Por Richard M.Weaver
Tradução: Murilo Resende Ferreira
Introdução
Não demonstre medo diante de seus inimigos. Seja bravo e justo e Deus o amará. Diga sempre a verdade, mesmo que isso o leve à morte. Proteja os mais fracos e seja correto. Assim, você estará em paz com Deus e contigo.
Educar todo mundo não funciona
Entrevista concedida a Karla Correia
Jornal do Brasil, 01 de junho de 2008
http://www.olavodecarvalho.org/textos/080601entrevista_jb.html
Jornalista, escritor, filósofo, editor do site Mídia Sem Máscara, Olavo de Carvalho é uma das poucas vozes na imprensa assumidamente conservadoras. E vê essa mesma "escassez" do pensamento de direita no ambiente político. Para Carvalho, a direita no Brasil não sabe ser oposição e só tem fortalecido os partidos de esquerda ao tentar copiar suas bandeiras históricas. Também tem empobrecido o debate político ao deixar de ocupar espaço no ambiente acadêmico e de pesquisar referências em outros países, onde o conservadorismo tem voltado a ter força. A seguir, os principais trechos da entrevista concedida ao JB.
Há uma certa dificuldade hoje em encontrar movimentos políticos, partidos ou líderes que se proclamem claramente como de direita no Brasil. A direita está envergonhada?
Faz mais de 20 anos que a direita está sendo burra. Estão todos acreditando nessa coisa de roubar as bandeiras do adversário. Como o abortismo. O pessoal de direita pensa em roubar a bandeira do abortismo e vê nisso uma forma de adquirir também o apoio das pessoas que são abortistas. Mas quando faz isso, pensando em uma vantagem imediata, vai apenas reforçar a ideologia de seu oponente. Todo sujeito que se deixa moldar à idéia de seu inimigo, já está derrotado. É a vitória perfeita, Lênin já dizia que a vitória perfeita era obtida sem lutar, o adversário se entrega. Pois eles, a esquerda, conseguiram
Como isso aconteceu?
A esquerda adotou uma tática muito inteligente criada pelo Antonio Gramsci, o pensador italiano. Consiste em dominar primeiro todo o universo da cultura, das idéias, da educação, antes de conquistar o poder. Então, esse pessoal durante o regime militar já estava aplicando isso. Ocuparam as universidades, as redações de jornais. De repente, não havia mais idéias conservadoras em circulação. E se você não tem as idéias, as pessoas não tem como se definir. Elas não têm nem como se expressar. Se um político hoje vai se expressar, ele usa a linguagem da esquerda. São burros e presunçosos.
E qual é a primeira conseqüência dessa ocupação?
O poeta austríaco Hugo von Hofmannsthal dizia que nada está no ambiente político de um país que não esteja primeiro em sua literatura. Porque é do imaginário formado que você tira as idéias. Agora, você estupidificou a cultura superior e, em conseqüência, a política. Veja a que se dedica o governo brasileiro hoje: a destruir o país e a cuidar de futilidades. Ele quer doar um pedaço do território, doou um pedaço da Petrobras para a Bolívia, quer doar um pedaço de Itaipu para o Paraguai. Deixa aí duas ou três cidades à mercê do PCC, que é o mesmo que as Farc. Está entregando tudo. E ao mesmo tempo está preocupado com a perseguição aos gays. Que perseguição, meu Deus do céu?
O senhor fala que a esquerda dominou os espaços acadêmicos e da mídia. O PT diz a mesma coisa.
Quais são os autores conservadores que escrevem na imprensa brasileira? Eu cito dois: eu e o Reinaldo Azevedo. E só. A esquerda ocupa todos os espaços, manda em tudo, depois briga com ela mesma e fica fazendo choradeira de que está sendo atacada pelos direitistas. Mas o que eles chamam de direita é o que? O PSDB? Ouça o discurso do José Serra. Veja o que o Fernando Henrique fez. Ele praticamente criou o MST com o dinheiro do Estado.
O PSDB é um expoente de direita?
É o máximo de direita que se admite no país, hoje. É o PSDB, a social-democracia, que é a mais velha tradição da esquerda. A verdadeira direita sumiu do Brasil.
Não tem um líder, um expoente conservador que mereça destaque no País?
Dom Bertrand é um grande estadista. Pergunte de qualquer assunto brasileiro para ele e ele conhece tudo e nunca teve um cargo público na vida. E sem ter pretensão, ele não é nem o príncipe herdeiro, faz isso por interesse pelo Brasil. Se ele se candidatasse, eu votava nele na hora.
E no Congresso?
Não consigo pensar em ninguém.
O pouco espaço ocupado pelo conservadorismo faz do brasileiro um povo liberal?
O brasileiro é essencialmente um conservador. É um povo religioso, que acredita na família, no trabalho. Mas não é de perseguir ninguém, então passa essa imagem de liberal. Uma coisa é a crença que o brasileiro tem. Outra é o sentimento que ele nutre pelos outros seres humanos. Claro que existem malucos em qualquer lugar do mundo, você pode pensar no movimento skinhead... mas são quantos em uma população de 180 milhões de habitantes?
O brasileiro é cordial mas se identificou muito com o Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite.
O brasileiro está aterrorizado pelo crime. Cinqüenta mil homicídios por ano são duas guerras do Iraque por ano. É uma coisa brutal, as pessoas estão é conformadas até demais. O pessoal vê o filme com o capitão Nascimento dando porrada em bandido e pensa que é isso que tem de fazer. Eles querem alguém que tome uma providência.
Qual seria o programa de um governo de direita no Brasil, hoje?
Em primeiro lugar, ele teria um enfoque moral, religioso e tradicional. São valores e princípios gerais, veja bem, o governo não pode se meter a ser o grande moralista. O governo não deve educar ninguém nesse aspecto, são as entidades religiosas que devem se fortalecer e atuar. Em segundo lugar, a economia de mercado, que é a única que funciona. Não tem esse negócio de socialismo, intervenção do governo no mercado, isso não funciona. É só o governo meter a mão que a coisa vai para trás. Terceiro é educação clássica. Você tem que primeiro formar uma elite intelectual capaz de educar o restante do país. O governo vem com essa história de educar todo mundo, mas isso não funciona. Não é possível.
A educação então não deve ser para todos?
Não. Educação é um processo irradiante, que vai por círculos concêntricos. Você educa dez, que educam cem, que educam mil, que educam um milhão e vai assim.
Nem ao menos cuidar de erradicar o analfabetismo?
Isso não adianta. Você vai investir um dinheiro maluco nisso e os caras vão sair todos analfabetos funcionais. Porque se você não cria uma tradição de educação, a educação não pega. Se você não tem essa tradição, não tem o amor à cultura, ao conhecimento. A educação deve ser muito séria e começar por uma elite, que vai irradiando esse valor. Quem vai dar a educação para todos? A educação que se dá ao povo hoje não deveria ser dada a ninguém. Oferecer essa educação para meia dúzia de pessoas é um insulto. Para milhares, é um crime.
Qual o maior problema do atual governo federal?
Eu acho que o Brasil concedeu ao Lula todos os direitos. Que presidente brasileiro chega ao poder e, dois anos depois, o filho dele está milionário? Só isso aí seria suficiente para ele perder o cargo. Mesmo que não comprovasse nada, isso é falta de decoro. Presidente deve ser como a mulher de César. Não basta ser honesto, tem que parecer honesto também.
HEITOR DE PAOLA | 05 FEVEREIRO 2010
NOTÍCIAS FALTANTES - FORO DE SÃO PAULO
Valdés teria vindo para, usando sua experiência, consolidar os primeiros anos da repressão comunista de verdade na Venezuela.
Há seis anos, em A Colheita Final: URSAL em marcha, especulando sobre o futuro da Iberoamérica, e frente à dependência cada vez maior de Cuba em relação à Venezuela, imaginei que a união entre os dois países num só era bem possível.
O que eu escrevi na ocasião não perdeu a validade:
Cada vez mais se percebe a união de interesses entre Chávez e Castro. Não falo de Venezuela e Cuba porque seria um atentado contra os dois povos, dos quais o primeiro perde a cada dia mais um pouco de sua liberdade e o segundo não a tem há muitos anos, já até esqueceram o que significa a palavra liberdade! A formação de uma Federação ou Confederação entre os dois países é algo a ser considerado em curto prazo, já tendo sido tal intento, mencionado por ambos os líderes.
Em 2006 Cuba estava às voltas com uma sucessão difícil, com Fidel seriamente doente, e parecia que Raúl não teria capacidade de dominar o quadro facilmente por sua falta de carisma. Chávez aparecia cada vez mais na paisagem de Havana com mais e maiores outdoors do que os irmãos Castro ou outros líderes cubanos. Imaginei que Chávez seria o líder do novo país. Mas desde então a situação se inverteu: Raúl consolidou seu poder, a repressão em Cuba aumentou assustadoramente - menos para blogueras cariñosas com proteção D(g)Ivina! - e a situação na Venezuela vem se deteriorando rapidamente pondo em risco a manutenção de Chávez em Miraflores. Notícias daquele país dão conta do aumento do número de "assessores" cubanos para as mais diversas áreas administrativas. Fala-se até que a renúncia do Ministro da Defesa se deveu a uma ordem de Chávez para entregar o comando da Força Armada Venezuelana a Generais cubanos. Os militares venezuelanos ainda não perderam o brio e a honra e a maioria se recusa seja a atirar em civis, seja a dar esta ordem odiosa. Os cubanos já estão há muito desprezando estes escrúpulos "burgueses".
Noticiou ontem o Notalatina que Chávez cedeu mais uma vez às ordens vindas desde Havana, (segundo ele, "pedido" diretamente feito por Fidel Castro), e apresentou ontem ante as câmeras de televisão a Ramiro Valdés, com estas palavras: "Está conosco à frente dessa comissão um dos heróis da revolução cubana, o comandante Ramiro Valdés" que, segundo Chávez, veio para ajudar a resolver o problema elétrico na Venezuela.
Só que Valdés é conhecido como um dos repressores mais sanguinários dos 51 anos do regime comunista e participou de incontáveis fuzilamentos múltiplos na primeira década da revolução. (Ler mais detalhes no Notalatina). Valdés teria vindo para, usando sua experiência, consolidar os primeiros anos da repressão comunista de verdade na Venezuela.
Por Alceu Garcia
http://www.oindividuo.com/convidado/alceu2.htm
O fracasso do socialismo como princípio de ordenamento social é hoje evidente para qualquer pessoa sensata e informada – o que exclui, é claro, os socialistas. Estes, porém, insistem que o malogro coletivista foi um mero acidente histórico, que a teoria é fundamentalmente correta e que pode funcionar no futuro, se presentes as condições apropriadas. Tentarei demonstrar nesse texto, recorrendo na medida das minhas limitações aos ensinamentos da escola austríaca de economia, que absolutamente não é esse o caso, que a teoria econômica (para não falar dos fundamentos filosóficos, éticos, sociológicos e políticos!) do socialismo é insustentável em seus próprios termos, e que ipso facto os resultados calamitosos constatados pela experiência histórica são, e sempre serão, uma consequência inevitável de uma ordem (rectius: desordem!) socialista. Não é preciso enfatizar a importância de se ter plena consciência da natureza perniciosa dessa corrente política e de suas funestas implicações, uma vez que em nosso país um poderoso movimento totalitário está muito próximo de tomar o poder.
Alceu Garcia
Rio de Janeiro – abril/2002
Apesar da explosão da informação, o mundo ocidental não ouviu a mensagem. Talvez nossos principais agentes de mudança não saibam o que as estratégias enganadoras e os currículos emburrecidos farão às nossas crianças. Talvez não tenham observado que as similaridades entre essas estratégias educacionais e as táticas nazistas para moldar as mentes dos jovens e ensinar a conformidade com o grupo. Talvez as manipulações psicológicas de hoje sejam simplesmente uma expressão moderna da "sabedoria humana" sem orientação bíblica. Entretanto, parece claro que os agentes de mudança de hoje compartilham com os nazistas uma característica trágica: a falta da honestidade e integridade que uma vez fizeram este país seguro para crianças.
Não é segredo que a propaganda e a doutrinação eram as duas pedras de esquina da educação nazista. O objetivo de Hitler era o nacional-socialismo, um estado fascista que dominaria o mundo. Aprendendo suas lições dos revolucionários soviéticos, ele sabia que somente promessas falsas e visões enganadoras poderiam ganhar o apoio das massas crédulas e construir um exército submisso de jovens radicais. Que nossos líderes educacionais e políticos se inclinariam para o mesmo padrão baixo é algo que continua escondido do público geral. Que o alvo deles é o socialismo global com vigilância do berço à sepultura é negado raivosamente pelos guardiões treinados e confiados das mentes das nossas crianças.
Se o público adormecido não acordar logo e resistir, será certamente tarde demais para fazer parar a maré de engano que se levanta e ameaça engolfar nossas crianças. Se for assim, o povo de Deus uma vez mais terá demonstrado as conseqüências cegas de chutar para fora a verdade e amar a mentira.
A fonte das citações seguintes é o livro Nazism: A History in Documents and Eyewitness Accounts (Nazismo: Uma História em Documentos e Relatos de Testemunhas Oculares), 1919-1945, publicado em 1983 e editado por J. Noakes e G. Pridham em cooperação com o Departamento de História e Arqueologia da Universidade de Exeter, na Inglaterra. Esse livro representa anos de pesquisa em documentos da era nazista. Muitas das citações seguintes foram encurtadas de modo a incluir o maior número possível de ilustrações dentro do espaço deste artigo. Os números das páginas aparecem no fim de cada citação.
Visto que esta comparação foi escrita para acompanhar meu livro, Brave New Schools (Admiráveis Escolas Novas), não incluí definições e explanações do novo sistema de educação americana/internacional. Todos os termos e palavras-chave são explicados em Brave New Schools e definidos em seu glossário.
As palavras em negrito que introduzem as citações referem-se aos vários aspectos do sistema global programado para ser implementado por volta do ano 2001. As citações representam o sistema nazista.
Transforme o Mundo Por Meio da Transformação das Crianças
Transforme as crianças primeiro: "Os líderes nazistas reconheceram a dificuldade de doutrinar a geração mais velha... Estavam mais determinados em moldar a geração mais nova nas diretrizes nazistas. Como disse o líder da Liga dos Professores Nazistas, Hans Schemm: 'Aqueles que têm a juventude do seu lado controlarão o futuro.'" (416).
Crie o cidadão de classe mundial: "... crie um novo tipo de aluno..." (440).
Ensine Valores e Crenças Politicamente Corretos
Condicione os estudantes para a nova ordem social e econômica: "A juventude alemã não deve mais... ser confrontada com a escolha se deseja crescer em um espírito de materialismo ou idealismo, de racismo ou internacionalismo, de religioso ou sem deus, mas deve conscientemente ser moldada de acordo com os princípios que são reconhecidos como corretos... de acordo com os princípios da ideologia do nacional-socialismo." (432).
A censura aos modelos contrários: "O ensino... direcionado para encorajar 'uma consciência de ser alemão... Na seleção dos materiais de ensino eles devem evitar as obras que 'contradizem os sentimentos alemães ou paralisam as energias necessárias para auto-afirmação' e selecionar somente obras modernas que 'têm uma afinidade com o espírito da nova Alemanha'." (437).
Estabeleça um Sistema de Educação Orientado Para Resultados
Reestruture as escolas e nacionalize os testes e padrões: "O regime esforçou-se para afirmar seu controle sobre o sistema de educação com a reorganização e a centralização..." (433).
Aprendizado afetivo (centrado em sentimentos, de atitudes), não-cognitivo, ganha o certificado da graduação: "Muitos alunos acreditam que podem simplesmente cursar os oito anos e assegurar seu diploma escolar mesmo com mínimo desempenho intelectual... Os alunos que estão em posições de liderança... freqüentemente mostram comportamento sem modos e preguiça na escola. Em general, pode-se dizer que a disciplina na escola declinou em um nível alarmante..." (429).
Vínculo com o Programa Escola-Trabalho: "O novo movimento ofereceu perspectivas de emprego futuro em um tempo de maciço desemprego nos níveis de graduação." (440).
Implemente o Sistema "Domínio da Aprendizagem"
Condicione os estudantes a se transformarem em servidores da sociedade, não indivíduos — mas diga ao público o contrário: "'... a tarefa principal da escola é a educação da juventude no serviço do... Estado no espírito do nacional-socialismo.' Isto tornou clara a determinação nazista de desviar o foco da educação para fora das necessidades do indivíduo e do desenvolvimento de seu potencial como ser humano para as exigências da comunidade da nação e do Estado, da qual o indivíduo era membro e a qual deve se subordinar." (436).
Padrões politicamente corretos para o certo e o errado: "Os professores de Munique foram advertidos: 'De agora em diante não cabe a vocês decidir se algo é ou não verdadeiro, mas se é do interesse da revolução nacional-socialista.'" (446).
Defina objetivos (resultados) afetivos, não cognitivos: "Quanto mais entusiasmados eles ficarem, mais fáceis serão os exames e mais rápido passarão de ano e terão um emprego... A nova geração nunca fez muito uso da educação e da leitura. Agora nada é exigido deles; ao contrário, o conhecimento é publicamente condenado." (427).
Esqueça os fatos. Ensine atitudes e caráter "certos" por meio de experiências "sinta-se bem consigo mesmo": Um aspecto importante da educação nazista era o culto da "Experiência" como sendo mais crucial ao desenvolvimento do indivíduo do que o processo acadêmico de aprendizagem com seu enfoque no "conhecimento". Ao contrário do conhecimento que envolve o intelecto, a experiência envolvia o "sentimento" que fornecia sozinho o acesso às verdades profundas do nazismo que estavam baseadas essencialmente em unidade ideológica. Essa "experiência"... era considerada essencial à construção do caráter. (441).
Rejeite as velhas figuras de autoridade por meio do pensamento crítico e clarificação de valores: "Apelou ao desejo da juventude de ser independente do mundo adulto e explorou o conflito de gerações e a tendência típica dos jovens de desafiarem as figuras de autoridade, sejam pais ou professores." (429).
Confunda os valores dos estudantes por meio de estímulos chocantes e exercícios de clarificação de valores (incluindo a educação sexual e sobre a AIDS): "... particularmente os professores em escolas secundárias ficaram indispostos pela crueza de sua doutrinação." (433).
Infunda Novos Valores Por Meio do Aprendizado da "Vida Real"
Crie novas crenças e valores por meio da educação multicultural e global: "Novos cursos foram introduzidos em campos como estudos raciais, eugenia, e os estudos de defesa e havia uma nova ênfase na pré-história... Os cursos de Direito e Ciência Política foram adaptados para se ajustarem às mudanças introduzidas pelo regime." (446).
Artes, ofícios e experiência multicultural: "As pessoas contavam histórias, dançavam e faziam trabalhos manuais..." (423).
Ensine a Matemática por meio do currículo integrado: "Outros assuntos, como Matemática e língua estrangeira eram menos sujeitos à contaminação ideológica. Mesmo aqui, entretanto, a ideologia nazista podia entrar pela porta dos fundos, como fica claro nas seguintes questões em testes... 'Questão 95: A construção de um manicômio custa 6 milhões de marcos. Quantas casas de 15.000 marcos cada uma poderiam ser construídas com essa quantia?'." (438-439).
Aconselhamento de Colegas: "O slogan 'Os jovens devem ser liderados pelos jovens'... foi ecoado ritualmente e até certo ponto seguido na prática. Mas o espírito em que foi aplicado era muito diferente. Esses líderes jovens não representavam uma cultura autônoma da juventude, mas eram funcionários de uma burocracia oficial, regimentados por regras e regulamentos e que seguiam os padrões determinados no treinamento." (422).
Condicione os estudantes à conformidade: "É preferível que as pessoas não tenham uma vontade própria e se subordinem totalmente umas às outras." (428).
A Aprendizagem por Toda a Vida requer treinamento, teste, correção, mais teste e treinamento: "Se eles ainda não se tornassem nacionais-socialistas reais, então entravam no Serviço de Laborterapia e eram polidos lá... Se após seis ou sete meses, ainda restassem resíduos de consciência de classe ou orgulho no status, então a Wehrmacht [i] faria um tratamento mais profundo... e quando eles retornassem após dois ou quatro anos, então, para impedir que deslizassem de volta aos velhos hábitos novamente, eram levados imediatamente para a SA [ii], SS [iii], etc., e não ficariam livres outra vez para o resto de suas vidas." (417).
Exija o Serviço Comunitário
"Aprendizado de serviços": "A finalidade do Serviço de Laborterapia era parcialmente prática — para... fornecer uma fonte de mão de obra barata — mas principalmente ideológica. Era uma parte do culto da comunidade corrente no movimento da juventude agora manipulado pelos nazistas para seus próprios fins. Os estudantes seriam confrontados com a vida real e, sendo forçados a se misturarem com os segmentos menos privilegiados da comunidade, seriam lembrados de que estavam todos [os camaradas nacionais] juntos." (440-441).
Serviço compulsório: "O serviço na Juventude Hitlerista é um serviço honorário ao povo alemão. Todos os jovens são obrigados a partir dos dez até os dezenove anos de idade a servirem na Juventude Hitlerista [iv]." (420).
Formação do Caráter e Aprendizagem Cooperativa: "Não podemos lutar para sair desta crise profunda por meio do intelectualismo... A escola para o caráter... que é um teste prático da verdadeira camaradagem no trabalho e na vida é insubstituível... a verdadeira, grande e prática escola está... nos acampamentos de trabalho, porque aqui a instrução e as palavras cessam e ação inicia." (441).
Novo conteúdo: "... além de controlar e doutrinar a profissão do magistério, reorganizar o sistema educacional e estabelecer novas escolas de elite, o regime procurou influenciar a juventude por meio do conteúdo daquilo que era ensinado nas escolas." (436).
"Relevância" e revisão histórica: "O curso de História não deve parecer aos nossos jovens como uma crônica que amarra os eventos juntos indiscriminadamente, mas, como em uma peça de teatro, apenas os eventos importantes, aqueles que têm um impacto maior na vida, devem ser retratados." (438).
Treine Novamente os Professores
Primeiro doutrine os professores: "A tarefa real da NSLB [v] é criar o novo educador alemão no espírito do nacional-socialismo. Ela está sendo realizada com os mesmos métodos com os quais o movimento conquistou a nação inteira: doutrinação e propaganda." (432).
Garanta professores submissos. "O Partido Nazista... percebeu que poderia fazer pouco com os professores existentes se eles se conformassem apenas exteriormente. Portanto, concentrou-se em tentar transformar a profissão controlando a entrada e a promoção dentro dela por meio do processo de doutrinação política..." (444).
As táticas opressivas da NEA [vi]: "Os professores eram, entretanto, também sujeitos ao controle de sua associação profissional, a Liga Nacional-Socialista dos Professores (NSLB)... ela se expandiu por meio de uma mistura de propaganda e intimidação... As funções principais da liga eram, primeiro, a preparação de relatórios sobre a confiabilidade política dos professores para nomeações e promoções e, segundo, a doutrinação ideológica dos professores..." (431).
Conforme-se ou renuncie. "A maioria dos acadêmicos era apolítica ou aprovava pelo menos alguns aspectos do regime... Aqueles que não aprovavam eram forçados a se desligar ou eram intimidados ao silêncio." (445).
Silencie a Oposição
Bloqueie a influência negativa dos pais e da cultura tradicional: "... estes meninos ingressam na nossa organização aos dez anos... quatro anos mais tarde, passam da Jungvolk [vii] para a Juventude Hitlerista, e lá nós os mantemos por outros quatro anos. E então estamos menos preparados para colocá-los de volta nas mãos daqueles que criaram nossas barreiras de classe e de status..." (417).
Puna os pais que protegem seus filhos da doutrinação do Estado: "O pai ou responsável receberá uma multa de até 150 marcos, ou prisão, se deliberadamente violar a determinação número 9 deste decreto (matrícula na Juventude Hitlerista)." (420).
Escolas privadas e cristãs: "As escolas privadas e as confessionais sucumbiram gradualmente às várias pressões: a perda de subsídios do governo ou as deduções de impostos..." (434).
Enfrente as Conseqüências
Alguns resistem ao clima rude, imoral, e antiintelectual e às pressões para se conformarem: "Ao fim dos anos 30, um número crescente de estudantes estava começando a sentir asco pelo regimento, pelas pressões para se conformarem, pelo clima antiintelectual, pela rudeza do estilo do regime e por sua duplicidade moral." (443).
Estudantes arrogantes: "Os professores, em particular, estavam também preocupados com o desdém ao intelecto cultivado pela Juventude Hitlerista e pela arrogância exibida em relação a eles pelos alunos que eram líderes da Juventude." (429).
[iv] Hitler-Jugend, HJ. Grupo criado pelo Partido Nazista em 1926 para treinamento militar e doutrinação em nazismo. Mais informações podem ser encontradas em http://encyclopedia.thefreedictionary.com/Hitler%20Youth.
[v] National-Sozialistischer Lehrer-Bund, Liga de Professores Nacional-Socialista. Hans Schemm, presidente da NSLB até 1937, tinha como slogan “O Nacional-Socialismo é biologia aplicada”. Lembremos que o nazismo era evolucionista. Observe agora esta questão do vestibular da Unicamp de 2001 (http://www.convest.unicamp.br/vest_ant/2001/download/fase1.pdf):
"9. Desde 1995 alguns estados norte-americanos estão excluindo o ensino da teoria da evolução biológica dos seus currículos alegando, entre outras razões, que ninguém estava presente quando a vida surgiu na Terra. Alguns cientistas defendem a Teoria da Evolução argumentando que, se é necessário 'ver para crer’, então não poderemos acreditar na existência dos átomos, pois estes também não podem ser vistos." (adaptado de IstoÉ, 25/08/99).
"a) Apresente três evidências que apóiem a teoria da evolução biológica."
"b) A mutação gênica é considerada um dos principais fatores evolutivos. Por quê?"
[vi] Nacional Education Association, (Associação Nacional da Educação), dos EUA. Sobre a política da NEA, veja a cronologia da Educação Global da UNESCO em http://www.crossroad.to/Books/BraveNewSchools/Chronology.htm. Segue a tradução de alguns trechos:
"Todos nós, incluindo os 'proprietários', devemos estar sujeitos a um largo grau de controle social... Uma distribuição igualitária de renda será buscada... a maior função da escola é a orientação social do indivíduo. Ela deve procurar dar a ele a compreensão da transição para uma nova ordem social." (Willard Givens, ex-secretário executivo, 1934).
"Engolimos todas as formas de certezas venenosas fornecidas por nossos pais... Os resultados são frustração, inferioridade, neuroses e a incapacidade para... tornar o mundo adequado para viver..."
"Por muito tempo aceitou-se que os pais têm o direito perfeito de impor qualquer ponto de vista, quaisquer mentiras ou medos, superstições, preconceitos, ódios, ou fé aos seus filhos indefesos... As pessoas com culpas, medos, complexo de inferioridade projetam seus ódios sobre os outros... Tal reação transforma-se agora em uma ameaça perigosa para o mundo inteiro... " — Trecho do livro Learning Mastery (essa tradução é a citação da mesma obra em http://www.espada.eti.br/n1497.asp).
[vii] Em alemão, Povo Jovem, ou Nação Jovem. Outra organização nazista para adolescentes.