Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

terça-feira, 22 de junho de 2010

O EXÉRCITO COLOMBIANO MOSTRA SUAS HABILIDADES

Por e-mail

Mary O'Grady

Tradução: A. Montenegro

Os colombianos se alegraram na semana passada, com a notícia do resgate feito pelo exército, de quatro reféns, incluindo um general da polícia, que permaneceu em cativeiro na selva, sequestrado pela Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).


O acontecimento, a uma semana do segundo turno das eleições presidenciais, foi positivo para o candidato do Partido da U, Juan Manuel Santos, ex-ministro da Defesa do presidente Alvaro Uribe. Durante a administração de Santos como ministro entre 2006 e 2009, o exército colombiano conquistou várias vitórias decisivas contra as FARC. Esses eventos foram cruciais para um país que, há apenas uma década atrás era considerado quase em estado de falência. As pesquisas já mostravam que Santos venceria o opositor Antanas Mockus, do Partido Verde.

O sucesso da Operação Camaleão, como foi apelidado o plano de resgate, tem um profundo significado além dos resultados eleitorais. Causa um grave prejuízo para a campanha de propaganda global das FARC contra o exército colombiano e revela a crueldade dos terroristas. O que é relatado nesta versão espectacular, também fere os líderes do Partido Democrata em Washington, que simpatizavam com a posição das FARC.

Quando os homens liberados apareceram diante das câmeras de televisão, ainda traziam as correntes que as FARC usavam para amarrá-los em árvores à noite, penduradas no pescoço. Estas correntes são um símbolo da crueldade contra os reféns. Em 2008, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, reuniu-se em seu escritório, nas dependências do Congresso dos EUA, com a maior aliada das FARC na política colombiana, a senadora Piedad Cordoba. Além de reunir-se com a política favorita dos terroristas, Pelosi demonstrou má vontade em relação ao governo da Colômbia, bloqueando a aprovação do livre comércio entre os dois países.

O discurso das FARC é forjado na afirmação de que o governo civil, que supervisiona o Exército, mostra um flagrante desrespeito aos direitos humanos. Os inúmeros assassinatos de sindicalistas nos últimos anos, supostamente provariam isso. Não importa que, tradicionalmente na Colômbia, os grandes sindicatos do setor público, compartilhem a ideologia revolucionária das FARC, o que os situa ao lado da violência política do país. Por outro lado, grupos de auto-defesa pegaram em armas. Os simpatizantes das FARC ignoram o fato que, com o fortalecimento e profissionalização do exército, sob o governo Uribe, com a ajuda EUA, o número de assassinatos de sindicalistas caiu drasticamente.

O resgate, no departamento de Guaviare no sudeste do país é um bom exemplo da capacidade do exército colombiano. Era necessário localizar a base onde os quatro reféns estavam presos, estudar detalhadamente a movimentação diária dos terroristas e implementar um plano com garantia do elemento surpresa. O comando de elite usou uma combinação de inteligência, estratégia militar e coragem para abrir caminho através da selva e dar o golpe no momento preciso. As testemunhas relatam que houve um tiroteio para cobrir os reféns que fugiam. Este não é um trabalho para bandidos.

Como em qualquer exército na Colômbia existiram casos de abuso, cometidos por soldados. Um escândalo em 2009 envolveu diversos oficiais subalternos que levavam jovens bandidos para a selva, onde os matavam e vestiam os corpos como guerrilheiros e apresentar aos superiores como mortos em combate, para ganhar prestígio na unidade militar. As autoridades colombianas denominaram aquelas mortes como "falsos positivos" e os meios de comunicação sensacionalista destacaram os casos fartamente. No entanto, não há provas da anuência de líderes do exército ou institucionalização do procedimento. Nem se sabe quantos foram os "falsos positivos".

A prática na Colômbia é pagar uma indenização máxima de 400 mil dólares para as famílias das vítimas dos abusos do Estado. Isto gerou um frenesi entre os advogados das ONGs de esquerda, porque na prática, não há conseqüências por mentir sob juramento sobre "falsos positivos". É difícil encontrar a verdade.

Em 2005, eu visitei o campo de treinamento militar Tolemaida. A experiência fez aumentar meu apreço pela disciplina e coragem militar. Meus anfitriões me me persuadiram a me atirar de cabeça de uma torre de 14 metros de altura utilizada para ensinar as forças especiais a saltar de um helicóptero sobre a floresta pendurados por uma corda.Gostaria de me dedicar a isso.

Visitei também a escola de formação de direitos humanos do exército.Alí conheci um americano que estava treinando com os colombianos.Ele mencionou os requisitos rigorosos que os militares aprendiam para proteger os civis no conflito."Senhora", disse ele, "os americanos não gastam uma noite rastejando através da selva para surpreender o inimigo na madrugada. Mas isso é isto que esses caras fazem", Formação na Colômbia, explicou "é um verdadeiro teste para meu estômago."

A operação da semana passada exigiu profissionalismo, coragem e um maior respeito pela vida humana.E foi mais um exemplo do erro dos democratas em bloquear o acordo de livre comércio com a Colômbia.  

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".