Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Planalto renova asilo de guerrilheiro colombiano

Do portal do jornal ZERO HORA
ROBSON BONIN E RODRIGO ORENGO | Brasília em 05 de agosto de 2008



OS LAÇOS BRASIL-FARC

Decisão do Ministério da Justiça leva em conta o fato de Medina ser considerado um perseguido político

Em meio à suspeita de envolvimento de integrantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o Palácio do Planalto anunciou ontem a renovação do pedido de refúgio político ao padre Olivério Medina.

Vivendo no Brasil há 11 anos, o embaixador da guerrilha no país teve o visto revalidado há dois meses. A decisão foi divulgada depois que uma reportagem da revista colombiana Cambio revelou o conteúdo de correspondência eletrônica entre Medina e o comando das Farc. As mensagens foram trocadas entre fevereiro de 1999 e fevereiro de 2008.

Em 2006, o padre havia assinado um termo de compromisso junto ao Ministério da Justiça, prometendo abandonar as atividades políticas.

Ontem, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, justificou a renovação do refúgio a Medina até 2010 e rebateu as denúncias em torno da suposta ligação de membros do Planalto com os guerrilheiros. Segundo Barreto, o fato de o padre manter conexões com as Farc não causa constrangimento ao governo:

– Não há nenhum problema em fazer contato com as Farc.
Seria um problema se Medina estivesse agindo politicamente contra o governo colombiano. (C.T. - pois é... Problema no Brasil é tentar trabalhar por conta própria, estudar, querer melhorar. Se for alguma coisa que a moral decente considere bom e adequado, não pode, é problema...)

Deputado quer aprovar convocação de Medina

Ainda segundo Barreto, que também acumula o posto de presidente do Comitê Nacional para Refugiados, a decisão de prorrogar o asilo foi técnica e levou em conta o fato de Medina ser considerado um perseguido político. Casado com a gaúcha Angela Maria Slongo, o colombiano quer se naturalizar brasileiro. O pedido está sendo analisado pela Polícia Federal e ainda não tem previsão de ser remetido ao Ministério da Justiça.

Além de desrespeitar o acordo que previa um afastamento de atividades políticas, pesam contra Medina a falta de um trabalho formal, que o impede de comprovar renda no país, e uma condenação de sete anos, nove meses e 15 dias na Colômbia pelo crime de “formação de quadrilha e rebelião”. De acordo com a legislação brasileira, o candidato à naturalização não pode ter condenação no Brasil ou no Exterior.

No sábado, ZH revelou detalhes da vida de Medina em Brasília. Ele só sai à rua para cumprir pequenos afazeres domésticos, como ir ao supermercado e levar a filha para passear. O sustento do apartamento fica por conta de Angela, funcionária da Secretaria de Aqüicultura e Pesca.

Com a visibilidade conquistada nos últimos dias, Medina será chamado a prestar esclarecimentos à Câmara. O presidente da Comissão de Segurança Pública, Raul Jungmann (PPS-PE), anunciou ontem a apresentação de um requerimento de convocação.

– Não se está pretendendo fazer nenhum prejulgamento. Mas o assunto é sério demais para ficar sem nenhum tipo de esclarecimento – disse Jungmann.

Um comentário:

Gusta disse...

Novo site do prof.Olavo de Carvalho

De:Olavo De Carvalho
para: friends

Meu novo site, www.seminariodefilosofia.org Filosofia, traz áudios, vídeos e apostilas dos cursos e conferências que proferi nos últimos vinte anos.

Quem não pôde assistir às minhas aulas tem agora a oportunidade de acesso a tudo o que venho ensinando.

A cada mês, novos materiais serão acrescentados ao site.

Visitem!!! Inscrevam-se!!!

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".