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quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ENEM 2010, a vergonha! PROTESTE!




MinhaMusicalidade | 9 de novembro de 2010
"O trabalho na construção da dignidade humana". Que grande ironia o ENEM falar de construção da dignidade humana através do trabalho, no tema da redação de 2010. Irônica a contradição entre o primeiro texto de apoio, que criticava o trabalho escravo, e a atitude do ENEM, que submeteu os alunos a condições de desumanidade tais, que envergonhariam até um diretor de produção da época da Revolução Industrial.

Justo quando, já de cara, no início do exame, foi evocado no tema da dissertação, a primordial necessidade humana de ver os resultados do próprio trabalho sendo produzidos, pra ser desperto tambem o sentimento de dignidade e realização, acontece um dos maiores descasos ja cometidos contra o esforço dos estudantes brasileiros.

O trabalho de um ano inteiro de estudos, em muitos casos, esvaiu-se entre os dedos dos alunos como areia, levando embora o almejado sonho de entrar em uma Universidade e desenvolver a profissão dos sonhos. Tudo devido a erros infantis que poderiam ser evitados.

Qual mensagem o governo transmite pro estudante brasileiro? A de que o estudo não compensa. A de que ter por sonho ser um profissional de sucesso não vai ser levado a sério por quem mais deveria levar isso a sério: o próprio país, que é o maior beneficiado. Transmite-se o mal exemplo da incompetência profissional justo a quem menos se deveria transmitir tal mensagem. Agir dessa forma com os que formarão o futuro profissional do país é jogar o próprio futuro no lixo. É uma tentativa de suicídio.

Inversões no cabeçalho e outros erros de impressão, fiscais confusos e desorientados, proibições arbitrárias como as do lápis e relógios, falta de isonomia, enunciados de questões mal formulados, descontrole emocional, tudo configurando-se em um grande erro coletivo. Sim o ENEM 2010 foi um grande erro. E junto com as infames provas amarelas e a dignidade do estudante brasileiro, vai ser amassado e descartado na lixeira, como uma coisa qualquer.

Talvez devessemos submeter o INEP, o MEC, o governo brasileiro a uma exame. O tema da redação vai ser: "O papel das autoridades na construção da dignidade do estudante". Certamente eles não versariam sobre o assunto com mta desenvoltura, mas pelo menos nao encontrariam falhas risíveis de organização e só nisso já aprenderiam algumas lições importantes. De fato, temos muito o que ensinar a quem deveria ensinar a nós a mensagem da dignidade e da humanização.

Mas não deixaremos nossa dignidade ser tomada dessa forma. Não amenizaremos a gravidade e a magnitude do erro cometido. Não permitiremos que façam de nós, estudantes brasileiros, protagonistas dessa grande piada.

Manisfeste a sua indignação através de manifestações pacíficas. Participe dos protestos pacíficos que ocorrerão na capital do seu estado. Divulgue esse vídeo no seu orkut, myspace, blog, site, e exija a mudança!

Nós não nos calaremos! Esse descaso nao passará em branco!

Um comentário:

Anônimo disse...

eae ate quando vamus fikar sem fazer nda?? só fikamos levando "porrada" dessa palhaçada q impuseram sobre nos. Quando q vamus lutar para ter nossos direitos de nao ser-mos enganados?
O pior é q vemos issu tudo acontecendo e so pensamos uma coisa " Ah, vamus ver no q vai dar. Nao vou me expor ao ridiculo saindo nas ruas ". Sao atitudes como essa q leva o país a um abismo sem final.

Espero q muitos se concientizem e queiram um sentimento de revolta, pois e so issu q resolvera os problemas do pais. PRECISAMOS SER OUVIDOS!!!!!!!!!!!!!!

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A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".