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Grupo "Fala Vitória 156", no Facebook, tem 3 mil membros
09/03/2012 - 22h30 - Atualizado em 09/03/2012 - 22h30
A Gazeta
Elotn Lyrio
emorati@redegazeta.com.br
Moradores da Capital resolveram usar o Facebook para reivindicar soluções para problemas da cidade. Eles criaram um grupo na rede social com o mesmo nome do serviço de reclamações da Prefeitura de Vitória, o Fala Vitória 156.
No ar desde 29 de fevereiro, a comunidade já tem mais de 3 mil membros. A ideia veio do empresário Dárcio Bracarense, que quis reunir em um só grupo reivindicações de todo o município.
"Pensei em criar uma comunidade que atuasse como uma espécie de corregedor social, concentrando demandas de toda a cidade", conta.
Na página, são postados vídeos e fotos de cenas do cotidiano, como buracos nas ruas, lixo espalhado e outras reclamações. "Nossa atuação é independente de quem está no poder. É um grupo de pressão."
foto: Fábio Vicentini
Dárcio Bracarense e Marcos Delmaestro: fotos de cenas como esta são postadas
Adesão
O empresário comemora o fato de que em pouco mais de cinco dias a comunidade já possuía mais de 3 mil membros, até de fora da cidade.
Ele revela que algumas queixas feitas na página já foram até atendidas pela prefeitura. "Tivemos uma solicitação sobre a limpeza pública na Praia do Canto que foi resolvida, porque a própria prefeitura está no grupo", disse.
Outro membro da comunidade, o autônomo Marcos Delmaestro, frisa que o objetivo da página não é político. "Não temos vínculo nenhum", afirma.
Democracia
Segundo ele, a intenção vai muito além de reclamar. O propósito é promover discussões. "É um canal aberto para a discussão da vida em Vitória, um espaço livre e democrático para mostrar que juntos somos mais", ressalta.
O grupo também conta com a participação de vereadores da Capital e até funcionários da prefeitura. "Temos uma ferramenta de diálogo", disse. Para participar do grupo é preciso ter um perfil no Facebook e solicitar autorização dos moderadores.
Prefeitura: nome gera confusão
A Prefeitura de Vitória afirmou ter conhecimento da existência do grupo "Fala Vitória 156" no Facebook, mas alerta que esse não é um canal oficial para se comunicar com a administração.
"A existência de um grupo com o mesmo nome de um serviço da prefeitura pode confundir o cidadão se este imaginar que, ao postar alguma reclamação ou sugestão, estará se comunicando com a administração municipal", diz, por meio de nota.
O texto segue, afirmando que a prefeitura tem canais oficiais para atendimento à população, como a Ouvidoria, o próprio Fala Vitória 156 e o Fale Conosco em seu site oficial (www.vitoria.es.gov.br). A administração acrescenta que também está disponível no Facebook e no Twitter, por onde é possível se manifestar.
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