BLOG DO NOBLAT
Brasília, 2 de dezembro de 2010
O Globo
Cavaleiro: FARC e urânio? Para o que acham que serviria? Para fazer um colar e par de brincos de urânio?
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) exploraram de forma ilegal vários minerais, inclusive urânio, no norte do Brasil, como relatam documentos secretos da diplomacia americana filtrados pelo site WikiLeaks e reproduzidos nesta quarta-feira pelo jornal espanhol "El País".
A conclusão está em um de uma série de relatórios enviados a Washington pelos diplomatas americanos, que monitoram a presença de urânio em qualquer estado, seja natural ou processado, na América Latina.
Segundo o diário espanhol, as informações corroboram as afirmações recentes do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que nas últimas semanas teria expressado em reuniões privadas sua preocupação com as minas ilegais existentes na região de fronteira com o Brasil.
Os mesmo informes relatam inclusive a descoberta, em local não especificado, de um depósito das Farc com munição com urânio de baixo enriquecimento.
Essas investigações apontam também, como relatam as correspondências americanas, que pelo menos desde 2006 o Irã pesquisa na América Latina as possibilidades de obter urânio, especialmente na Venezuela e na Bolívia, onde tem boa receptividade.
Os diplomatas alertam o Departamento de Estado que o interesse seria acompanhado de uma ofensiva diplomática do regime de Teerã na região que despertou suspeitas até de Israel.
Os relatórios, incisivos e minuciosos sobre a presença da indústria nuclear iraniana em alguns países da América Latina, contrastam com o tom mais ameno adotado quando se trata de países mais receptivos a Washington, como o Brasil.
Assim, um extenso boletim explica, por exemplo, como o Brasil começou a instalar centrífugas para enriquecer urânio, mas sempre de forma transparente e buscando a cooperação de Washington para melhorar a segurança das instalações.
Não demonstre medo diante de seus inimigos. Seja bravo e justo e Deus o amará. Diga sempre a verdade, mesmo que isso o leve à morte. Proteja os mais fracos e seja correto. Assim, você estará em paz com Deus e contigo.
Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
wibiya widget
A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário