COREN - Conselgor Regional de Enfermagem de São Paulo
O COREN-SP, Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, órgão que fiscaliza o exercício da enfermagem no Estado de São Paulo, e congrega mais de 310 mil profissionais de enfermagem, vem a público repudiar a condução da campanha eleitoral da candidata à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, do Partido dos Trabalhadores, no tocante às suas propostas para a saúde. Em sua tentativa de apresentar a realidade lamentável em que se encontra o sistema de saúde na cidade de São Paulo, ela mira em alvos errados, apresentando, como irregular, uma situação legitima - exames de pré-natal realizados por enfermeiros. Desconhecem, tanto a candidata Marta Suplicy, quanto a coordenação de sua campanha, que Enfermeiros são profissionais legal, técnica e cientificamente habilitados a acompanhar o pré-natal em gestantes de baixo risco, inclusive com o amparo de Portaria do Ministério da Saúde, dentro do Programa de Humanização ao Parto Normal.
Cremos que Marta Suplicy e seus coordenadores de campanha não têm idéia do duplo erro que cometeram: primeiramente, ao desconhecerem a legislação e a formação do profissional Enfermeiro - habilitado em nível superior, muitos com pós-graduação em obstetrícia - tratam-nos com desdém, plantando na população um sentimento de terror injustificável; em segundo lugar, deixam de enxergar o óbvio potencial da enfermagem de ser base e pilar para qualquer ação séria de saúde pública, seja em nível federal, estadual ou municipal.
A enfermagem, candidata Marta Suplicy, é a profissão educadora em saúde por excelência, com vocação para a prevenção, promoção e proteção em saúde. Desprezem a enfermagem e estarão cometendo o mesmo erro de tantas outras gestões. Deixem de enxergar a enfermagem e estarão desperdiçando um grande potencial para a elevação dos níveis de qualidade na assistência básica.
O COREN-SP, em nome dos 107 mil profissionais de enfermagem eleitores em São Paulo, repudia seu total desconhecimento do excelente trabalho dos enfermeiros em orientação ao pré-natal.
Lembre-se, candidata Marta Suplicy, que não se pode desprezar o potencial eleitoral dos mais de 100 mil eleitores da enfermagem na cidade de São Paulo. E que estes, contando com a solidariedade de amigos e parentes, podem representar a diferença entre a vitória e a derrota política.
Obs: Os profissionais de enfermagem que desejarem se manifestar junto aos coordenadores da campanha de Marta Suplicy podem fazê-lo através do site www.marta13.can.br , ao final da página inicial, à direita, no espaço "Fale Conosco".
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO
Nenhum comentário:
Postar um comentário