de Frankfurt?. Novos Estudos - CEBRAP, São Paulo, v. 48.

5.
HADDAD, F. . Trabalho e Linguagem. Lua Nova, São Paulo, v. 48.

6.
HADDAD, F. . Toward the redialectization of historical materialism. Cultural Critique, University of Minnesota Press, v. 49.

7.
HADDAD, F. . Regime ou Cultura nos Estudos da Democratização. Lua Nova, São Paulo, v. 50.





Apresentações de Trabalho

1.
HADDAD, F. . O Mercado no Fórum. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HADDAD, F. . Trabalho, Consciência e Sociedade.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
HADDAD, F. . Estado, Sociedade e Solidariedade.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
HADDAD, F. . A nova agenda dos governos locais.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
HADDAD, F. . Emprego e Saúde.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
HADDAD, F. . Políticas públicas de saúde e cidadania.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
HADDAD, F. . A Economia Solidária: significados e tendências.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
HADDAD, F. . O terceiro setor e as organizações da sociedade civil de interesse público.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
HADDAD, F. . Limites Sistêmicos: uma interpretação braudeliana da economia soviética.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
HADDAD, F. . XX Simpósio Nacional de História. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
HADDAD, F. . Políticas de Geração de Emprego e Renda: Alternativas dos Trabalhadores.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
HADDAD, F. . Políticas Públicas de saúde e cidadania.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
HADDAD, F. . Políticas de Geração de Emprego e Renda: alternativas dos trabalhadores.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
HADDAD, F. . Cooperativismo e Política.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
HADDAD, F. . Revista Praga. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
HADDAD, F. . Capitalismo Contêmporaneo e Direitos Humanos.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
HADDAD, F. . A Realidade Sócio-Econômica Mundial e os Valores Éticos.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
HADDAD, F. . Trabalho, Cons-ciência e Sociedade.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
HADDAD, F. . Marxismo Soviético, Ocidental e Analítico: perspectivas teóricas em economia.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
HADDAD, F. . Em defesa do Socialismo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
HADDAD, F. . Teoria da Dependência: 30 anos depois.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
HADDAD, F. . Marxismo Soviético, Ocidental e Analítico: Perspectivas Teóricas em Economia. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
HADDAD, F. . Globalização e Democracia.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
HADDAD, F. . Teoria da Dependência: 30 anos depois.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
HADDAD, F. . Os intelectuais, o poder e a construção da nação.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica





Trabalhos técnicos

1.
HADDAD, F. . Membro do Conselho Editorial da Revista Teoria e Debate.. 1999.

2.
HADDAD, F. . Membro da Comissão Executiva da Revista Praga.. 1999.

3.
HADDAD, F. . Membro INCUBADORA DE COOPERATIVAS - USP. 1998.

4.
HADDAD, F. . Tutor do PET - CAPES. 1998.

5.
HADDAD, F. . Coordenador de Graduação do Departamento de Ciência Política.. 1998.

6.
HADDAD, F. . Membro do Conselho Editorial da Coleção Zero à Esquerda. 1998.

7.
HADDAD, F. . Membro do Conselho Editorial da Fundação Perseu Abramo.. 1998.

8.
HADDAD, F. . Representante do Departamento de Ciência Política na Comissão de Biblioteca da FFLCH. 1997.





Demais tipos de produção técnica

1.
HADDAD, F. . Democracia Econômica.. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projetos de Pesquisa).




Demais trabalhos

1.
HADDAD, F. . Cooperativismo e Política. 1999 (Palestra Proferida).

2.
HADDAD, F. . A realidade sócio-econômica mundial e os valores éticos e de cooperação.. 1999 (Palestra Proferida).

3.
HADDAD, F. . Capitalismo Contemporâneo e Direitos Humanos.. 1999 (Palestra Proferida).

4.
HADDAD, F. . As mudanças ocorridas no mundo do trabalho e a função dos conselhos municipais.. 1999 (Palestra Proferida).

5.
HADDAD, F. . Globalização e Democracia. 1998 (Palestra Proferida).

6.
HADDAD, F. . A intervençãovpolítica da pesquisa.. 1998 (Palestra Proferida).

Orientações

Orientações em andamento




Dissertação de mestrado

1.
Christy ganzert Gomes Pato. Teoria da Dependência Revisitada - Elementos para um Debate Acerca do Projeto Cardoso de Desenvolvimento. Início: 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Luciano Pereira. Introdução à econômia política internacional. Início: 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/01/2011 às 16:31:49

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".