A decisão de A Tribuna, maior jornal de Vitória, de não publicar uma coluna do jornalista Elio Gaspari criticando o sistema prisional no estado levantou dúvidas sobre a independência da imprensa local. O Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo publicou uma nota criticando a “censura nas redações” capixabas.
Na coluna “As masmorras de Hartung aparecerão na ONU”, publicada no domingo, 7, em diversos jornais, Gaspari critica o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), por cruzar os braços diante da situação de total calamidade nas carceragens do estado – marcadas pela superlotação, o aprisionamento em “contêineres” e uma série de assassinatos brutais. O texto também anuncia que o governador terá que prestar contas à ONU sobre o caso.
Embora A Tribuna reproduza semanalmente os textos de Gaspari, o jornal deixou de veicular sua coluna do último domingo, noticiou a Folha de S. Paulo.
Segundo o Comunique-se, o editor de A Tribuna alegou problemas técnicos – mas não especificou quais.
Ao tomar conhecimento do episódio, Gaspari decidiu retirar os direitos do jornal capixaba de reproduzir suas colunas. Em entrevisa ao Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, ele disse que os motivos de não publicar o texto “parecem óbvios”.
O sindicato publicou uma nota criticando "a omissão de A Tribuna em relação ao governo Hartung" e denunciando a “falta de democracia na mídia capixaba. “A censura é uma constante em todas as redações”, afirma a presidente do sindicato, Suzana Tatagiba.
Ela chamou a atenção para o papel dos jornalistas diante de fatos como esse: “É fundamental que os jornalistas se posicionem, pois muitas vezes os desmandos dos veículos de comunicação ampliam-se devido à apatia dos profissionais e ao medo da denúncia.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário