Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Petistas confirmam relações com as Farc

Do blog MOVCC

VITÓRIA DO PT NAS ELEIÇÕES DE 2002 ANIMOU A GUERRILHA


OS LAÇOS DO BRASIL-FARC
Reportagem Especial do Jornal Zero Hora



Por Fábio Schaffner e Léo Gerchmann

A vitória do PT nas eleições de 2002 entusiasmou os principais dirigentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Com a chegada ao poder de um partido que simpatizava com as causas do movimento, líderes da guerrilha tentaram angariar apoio político à resistência na selva colombiana.

— Em vários momentos fomos procurados por representantes das Farc com pedidos de ajuda. Às vezes eles sequer se identificavam como integrantes da guerrilha, mas a posição do PT sempre foi de absoluta divergência com os métodos praticados pelo grupo. Nunca houve cooperação — afirma o tesoureiro nacional do PT e ex-secretário de Relações Institucionais do partido, o gaúcho Paulo Ferreira.

A suposta resistência do partido, contudo, não impediu o governo brasileiro de atuar em favor da guerrilha. No final de 2005, o também gaúcho Selvino Heck foi procurado por interlocutores das Farc. Assessor especial da Presidência da República, Heck recebeu de pessoas ligadas a movimentos de defesa dos direitos humanos um pedido de ajuda para o padre Olivério Medina, representante dos narcoguerrilheiros no Brasil. Preso pela Polícia Federal a pedido do governo da Colômbia, Medina estaria recolhido em condições insalubres no Presídio da Papuda, em Brasília.

— Me disseram que ele estava correndo risco de vida. Comuniquei o caso ao Gilberto Carvalho (chefe de gabinete do presidente Lula) e à Secretaria de Direitos Humanos. Essa foi minha única participação no episódio — resume Heck.

Um e-mail encontrado pelo exército colombiano na caixa-postal do computador de Reyes relata o auxílio de Heck. Na correspondência, com data de 23 de dezembro de 2006, Medina diz a Reyes que enviou como retribuição ao gaúcho e a Carvalho um cartaz das Farc. Medina comenta ainda um possível encontro com Heck. "É possível que me visite um assessor especial de Lula chamado Selvino Heck, que junto com Gilberto Carvalho tem sido outro que tem nos ajudado bastante", registra o e-mail.

PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO DA COLÔMBIA FOI IGNORADO

Após o pedido de Heck, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos enviou um emissário à Papuda, onde Medina estaria doente e sem direito a banho de sol. O órgão, contudo, não elaborou um relatório da visita, como exige a prática da secretaria, sob alegação de que um advogado havia conseguido soltar Medina. Num e-mail anterior, de 25 de setembro de 2006, Medina cita uma suposta comemoração de Lula pela liberdade adquirida pelo guerrilheiro.

Segundo Medina, Lula teria telefonado para o advogado Ulises Riedel e "lhe felicitara pelo êxito jurídico em sua brilhante defesa em favor de meu refúgio". Medina se referia à decisão judicial que havia transferido o guerrilheiro para prisão domiciliar, à espera de uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o pedido de extradição impetrado pelo governo boliviano.

Além da ajuda jurídica, o PT também teria conseguido um emprego para a mulher de Medina, a pedagoga paranaense Angela Maria Slongo. Funcionária de carreira da Secretaria de Educação do Paraná, Angela foi contratada pelo Ministério da Pesca em 29 de dezembro de 2006. Ocupando o posto de oficial de gabinete II, Angela recebe cerca de R$ 1,5 mil mensais e coordena programas de alfabetização de pescadores do ministério. Sua transferência para o governo federal foi solicitada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao governador Roberto Requião.

— Esse pedido da ministra é uma imposição da burocracia. É a Casa Civil quem pede as cedências. Angela foi contratada por causa do excelente currículo que apresentou, e não houve qualquer pistolão ou carteiraço — afirma o ex-secretário-executivo do ministério Dirceu Lopes, responsável pela contratação de Angela.

O FLERTE DA GUERRILHA COM O PLANALTO

Uma constelação de integrantes do governo brasileiro e do PT tem mantido diálogos freqüentes com a maior guerrilha colombiana, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Quem afirma é a revista semanal colombiana Cambio, em edição que chegou às bancas ontem. As conversas incluem promessas de intermediação para que os guerrilheiros consigam status diplomático. material completo aqui

RECEBI UM REPRESENTANTE DAS FARC NO GABINETE
Entrevista: Rui Portanova, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado

O desembargador gaúcho Rui Portanova, 58 anos, se define como "homem de esquerda" e se tornou conhecido como um dos expoentes da chamada Justiça Alternativa. O magistrado soube ontem por Zero Hora que mensagem das Farc o aponta como "amigo nosso" e não demonstrou surpresa.

- Mantive contato durante meses com eles, por e-mail. Tinha curiosidade por saber como vivem - justifica Portanova. Leia material completo
aqui

PARA PRESIDENTE DA AJURIS, OPINIÕES DEVEM SER RESPEITADAS

A citação do desembargador gaúcho Rui Portanova na reportagem que aponta conexões das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no Brasil provocou reação cautelosa de seus colegas no Judiciário.

Procurado por Zero Hora, o Tribunal de Justiça do Estado, por meio da assessoria de imprensa, afirmou que não se manifestaria sobre o caso por avaliar que se trata de tema de foro íntimo. O silêncio se repetiu na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Amigo de desembargador foi surpreendido por notícia - material completo
aqui

COMENTÁRIO:
Depois, o Marco Aurélio Garcia (Top Top) ainda tem a cara de pau de dizer que a reportagem da Revista colombiana é FANTASIA.

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".