Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

sábado, 16 de abril de 2011

Irã: as mulheres, objeto preferido da cólera do regime

ENVOLVERDE

25/03/2011 - 11h03

Por Shirin Ebadi*

Londres, março/2011 – Até há pouco, minha colega Nasrin Sotoudeh era a advogada que os defensores dos direitos humanos no Irã chamavam quando nosso governo nos hostilizava ou prendia.

Lamentavelmente, agora é Nasrin que está na prisão.

Qual seu crime? As acusações do governo incluem ter atuado contra a “segurança nacional”, ter feito “propaganda contra o Estado”, e integrar o Centro para a Defesa dos Direitos Humanos que criei em 2001. O governo também a acusa de não usar hijab, a vestimenta tradicional islâmica para as mulheres. Só por algumas dessas acusações foi condenada recentemente a 11 anos de prisão e proibida de exercer a advocacia por 20 anos.

Infelizmente, Nasfin não é a única vítima. Esta valente mulher de 45 anos, mãe de dois meninos, é uma das muitas pessoas que no Irã agora estão na mira e são castigadas – por defenderem os direitos dos demais.

Como sabemos pelo caso de Sakineh Mohammadi Ashtiani, a iraniana condenada ao apedrejamento por supostamente ter cometido adultério, as mulheres são, com muita freqüência, o objeto preferido da cólera do regime. Porém, o que torna o caso de Nasrin especialmente importante é que apresenta uma questão fundamental para o futuro do Irã.

Se o regime iraniano não protege os direitos humanos de seus próprios cidadãos, quem pode assumir esta luta? E se os advogados que assumem a defesa dos que sofrem violações de seus direitos são impedidos de exercer seu trabalho, quem será, em última instância, o encarregado de assegurar que valores como os da igualdade e da justiça sejam protegidos no Irã?

Por que o governo tem tanto medo de Nasrin?

O governo quer impedir por todos os meios que uma mulher lance luz sobre a deplorável situação dos direitos humanos no Irã. A outra razão é que Nasrin demonstrou não ter medo de assumir a defesa em casos difíceis, que outros advogados evitaram cuidadosamente, e por isso ganhou o respeito de todo mundo. Ela assumiu a defesa do jornalista Isa Saharkhiz, de Heshmatollah Tabarzadi, líder da proibida Frente Democrática do Irã, e de Zahra Bahrami, uma holandesa-iraniana que participou dos protestos contra as fraudulentas eleições de 2009. Apesar da intervenção do governo holandês e de um apelo da União Europeia, Zahra foi executada, sem aviso prévio, no dia 29 de janeiro deste ano.

Nasrin foi minha advogada em uma denúncia que fiz contra o Kayhan, um jornal conservador que está sob controle do Supremo Líder do Irã, Ali Khamenei, e também me defendeu quando as autoridades sequestraram meus bens em 2009. Igualmente valente, Nasrin participou de casos que implicaram execuções de jovens. O Irã é um dos poucos países do mundo que ainda condena crianças à morte.

Poucos dias antes de sua prisão, as autoridades congelaram os bens de Nasrin e a convocaram ao escritório de arrecadação de impostos. Isto não a intimidou. Enquanto estava no escritório, comprovou que o governo realizava “investigações” semelhantes contra pelo menos 30 advogados e, valentemente, repassou essa informação à Campanha Internacional pelos Direitos Humanos no Irã.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos exortou o governo iraniano a rever o caso de Nasrin e acelerar sua libertação, enquanto vários grupos internacionais de defesa dos direitos humanos, incluindo Anistia Internacional e Human Rights Watch, pedem sua libertação.

Alguns países estão atualmente reclamando que o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas adote uma resolução para criar um mandato sobre o Irã, com um investigador especial independente para abrir um processo sobre os muitos abusos contra os direitos humanos ali cometidos. Essa iniciativa é animadora, mas é preciso que outros países a apoiem para alcançar a maioria necessária dentro do Conselho.

Já que no Irã se prende quem exige a inviolabilidade dos direitos humanos, devemos intensificar os esforços para garantir a vigência da justiça e da igualdade. Uma ação internacional concreta para fazer com que o povo iraniano saiba que o mundo se preocupa com a grave situação dos direitos humanos em seu país poderia ser, em minha opinião, o melhor modo para homenagear minha colega Nasrin.

Não devemos permitir que sua voz seja silenciada. Envolverde/IPS

*Shirin Ebadi, Prêmio Nobel da Paz em 2003, é cofundadora da Iniciativa das Mulheres Prêmio Nobel (WNI), http://www.nobelwomensinitiative.org.

(IPS/Envolverde)

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".