Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Chaves e Irã na América do Sul

WIKILEAKS BRASIL

Cavaleiro: novidade alguma para quem lê NOTALATINA, Heitor de Paola, Olavo de Carvalho...


Irã segue a pista do urânio na América Latina.

Diplomatas americanos confirmaram a presença de técnicos iranianos em mineração venezuelana e desconfiam das promessas de cooperação nuclear entre Teerã e Bolívia.

Pelo menos desde 2006, o Irã está investigando em campo as possibilidades de obtenção de urânio em vários países da América Latina, nomeadamente a Venezuela e a Bolívia, de acordo com as comunicações entre as embaixadas dos EUA na região e o Departamento de Estado. Este interesse é ainda apoiado por uma ofensiva diplomática do regime de Teerã na região, que não só despertou as suspeitas da diplomacia dos EUA mas também de terceiros países, como Israel.

Durante os últimos três anos, Washington tem estado a receber relatórios periódicos das diferentes delegações sobre a possibilidade de que essa produção passe a um estado operacional.

Evitando o tom alarmista, os americanos têm recolhido toda a informação que chega até seus ouvidos a respeito do “yellow cake”, denominação do óxido de urânio concentrado. E não há detalhe pequeno que não mereça ser escutado: desde um acordo com uma empresa canadense - a maior produtora de urânio do mundo - para aumentar a produção em Puno (Peru), até um comentário do ministro das Relações Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, durante uma visita oficial ao Peru em julho de 2009, sobre o "desmedido tamanho" da missão diplomática do Irã na Bolívia e sua relação com a busca de urânio no país andino.

É entretanto na Venezuela que os iranianos estão desenvolvendo uma maior atividade relacionada com a produção de urânio, atividade esta que conta com o apoio aberto do Governo de Hugo Chávez. Assim é que, em outubro do ano passado, Rodolfo Sanz, ministro venezuelano de Minas, afirmou à imprensa local que o Irã havia ajudado a realizar levantamentos geofísicos e reconhecimentos aéreos para estimar o montante das reservas venezuelanas de urânio.

A embaixada americana em Caracas reagiu a essas declarações. Pouco antes havia contatado de forma confidencial a um físico nuclear local para avaliar até que ponto estava avançada esta colaboração. A fonte além de salientar que "Chávez não confia nos cientistas", descreveu os comentários dos ministros de Chávez como "não muito inteligentes." Ainda assim, os americanos decidiram tranquilamente solicitar o parecer de outro cientista local, que confirmou que, mesmo que quisesse a Venezuela "não possui cientistas qualificados para realizar um programa nuclear."

Com essa perspectiva sobre a capacidade técnica de Caracas, Washington foi capaz de avaliar o acordo nuclear assinado em outubro passado entre Chávez e o presidente russo, Dmitry Medvedev. No entanto, os despachos diplomáticos de Caracas insistem em "não desprezar os rumores sobre o urânio".

Testemunhos recolhidos pela Embaixada em Caracas confirmaram a presença em diferentes períodos, com início em 2004, de um total de 57 técnicos iranianos - "que não respondem à liderança da Venezuela" - que trabalharam em agências relacionadas à mineração e geologia.

A atividade iraniana na América Latina está na mira de Israel, que em maio de 2009 vazou um relatório de três páginas que afirmava que o Irã estava a ajudar a Bolívia e a Venezuela no que seria um programa nuclear. O ministro boliviano da presidência Juan Ramón Quintana, saiu a afirmar publicamente que "só um tolo acredita em besteiras como essa." No entanto, os americanos enviaram uma mensagem confidencial para Washington indicando que em Potosí as autoridades bolivianas pretendem produzir urânio no futuro próximo. E em outubro passado, o presidente Evo Morales, revelou ao público durante uma visita em novembro de Mahmoud Ahmadinejad, que Teerã ajudaria La Paz a construir uma central nuclear em troca de “yellowcake”.

A presença de urânio, em qualquer estado natural ou processado, é cuidadosamente examinada pelas embaixadas dos EUA na região. Por exemplo, em um relatório secreto se adverte para a descoberta de munições de urânio empobrecido em um armazém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) ou a existência, no norte do Brasil, perto da fronteira com a Colômbia, de campos ilegais de exploração de diversos minérios, incluindo urânio, nas mãos de grupos como as FARC. A este respeito, os relatórios confirmam as declarações do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que, segundo averiguado por este jornal, nas últimas semanas tem expressado, em reuniões privadas, preocupação sobre as minas ilegais existentes no lado colombiano da fronteira com o Brasil.

Este estado de alerta contra qualquer presença iraniana na indústria nuclear americana contrasta com a naturalidade com que se informa de iniciativas nucleares em países estáveis ou considerados aliados de Washington. Assim, um extenso relatório confidencial explica como o Brasil começou a instalar centrífugas em cadeia para enriquecer urânio. No mesmo documento se destaca que funcionários do governo brasileiro querem trabalhar com Washington "para melhorar a segurança das instalações nucleares e ajudar a formar a próxima geração de técnicos e especialistas".

Fonte: El País / Tradução: Vader

Nosso comentário:

Pelo artigo fica evidente que os americanos sabem de coisas que, ou o nosso governo não sabe, e então é incompetente, ou sabe, e nesse caso é conivente ou incapaz.

Depois de notícias de que a inflitração das FARC-EP em território brasileiro teria já atingido conexões muito longe da fronteira (Manaus); que as FARC estariam usando a bacia amazônica para traficar armas e drogas em troca de forragem e remédios; e que usariam a fronteira para armazenamento de munições e suprimentos, este é mais um tapa na cara da sociedade brasileira.

Era só o que faltava o governo brasileiro fazer vista grossa às estripulias nucleares das FARC. Era só o que faltava esse lixo conseguir se colocar dentro de nosso território, e ainda por cima com tempo suficiente para financiar a exploração de URÂNIO!

Não caros leitores, não é madeira ou água que está sendo roubada do Brasil; não é sucata ou minério de ferro; não é nem mesmo ouro ou diamante, como soía ocorrer em outros tempos (na verdade ocorre até hoje):

É URÂNIO!!! METAL RARÍSSIMO, CARÍSSIMO, UTILÍSSIMO e, nas mãos erradas, PERIGOSÍSSIMO!!!

CADÊ OS PELOTÕES DE FRONTEIRA SR. NELSON JOBIM? CADÊ O EXÉRCITO COLOCADO LÁ? CADÊ A FORÇA AÉREA PARA PATRULHAR E METER BOMBA NESSA CORJA? CADÊ A MARINHA PARA BLOQUEAR OS RIOS?

ISSO É INACREDITÁVEL!

Não dá pra conceber que os americanos, de Washington, saibam disso, e o governo brasileiro não saiba! De maneira que só se pode pensar em conivência, seja ela por omissão ou não!

No mais, já são conhecidas de longa data as estripulias iranianas na América Latina. A nossa sorte é que nossos vizinhos bolivarianos são tão incompetentes que são absolutamente incapazes de conduzir a sério um programa nuclear, ainda que com auxílio dos aiatolás. Se o Irã quer atômicos na AL, pra atormentar os EUA, melhor seria olhar para o Brasil, único país que tem capacidades para conduzir um programa nuclear sério.

Ocorre entretanto que, em verdade, o programa nuclear brasileiro é tremendamente mais avançado e moderno do que o iraniano, cujo programa nuclear foi recentemente atacado e abalado por um vírus que só se propaga por mídia móvel, ou seja: um programa nuclear tão avançado que permite que alguém (algum técnico por exemplo, ou o porteiro da central nuclear) insira um disquete ou pendrive no mainframe de uma usina nuclear...

Excetuada a tecnologia de montagem e disparo do dispositivo termonuclear, da qual ainda pouco sabemos e só receberemos dos franceses após termos devidamente pago a conta dos submarinos e dos Rafale, sabemos muito mais que os persas.

Por fim, a conclusão a que chegamos é que a diplomacia americana está completamente cega ao que se passa no Brasil. Eles acreeditam piamente na "estabilidade" e nos fins pacíficos do programa nuclear brasileiro. Nas boas intenções da nossa república-sindical.

Os americanos não tem mesmo a menor noção de com quem estão lidando. Quando acordarem pode ser muito tarde.

Fonte: Blog do Vader e Wikileaks

 

Irã tenta obter urânio na América Latina, revelam arquivos

A República Islâmica sondou fornecedores em países como Venezuela e Bolívia

O Irã estuda desde 2006 a possibilidade de obter urânio em vários países da América Latina, em particular Venezuela e Bolívia, segundo os telegramas diplomáticos revelados pelo site WikiLeaks.

De acordo com o diário espanhol El País, uma das cinco publicações que tiveram acesso prévio aos mais de 250 mil telegramas confidenciais, as comunicações entre as embaixadas dos EUA na região e o Departamento de Estado mostram que Washington apurou até os mínimos detalhes sobre o interesse de Teerã no óxido de urânio.

Segundo o El País, os documentos expõem um comentário do ministro de Relações Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, sobre o "desmesurado tamanho" da representação diplomática iraniana na Bolívia e sua relação com a busca de urânio no país andino.

O periódico insiste que é na Venezuela onde os iranianos estão desenvolvendo uma maior atividade relacionada com a obtenção de urânio, no que teria o respaldo do Governo de Hugo Chávez.

O diário menciona que testemunhos recolhidos pela embaixada de Washington em Caracas confirmaram a presença, em diferentes períodos que começam em 2004, de um total de 57 técnicos iranianos que trabalharam em organismos relacionados com a mineração e geologia.

Os telegramas que vazaram mostram que as embaixadas americanas vigiam de perto a presença de urânio em qualquer país da região, seja natural ou processado.

O diário cita um relatório secreto que adverte sobre a descoberta de munição com urânio empobrecido em um armazém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e da existência no norte do Brasil, perto da fronteira com a Colômbia, de explorações ilegais de diversos minerais, entre eles o urânio, em poder de grupos como as Farc.

(com Agência EFE)

 
 

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".