Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"É escandaloso que um líder sindical não mencione os presos políticos"

Fonte: ÉPOCA
18/01/2008

Em entrevista a ÉPOCA, um dos mais conhecidos dissidentes cubanos critica a falta de postura crítica de Lula durante a visita à ilha

RICARDO AMARAL, DE HAVANA




Sardiñas: "A ditadura em nome da justiça suprime o direito de organizar sindicatos".

Oswaldo Payá Sardiñas, de 55 anos, é o dissidente cubano mais conhecido dentro e fora de seu país. Militante católico desde a juventude, esteve preso em campos de trabalhos forçados, entre 1969 e 1972. Há dez anos criou o Movimento Cristão de Liberação e, valendo-se de um dispositivo da Constituição, apresentou à Assembléia Nacional uma proposta de garantia de direitos individuais. O documento, chamado de Projeto Varela (nome de um religioso que participou da independência de Cuba) obteve 11 mil assinaturas de apoio, mas não prosperou no Parlamento.

Engenheiro especializado em equipamentos hospitalares, Payá ganhou o Prêmio Sakharov de Direitos Humanos do Parlamento Europeu em 2002. No ano seguinte, foi recebido pelo Papa João Paulo II numa audiência geral no Vaticano. A notoriedade e os contatos internacionais garantem a relativa liberdade de Payá na ilha. Ele faz oposição a partir de uma rede de contatos nas cidades e mantém distância dos grupos anticastristas radicados em Miami.

"Nosso movimento não é confessional, embora tenha inspiração cristã; somos antes de tudo pacíficos", ele disse a ÉPOCA em sua casa no bairro de Almendares, em Havana. Na sala mobiliada com simplicidade, ele mantém uma imagem de Jesus Cristo, um cartaz do Prêmio Sakharov e uma peça de gesso enrolada com arame farpado, onde pendura botons com fotografias de dissidentes presos pelo regime. Durante a entrevista, exibiu um aparelho de escuta ambiental, que ele encontrou há um ano dentro da caixa de conexão de telefone, no quarto em que dorme com a esposa. "Esses espiões devem ter aprendido muito nos ouvindo", ironizou.

ÉPOCA - Qual é o futuro de Cuba?
Oswaldo Payá Sardiñas -
O futuro se decide agora. Estamos chegando ao fim de uma etapa que durou meio século. O povo de Cuba quer mudanças. O povo quer um caminho pacífico e o regime não oferece alternativas que não seja o mesmo poder excluindo o povo. O sistema oferece muitos benefícios, que eu reconheço, mas não a liberdade.

ÉPOCA - Que tipo de mudanças o senhor defende? Um retorno ao capitalismo?
Sardiñas -
Rechaço o capitalismo selvagem, da mesma forma que rechaço essa ditadura implantada em Cuba em nome da Justiça. Não queremos escolher entre dois tipos de selvageria. Nem o estado nem o mercado podem ser mais livres que as pessoas. Veja que não queremos uma privatização desenfreada, como houve no Leste da Europa. Lá, os chefes do comunismo se transformaram nos grandes empresários.

ÉPOCA - Isso poderia ocorrer em Cuba se houvesse abertura?
Sardiñas -
Aqui eles já vivem como ricos... Nosso problema é que os pobres são tão pobres que nem podem dizer que são pobres. A ditadura em nome da justiça suprime o direito de organizar sindicatos. Quando querem pedir justiça já não podem ter voz.

ÉPOCA - E quanto aos benefícios sociais que a revolução trouxe?
Sardiñas -
Existe uma visão colonialista ou racista que diz: para esses cubanos que já tem saúde gratuita e educação gratuita, talvez algumas mudanças já sejam suficientes. Ora, queremos a liberdade e não aceitamos que ninguém relativize ou questione o nosso direito de ter direitos.

ÉPOCA - Como é lutar por mudanças em Cuba?
Sardiñas -
Há um preço que é pago por milhares de pessoas. Eu mesmo tenho a vida controlada por agentes de segurança, as pessoas que me visitam são molestadas, minhas conversas estão sujeitas a escutas, tenho problemas no trabalho. Escolhemos o caminho pacífico. O caminho é dar voz ao povo, abrir espaços legais de participação cidadã. O povo de Cuba saberá construir uma ordem de liberdade econômica com grande dimensão social e humana.

ÉPOCA - O que achou do encontro do presidente Lula com Fidel?
Sardiñas -
É escandaloso que um líder sindical, um líder de movimentos sociais, que se formou como político na defesa dos pobres, venha a um país onde há presos políticos e não mencione esse fato. Estão presos por defender seus direitos pacificamente, os mesmos direitos que reclamavam os brasileiros debaixo de sua ditadura. Ou ele pensa que existem ditaduras brandas? Li que Lula cumpriu 31 dias de prisão no Brasil. Meus irmãos estão condenados a penas de 23, 25, 28 anos de prisão. Depois de ver Fidel, Lula deveria ter ido visitar seu colega sindicalista Pedro Paulo Alvarenga, na prisão de Combinado Del Este.

ÉPOCA - As eleições deste domingo dão alguma esperança?
Sardiñas -
É um insulto à inteligência que a imprensa estrangeira trate esse processo como eleições. As comissões que indicam os candidatos não são escolhidas pelo povo. É uma demonstração de que o regime não confia em sua força e tampouco confia no povo. É preciso fazer um referendo para que o povo decida como mudar o sistema eleitoral.

ÉPOCA - O que propõe a Lei de Reencontro Nacional, apresentada pelo seu movimento?
Sardiñas -
Há cerca de 300 presos políticos em Cuba, 41 deles por estarem ligados ao Projeto Varela, a proposta de mudanças em favor de direitos que apresentamos há dez anos. Em dezembro passado, apresentamos à Assembléia Nacional uma petição para que votem uma Lei de Anistia e também pelo reencontro dos cubanos. Temos oito milhões vivendo fora do país. Entrar e sair não é um direito dos cubanos. Não há liberdade nem de viajar dentro de Cuba. Há discriminação de cubanos em seu próprio país. São proibidos de entrar nos hotéis, de abrir seu próprio negócio. É uma coisa cínica que os estrangeiros possam abrir negócios no país e os cubanos, não.

ÉPOCA - Como explica o fato de estar criticando o governo e não estar preso?
Sardiñas -
Parece que Fidel resolveu tratar meu caso como questão de estado, pelo menos é o que se diz. Mas a pergunta a ser feita é outra: por que estão presos meus irmãos que apoiaram o Projeto Varela?

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".