Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cuba dá refúgio a integrantes do ETA e Farc, indicam documentos

BOL NOTÍCIAS
02/12/2010 - 15h27


MADRI (Reuters) - Cuba permite que integrantes de grupos irregulares, como o ETA e as Farc, descansem e recebam tratamento médico na ilha, embora seja pouco provável que eles planejem atentados enquanto estejam ali, segundo um despacho diplomático norte-americano a que teve acesso o WikiLeaks.
A mensagem, divulgada na quinta-feira pelo diário Miami Herald, é parte dos cerca de 250 mil documentos do Departamento de Estado norte-americano filtrados pelo site que vêm sendo divulgados desde o fim de semana por distintos meios e envolvem muitos países ao redor do mundo.
"Temos informação confiável que mostra a presença de membros do ELN (Exército de Libertação Nacional), Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do (grupo separatista basco) ETA aqui em Havana", disse o chefe da missão diplomática na capital cubana, Jonathan Farrar, segundo o artigo.
A mensagem foi enviada em fevereiro de 2009 pela missão diplomática norte-americana em Cuba e refere-se também à corrupção, à penetração dos serviços secretos cubanos nos grupos dissidentes, à Igreja Católica e a possíveis protestos de rua, acrescentou a notícia.
O despacho ressalta que o governo cubano permite que membros das três organizações consideradas terroristas pelos EUA e pela União Europeia "desfrutem do R&R (rest & recreation, descanso e diversão) em Cuba e recebam atenção médica e outros serviços".
No entanto, o documento faz a observação de que "há poucas possibilidades de atividade operativa, dada sua necessidade de um refúgio".
Cuba, assim como México e Venezuela, é um dos refúgios tradicionais para membros do ETA que fugiram ou deixaram as filas do grupo armado basco, a quem se atribuem atentados e crimes.
Os EUA incluem o governo dos irmãos Fidel e Raúl Castro em sua lista de Estados patrocinadores do terrorismo internacional desde 1982, acusação rechaçada pelas autoridades cubanas.
Um juiz da Audiência Nacional espanhola emitiu um despacho este ano em que processa seis membros do ETA e sete integrantes das Farc que, segundo ele, podem estar refugiados em Cuba e na Venezuela, e no qual assinala que há indícios de que o governo de Hugo Chávez colaborou para que ambas organizações armadas mantivessem encontros de cooperação.

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".