Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A Declaração de Bernstein Sobre os Princípios e as Possibilidades do Capitalismo

Do Instituto Liberdade


Título: A Declaração de Bernstein Sobre os Princípios e as Possibilidades do Capitalismo

Data:
06/06/2008

Autor: Texto traduzido por Winston Ling, primeiro presidente do Instituto Liberdade

Link: http://celebratecapitalism.com/bernsteindeclaration/english/index.html

Informação:
Para melhor entender o que significa o Capitalismo, leia por gentileza a declaração oficial, chamada de Declaração de Bernstein, comissionada por PRODOS. Ela foi escrita em Nova Iorque pelo filósofo e novelista Dr. Andrew Bernstein. Traduzida em mais de 20 idiomas, ela é hoje a tradução mais abrangente da literatura pró-capitalismo na história humana. Leia agora para uma nova perspectiva e inspire-se!

A declaração oficial do Celebrate Capitalism™

O Capitalismo é o único sistema baseado no reconhecimento de que cada indivíduo é dono de sua própria vida. O Capitalismo é o único sistema social no qual os indivíduos estão livres para perseguir o seu auto-interesse racional, possuir propriedade, e tirar proveito de suas próprias ações. Ele tem como âncoras os direitos individuais, o governo limitado constitucionalmente, e a liberdade política/intelectual/econômica.

Quanto mais capitalista uma cultura - maior sua liberdade e prosperidade

Este é o veredicto da História. Em somente dois curtos séculos, o capitalismo levantou os níveis de vida da humanidade para alturas nunca sonhadas na era pré-capitalista. Freqüentemente esquecido hoje em dia é o fato de a Europa Ocidental, antes da revolução capitalista do final do Século Dezoito, sofrendo sob a dominação política da aristocracia feudal, ter sido o equivalente a um país do Terceiro Mundo - assolado pela fome, pragas recorrentes, e a mais absoluta pobreza.

Mas não é mais assim

Quando foi a última vez que a fome em massa ocorreu numa nação capitalista - seja na Europa Ocidental, América do Norte, ou Ásia ? Os Estados Unidos da América nunca sofreu de fome em massa em toda a sua história. O Capitalismo criou uma abundância sem precedente na história humana habilitando centenas de milhões a viverem melhor hoje do que todos os reis do passado.

Menos Capitalismo significa mais miséria humana


Mas as nações não capitalistas - as ditaduras fascistas, socialistas, militaristas ou teocráticas - escravizam seus próprios cidadãos e subsistem numa miséria abismal. O padrão de vida em muitas nações africanas é de cem a duzentos dólares americanos por ano. Na Coréia no Norte pessoas morrem de fome pelas dezenas de milhares. Em Cuba eles se afogam tentando nadar para a liberdade nos Estados Unidos. Milhões de pessoas oprimidas ao redor do mundo anseiam emigrar para o Mundo Livre. Mas quem nas nações capitalistas procuram emigrar para o Camboja ?

O que torna possível o sucesso impressionante do Capitalismo?


Quais são os princípios que explicam o fato de que as maiores invenções e obras de arte da humanidade - os avanços materiais e espirituais que mais promoveram a vida - a máquina a vapor, o cinema, o telégrafo, o telefone, a luz elétrica, a novela, o automóvel, a sinfonia, o avião, o rádio, a televisão, o computador pessoal, a Internet, e incontáveis curas médicas - foram criados sob o Capitalismo ?

A resposta simplesmente é: LIBERDADE


Quando os homens estão livres para perseguir seu auto-interêsse racional, quando eles estão livres para usar suas mentes na procura do lucro e do melhoramento de suas vidas, eles são magnificamente produtivos. A liberdade política/econômica do capitalismo libera as melhores mentes e os homens mais ambiciosos para construir, criar, inovar, inventar, e promover a felicidade e o bem estar humanos. O maior inventor da Humanidade, Thomas Edison, em seu laboratório em Menlo Park, customizava seus projetos especificamente com o objetivo da lucratividade. ele, e tantos outros grandes inventores e industrialistas responsáveis pelo aumento dos padrões de vida da humanidade, mereceram e desfrutaram de grande riqueza. Deixados livres - sob o Capitalismo - para criar, produzir, e construir para ganho próprio eles, como conseqüência, elevaram o padrão de vida de todos.

A Mente

Envolvido nisso está um princípio mais profundo: o Capitalismo é o sistema da mente. A mente é o instrumento fundamental de sobrevivência do homem, assim como as asas o são para os pássaros. É somente por meio do pensamento racional e pelo trabalho produtivo que o homem pode elevar seu padrão de vida e aumentar sua expectativa de vida. Mas a mente não funciona sob coerção. A coerção paralisa a criatividade. A mente não pode ser escravizada. O Capitalismo floresce por que é o único sistema de mentes livres, homens livres e mercados livres.

Os maiores pensadores e ativistas da história - de Aristóteles a John Locke, de Thomas Jefferson a Adam Smith, Ludwig von Mises, e Ayn Rand - reconheceram, lutaram, e glorificaram a liberdade da mente humana. Eles compreenderam que quando os homens são oprimidos, a mente racional é subjugada, e a escuridão do barbarismo se segue. Mas quando os homens são livres para pensar e agir com base no que pensam, quando a mente é liberada, a Renascença e o Iluminismo são possíveis. Liberdade significa liberdade da mente. Opressão significa opressão da mente.

Universal e Inevitável

Não é por acidente que os períodos de maior liberdade para o homem presenciaram suas maiores realizações. Desde a Idade de Ouro de Atenas até a Renascença Italiana até as desafiantes descobertas tecnológicas e industriais dos Estados Unidos da América, a liberdade da mente do homem levou a avanços magníficos na filosofia, nas artes e na ciência.

Esta é a promessa e a possibilidade do capitalismo. Esta é a Visão do Capitalismo. Esta é a nossa visão.

Libertemos a mente do homem e presenciemos o espetáculo de seu avanço. Alegremo-nos com a beleza de suas esculturas, pinturas e sinfonias, vibremos com os heróis de suas novelas, maravilhemo-nos de seu avanço filosófico, científico e tecnológico.

O Ocidente progrediu culturalmente e economicamente porque ele teve um mínimo de reverência pela mente humana e pelos direitos inalienáveis do indivíduo. Não se pode escapar destes pré-requisitos do avanço humano. Se nós desejarmos o efeito da Renascença cultural, nós devemos implementar a causa da liberdade política/econômica.

O predicamento atual dos milhões de indivíduos esfomeados do Terceiro Mundo é idêntico ao da Europa da Idade da Escuridão. Suas mentes e seus corpos estão oprimidos por ditadores políticos. Dê-lhes a liberdade - e dê-lhes a vida. ele tem a vantagem de ter presenciado o que o Ocidente alcançou. Quando eles instituírem a liberdade, eles poderão replicar os resultados do Capitalismo.

Sua vida, Sua escolha


O Capitalismo é o maior benfeitor que o homem já teve. Está na hora de os homens e mulheres pensantes de cada nação reconhecerem este fato e abraçarem inteiramente o sistema da mente e dos direitos individuais.

Homens e mulheres de todos os países unam-se - em seu apoio ao capitalismo!

Você tem a ganhar um mundo de jubilosas realizações.

© 2001, 2002 Andrew Bernstein & PRODOS

The official position statement of Celebrate Capitalism™

PRODOS Institute Inc. Snailmail: PRODOS, PO Box 2165, Richmond 3121, Australia Phone: +613 9428 1234 (Melbourne, Australia) Email: prodos@prodos.com

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".