Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Rússia acelera a absorção da Ucrânia

FLAGELO RUSSO

Domingo, 30 de maio de 2010


Reinaugurada estatua de Lenine, Kiev
Eis uma muito sucinta e até simplificada relação do veloz processo de “reintegração” da Ucrânia à ex-URSS nos primeiros meses de governo do novo presidente ucraniano pró-russo Ianukovitch.

25 de Fevereiro
- O novo presidente pró-russo Ianukovitch toma posse como Presidente da Ucrânia
- Do site do Presidente desaparece a parte sobre Holodomor

5 de Março
- Ianukovitch e Medvedev acordam paradas militares conjuntas. O presidente ucraniano Ianukovitch confirma: "Todos os caminhos levam a Moscou". 

17 de Março
- O governo assume o controle da Televisão Nacional e nomea seus novos dirigentes

25 de Março
- A cidade Zaporizhia anuncia que até 9 de maio inaugurará monumento de Stalin.

26 de Março
- Os testes obrigatórios em língua ucraniana foram cancelados, poderão ser em russo.


27 de Março 
- Ianukovitch premia a Raul e Fidel Castro
- o Ministro Seminózhenko propõe a união da Rússia, da Ucrânia e da Bielorrússia, passo rumo a uma nova URSS

30 de Março
- Russificação: o Ministro de Educação, Tabachnyk cancela o exame de língua ucraniana para os bacharelatos 

31 de Março
- em Kiev “somem” os documentos sobre as privatizações dos últimos quatro anos


1 de Abril
- Procuradoria Geral pára a investigação do envenenamento do ex-presidente Yushchenko pela (ex-KGB) russa.

2 de Abril
- Tribunal Administrativo de Donetsk revoga decreto que atribui o título de Herói da Ucrânia a Stepan Bandera

3 de Abril
- Ianukovitch abole a Comissão Nacional sobre a liberdade de expressão e a Comissão Nacional da Prevalência dos Direitos


6 de Abril
- Primeiro Canal de Televisão ucraniano para a tradução simultânea de russo para ucraniano

8 de Abril
- Ministério dos Combustíveis e da Energia anuncia um aumento nas compras de gás da Rússia
Soldados ucranianos desfilam com uniformes históricos soviéticos em Kiev
- Ministérios de Educação de Rússia e de Ucrânia concordam exercer em conjunto a "Lição de memória dedicado ao Dia da vitória" em referência a “vitória” da URSS na II Guerra Mundial. Foi recomendado a focar "nas páginas heróicas da história comum" do tempo em que a Ucrânia foi satélite da URSS.

9 de Abril
- Confrontações na "Casa Ucraniana". A polícia prende aos jornalistas e ativistas da organização "Svoboda" ("Liberdade")
- Ex-perfeito de Odessa, Rouslan Bodelan volta a Ucrânia. Desde 2005 ele se escondeu na Rússia.

10 de Abril
- Reunião dos primeiros-ministros da Ucrânia e Rússia ‒ Azarov e Putin. Putin exulta: "A Ucrânia fez sugestões interessantes" 

12 de Abril
- A Ucrânia concorda em dar todas as existências de urânio altamente enriquecido à Rússia e aos EUA.

16 de Abril
- "Repórteres Sem Fronteiras" denunciam a deterioração da liberdade de expressão na Ucrânia

21 de Abril
- Ianukovitch e Medvedev assinam acordo para prorrogar em 25 anos a utilização dos portos da Ucrânia no Mar Negro pelas belonaves russas. 
- Acordo sobre o empreendimento conjunto da Ucrânia e Rússia no setor da aviação: 51% do Antonov Design Bureau será detido pela Rússia
- Assinado acordo para a construção da ponte Kerch-Kuban (Ucrânia-Rússia)

22 de Abril
- Tribunal Constitucional recusou-se a revisar a legalidade da concessão à Rússia das bases navais no Mar Negro
- Novo avanço da “russificação”: o ministro de Educação, Tabachnik, declara: “é necessário de voltar ao estudo de literatura russa nas escolas secundárias”


23 de Abril
- Progride a dependência ucraniana do gás russo. O ministro Azarov declara: "Estamos prontos para vender tubulação de gás" 


26 de Abril
- O Parlamento Ucraniano debate projeto para abolir a quota de 50% de programas em ucraniano no rádio e na televisão

27 de Abril
Tempestuoso debate pela cessão dos portos do Mar Negro à frota russa
- Parlamento ratifica as concessões a Moscou sobre a frota russa nos portos ucranianos no Mar Negro. Tumultuosos debates na sala da Assembléia. A aprovação foi realizada sem o quórum de 226 votos
- Manifestações perto de Parlamento protestam contra a ratificação dos acordos sobre a frota do Mar Negro. Confrontos entre polícia e manifestantes
- O Parlamento aprova o orçamento de 2010 sem discussão e sem consideração dos procedimentos de conformidade
- Ianukovitch declara em Estrasburgo: "Reconhecer o Holodomor (o extermínio de milhões de ucranianos pela ditadura russa comunista) como genocídio é errado"

28 de Abril
- Hanne Severinsen (ex-relator sobre as questões da Ucrânia do PACE) declara: "Há uma sistemática violação da Constituição" 

29 de Abril
- Em Lugansk aparecem cartazes de propaganda com a foto de Stalin
- Carta aberta de "Repórteres Sem Fronteiras" ao presidente pró-russo Ianukovitch: “as declarações do presidente não correspondem à situação real com a liberdade de expressão na Ucrânia”

30 de Abril
- Os primeiros ministros Azarov e Putin concordam em modernizar conjuntamente o sistema ucraniano de transporte de gás. A Ucrânia dependerá também tecnologicamente de Moscou.
- Putin propôs a união de "Gazprom" e "Naftogas de Ucrânia". 
- Declaração da União Europeia: UE está preocupada com a situação na Ucrânia com a liberdade de expressão
- O presidente encarrega a elaboração de um pacote de emendas à Constituição que porá o país em maior dependência dos novos donos do Kremlin.



Fonte: Українська Правдa

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".