Face à realização no próximo dia 1º de março do 1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão realizado pelo Instituto Millenium, sob o patrocínio do Instituto Mises Brasil e vários apoios e “colaborações institucionais”, vimos a público declarar o seguinte:
1. Desde o início das negociações para a organização deste fórum, nos pronunciamos, como então delegados de UnoAmérica, absolutamente contrários à sugestão de incluir notórios comunistas e esquerdistas de vários matizes como palestrantes
2. Face à necessidade imperiosa da utilização deste evento como trampolim político por parte de um representante de UnoAmérica em São Paulo, por nós infelizmente nomeado, comunicamos ao presidente Alejandro Peña Esclusa que o mesmo nos informara que os organizadores iniciais, incluindo a Associação Comercial de São Paulo, negaram-se a convidá-lo por ser “figura tida como direitista ligado a facções radicais e golpistas da Venezuela” e, portanto, persona non grata num evento desta amplitude. Consideramos que um evento apoiado por UnoAmérica, do qual o presidente da mesma era excluído, não fazia o mínimo sentido.
3. Sugerimos a realização de um “Segundo Seminário sobre Liberdade, Democracia e Império das Leis”, nos moldes do 1º que foi um grande sucesso em 2006 – com a presença do ex-presidente uruguaio, ex-chanceler equatoriano, figuras de notório saber conservador e liberal – somente com palestrantes comprometidos de fato com a liberdade, e tal sugestão foi rejeitada porque um evento “mais aberto” reuniria maior numero de participantes, como se popularidade fosse sinal de verdade! Rejeitamos in limine participarmos de tal pantomima. Como nossa idéia fosse sequer considerada, comunicamos ao presidente Esclusa e demais membros de UnoAmérica que, a partir daquela data, deixávamos de ser delegados brasileiros desta organização, sem prejuízo de continuarmos publicando em nossa mídia eletrônica todas as suas comunicações exceto as produzidas por UnoAmérica-Brasil.
4. Verificamos agora que esta farsa está consumada. Com a presença de um ex (?) terrorista e seqüestrador, notórios comunistas e esquerdistas, e inclusive o convite a um ministro do Governo comunista brasileiro.
5. Nosso comprometimento histórico com a causa da liberdade nos obriga a denunciar como absoluta farsa teatral este evento e, finalmente, declaramos de público nossa demissão como Delegados de UnoAmérica, bem como nossa retirada como “especialistas” do Instituto Millenium.
Heitor De Paola
Graça Salgueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário