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terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Havana: O fantasma de Honecker e os ressuscitadores

IPCO
15, fevereiro, 2011


Raúl Castro cumprimentando D. Dionísio García, arcebispo de Santiago de Cuba e o cardeal Jaime Ortega (dir.), arcebispo de Havana, o "Pastor-carcereiro" que, ao invés de dar a vida por suas ovelhas, faz todo o possível para ajudar aos Lobos e asfixiar ao rebanho.
Das ruínas da revolução, sectores eclesiásticos, uma vez mais, tratam de ressuscitar as supostas conquistas do sistema comunista cubano, como se de uma arvore intrínseca e satanicamente mau, pudesse brotar frutos bons.

Armando F. Valladares – Tradução: Edson Carlos de Oliveira
Em Havana, um fantasma de mal agouro rodeia os centros nevrálgicos do poder e causa preocupação ao ditador. Uns dizem que é o fantasma do egípcio ditadorMubarak, recentemente deposto; outros suspeitam que seja o do romeno ditador comunista Ceaucescu, derrubado e condenado a morte em 1989. Mas fontes de minha absoluta confiança, que viram o fantasma com seus próprios olhos, me disseram que mais se parece com Eric Honecker, o último ditador comunista da Alemanha Oriental, que caiu também em 1989, junto com o infame Muro de Berlim.
Parece que o ditador de Cuba está realmente preocupado, seus aparelhos de segurança possuem uma maquiavélica experiência de meio século em reprimir e esmagar pessoas de carne e osso, mas se mostram impotentes para lidar com fantasmas.
Reunido com seus sequazes, nos antros mais tenebrosos, o ditador cubano decidiu pedir ajuda a seus mais eficazes aliados de décadas, especialistas na repressão espiritual e no controle das almas que se opõe ao comunismo. Quem sabe se eles teriam alguma ideia para reprimir e afugentar da ilha o fantasma de Honecker.
O Pastor-Carcereiro, como invariavelmente tem feito, se dispôs a prestar a solicitada ajuda junto com seus colaboradores. Mas lhe pareceu mais prudente canalizar sua colaboração com mão de gato, fazendo publicar o artigo “La urgencia de un nuevo pacto social” na revista “Espacio laical”, do Conselho Arquidiocesano de Leigos de Havana. A agência católica Zenit, de Roma, reproduziu e difundiu o texto do artigo.
Sem citar diretamente ao fantasma que ronda Havana, o artigo constata um perigoso “processo de fratura” na sociedade comunista que poderia levar, “em pouco tempo”, segundo se encarrega de advertir, a uma “perda de governabilidade” e a um “estágio muito difícil” para o atual regime. O seja, em outras palavras, se prevê um colapso do regime se este não fizer algo com urgência. O artigo, de maneira servil em relação ao regime, acusa como primeiros responsáveis da atual situação de Cuba não ao Partido Comunista, que está na raiz dos males cubanos, mas aos “setores” que discrepam do regime, aos quais o arcebispo reprova a “incapacidade enorme” para reconhecer a “legitimidade” do regime e que se negam a “dialogar” com o ditador. Finalmente, o artigo lança como solução um “novo pacto social” que atue como galvanizador e ressuscitador do regime agonizante.
Fontes de minha confiança também me informaram que na sexta-feira de 11 de fevereiro estava em Havana, participando em reuniões sigilosas com eclesiásticos da ilha, o arcebispo de Miami, monsenhor Thomas Wenski, membro do comitê de política internacional da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, conhecido defensor do “diálogo” com o regime comunista.
Das ruínas da revolução, sectores eclesiásticos, uma vez mais, tratam de ressuscitar as supostas conquistas do sistema comunista cubano, como se de uma arvore intrínseca e satanicamente mau, pudesse brotar frutos bons.
Que a Providência ilumine aos cubanos da ilha e do desterro para resistir com a força das ideias e da fé às manobras do ditador, dos “pastores-carcereiros” e dos ressuscitadores de plantão.
Armando Valladares, escritor, pintor e poeta. Passou 22 anos nas prisões políticas de Cuba. É autor do best-seller “Contra toda esperanza”, onde narra o horror das prisões castristas. Foi embaixador dos Estados Unidos ante a Comissão de Direitos Humanos da ONU sob as administrações Reagan e Bush. Recebeu a Medalha Presidencial de Cidadão e o Superior Award do Departamento de Estado.
No começo de fevereiro, Valladares escreveu o artigo “Cuba, el preso político y el Pastor-carcelero“.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boas noites,

Não me parece que o regime cubano esteja em agonia, nem sequer à beira de uma crise. Enfrentam problemas graves que têm que ser combatidos, porque senão qualquer dia podem evoluir para uma crise, é verdade. Mas neste momento não há nenhuma crise de regime.
Senão vejamos: onde é que está a oposição (mesmo que clandestina) forte? Onde é que estão as mobilizações de massas anti-regime? Onde é que estão as tentativas de levantamento popular?
A mim parece-me que o regime cubano se está a sair muito bem, como aliás é natural em qualquer regime democrático em que os cidadãos participam activamente na definição da política do Estado que é seu. Aconselho a leitura do seguinte artigo:
http://www.cuba.cu/gobierno/demo.htm

Cumprimentos,
Epitácio Lemos

Anônimo disse...

Já agora, à falta de melhor espaço, permita-me que discorde da introdução do seu blogue (que fala sobre a ideologia de classe).
Eu acho que ela comporta uma leitura demasiado rígida das teses de um homem (Karl Marx). É evidente que eu posso ser de uma classe e apoiar ideologicamente outra classe (por exemplo, Marx e Engels eram burgueses, sendo que o Marx até tinha um título de nobreza), mas por outro lado também é verdade que, sendo eu de uma certa classe, torna-se mais fácil apoiar a ideologia da minha classe do que a de outra classe (depois há a propaganda de classe que impede que as coisas se passem inteiramente desta maneira, mas isso é outra questão).
Posso concordar com o marxismo porque sou proletário, mas também posso não ser proletário mas compreender que a ideologia do proletariado é muito mais avançada, muito mais criadora e muito mais actual. Mais, posso não ser proletário mas colocar-me do lado dos humildades e por isso apoiar a ideologia deles, aceitando inclusivé que, quando o momento chegar, estou disposto a converter-me em proletário eu também sem terem que me obrigar.
Compreende? É esse o fulcro da questão. Temos que nos habituar a compreender as teorias e as teses das pessoas dialeticamente, em confronto com a prática, e não de forma eclética, isolada da realidade.

Novamente, com os meus sinceros cumprimentos democráticos,
Epitácio Lemos

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A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".