Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nova comissão de paz?

MÍDIA SEM MÁSCARA

O que as FARC chamam de "negociação de uma solução política", é a rendição gradual do Estado e da sociedade ante o bando terrorista.
De maneira que, da noite para o dia, a Câmara de Representantes ofereceu ao país uma nova e reluzente "comissão de paz". Parece que ela é integrada por 13 deputados. Tudo isso seria encantador e sugestivo se não fosse por dois ou três detalhes: Iván Cepeda Castro, um chefe do Polo Democrático (comunista), é quem será o porta-voz da mesma, pois, como detalhou a imprensa (que esqueceu de dizer como se gestou essa idéia, que critérios defende e quem a integra) eles o elegeram "por unanimidade". Enviada aos meios de comunicação pelo mesmo Cepeda, a informação diz que a comissão exaltou a figura de Piedad Córdoba. Seguindo o ritual desinformador, a comissão pediu às FARC que não voltem a seqüestrar. O que é o mesmo que pedir ao diabo que faça hóstias.

Se as coisas são assim, temos que esperar o pior. Com Iván Cepeda e Piedad Córdoba à frente dessa "comissão de paz", o que aguarda ao país é o horror de uma nova farsa que começa com frases de salão e termina nos cemitérios.

Essa "comissão de paz" é uma antecipação de algo que ainda não é visível. O governo ainda não abriu, ao que se saiba, "negociação de paz" com ninguém. Horas depois de Cepeda lançar no ar sua curiosa "comissão", o presidente Santos descobria, pelo contrário, um novo exemplo do jogo duplo das FARC: enquanto estas deixavam em liberdade um de seus seqüestrados, seqüestravam dois trabalhadores de Cartón Colômbia e outras quatro pessoas no Cauca. Faltou pouco ao Presidente para fechar a janela das libertações.

O país não tem nada que negociar com as FARC. Exceto a rendição do que resta dessas tétricas hostes.

Embora a idéia de negociar com as FARC tenha sido rechaçada pela maioria colombiana em três eleições presidenciais, agora alguns estão tratando de instalar de novo esse espectro na agenda do governo.

O que as FARC chamam de "negociação de uma solução política", é a rendição gradual do Estado e da sociedade ante o bando terrorista. Todos sabemos que um "processo de paz" com as FARC equivale a um recrudescimento automático da guerra de devastação que elas levam desde há cinco décadas. Essa negociação tem um primeiro objetivo: paralisar as Forças Militares e o resto das instituições, e deixar o campo aberto aos tráficos de droga, assaltos e seqüestros. As FARC sempre fizeram assim, cada vez que convenceram os governos a se deixarem levar a um "processo de paz".

Desta vez acreditam que após oito anos de segurança democrática, o novo governo, que abandonou sem mais nem menos essa doutrina e encontra-se a mercê de um falso e manhoso "progressismo", acabará por cair nessa arapuca. Se Santos fizer isso, já sabemos a que o país se expõe: a democracia terá que responder à violência de seu interlocutor com as mãos atadas. Essa é a essência do que está por trás da prematura gestão "de paz" que Iván Cepeda e Piedad Córdoba pretendem dirigir.

Estão impondo ao país, discretamente e por trás dos bastidores, os maiores absurdos. Só um exemplo: o Senado estuda nesse momento uma lei que, se não for reformulada, acabará obrigando o Estado a financiar a guerrilha.

Pois as FARC se sentem em plena primavera, depois de um longo inverno, em um momento propício aos idílios.
Sabem que aqui a memória é curta e tola. Estimam que a conjuntura é favorável para acabar de atar os braços do Estado e prosseguir com sua caminhada para o poder. Pisoteando sobretudo os civis, os menos protegidos da sociedade.

A Colômbia acreditava que a classe dirigente havia aprendido algo, após a sangrenta experiência da iníqua negociação de paz de três anos na zona de 42.000 km² cedidas às FARC, por um governo lunático e irresponsável que estava levando a Colômbia a ser co-governada por Tirofijo. E que havia se curado da horrível tara de acreditar que a paz depende de converter as FARC em interlocutor político. Na realidade, não aprendemos nada. Desde o 7 de agosto passado, uma mão invisível começou a reinstalar as peças do xadrez da nova catástrofe.

Quem poderia negar que a insegurança crescente faz parte do "Plano Renascer" de Cano? Que as FARC contam com as Bacrim [1] para reforçar sua capacidade de desestabilização? Que a Venezuela e o Equador enganam o presidente Santos e continuam ajudando as FARC, e que isto se vê no que ocorre em Arauca, Cauca e Nariño?

Com a promessa de "negociar a paz", as FARC bajularam Belisario Betancur. A política de trégua e concessões deste permitiu às FARC criar a União Patriótica (UP) e, ao mesmo tempo, forjar com seus aliados uma coordenadora guerrilheira que atraiu bandidos estrangeiros. Essa operação de longo alento, que incluiu uma "comissão de paz" que amarrava o braço do Exército que defendia o país, culminou com a matança do Palácio da Justiça. Os governos de Samper e Pastrana agravaram o problema em seguida. O país chegou à apavorante conjuntura dos 3.000 seqüestrados ao ano, da gente bloqueada nas cidades e nas estradas em poder dos bandidos. E, sobretudo, de umas FARC mais arrogantes do que nunca, que procuravam partir o país em dois. Enquanto Andrés Pastrana calculava que permitir tais coisas lhe abriria as portas de um Prêmio Nobel, a Colômbia expirava sob um incêndio como Roma sob Nero.

A política do presidente Uribe salvou o país, porém, em que pese isto, os colombianos não aprendemos nada. E voltamos a nos assomar ao abismo do "diálogo com as FARC" com olhos de virgens néscias, que sorriem ante a Gorgona sem saber de quem se trata.


Nota da tradutora:

[1] "Bacrim" é a sigla recentemente criada para designar "bandos criminosos", conformada por gangs de delinqüentes comuns que assaltam, roubam e matam, sem qualquer conexão direta com o narco-tráfico. Por se tratar de bandidos que não têm nada a perder, estão beneficiando (ou sendo manipulados, ou financiados) as FARC na desestabilização da segurança nacional.

Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".