DEXTRA
THURSDAY, OCTOBER 7, 2010
Continuação da PARTE 1 DO ARTIGO.
A edição número 17 da Kursbuch continha uma série de fotos em tamanho pôster. Sob a manchete "Peça de Amor no Quarto das Crianças," ela mostrava Nessim e Grischa, ambos nus. As imagens extra-grandes são do tipo que se esperaria ver em uma revista para pedófilos, hoje - não, com certeza, em uma influente publicação daintelligentsia esquerdista. O subtítulo diz: "Grisha caminha até o espelho, olha seu corpo, curva-se para a frente várias vezes, envolvendo as nádegas com as mãos e diz: 'Olha, minha vagina."
Ulrich Enzensberger, ex-membro da comuna, disse depois que Nessim, de qualquer modo, se lembrava "com horror" dos dias da comuna. Nessim hoje é cientista político em Bremen, enquanto Grischa vive em Berlim e trabalha para uma editora. Nessim e Grischa levaram vidas muito reservadas desde que conseguiram tomar suas próprias decisões. Quando perguntado, Nessim diz educadamente que ele só discute sua infância "e, portanto, assuntos íntimos, com pessoas de confiança." Grisha, hoje com 46 anos, é igualmente reservada sobre seu passado.
Existe a tentação de minimizar a "peça de amor" na comuna como uma exceção radical de um projeto revolucionário, já que tantos pais esquerdistas não modelaram as próprias vidas nas experiências educacionais da Rua Giesebrecht. Para os contemporâneos, a Comuna 2 foi um projeto piloto de educação anti-autoritária que foi rapidamente seguido por jardins-da-infância nos quais os pais aplicavam as novas idéias na criação dos próprios filhos, primeiro em Frankfurt, Berlim, Hamburgo e Sttutgart e por fim em cidades menores, com Giessen e Nuremberg.
Inicialmente, os pais tratavam de temas práticos, como sobre se deveriam levar os filhos consigo para marchas de protesto. Mas a agenda no fim se voltou para a educação sexual. Nestes jardins-da-infância e creches não-autoritários conhecidos como Kinderladen, nenhum outro assunto era tão amplamente discutido, diz Alexander Schuller, um dos pioneiros do movimento.
Divididos sobre a questão
Em 1969, Schuller, sociólogo, foi um dos fundadores de um Kinderladen no bairro do Wilmersdorf , em Berlim. Como Schuller, os outros pais eram acadêmicos, jornalistas ou funcionários de universidades - decididamente um grupo de clase média alta. Os dois filhos de Schuller, com quatro e cinco anos, na época, cresceram sem as regras costumeiras e as punições de uma creche gerida pelo estado.
Mas os adultos logo se dividiram em relação ao tema do sexo. Alguns estavam decididos a encorajar os filhos a mostrar e tocar a genitália, enquanto que os outros se horrorizavam com a idéia.
"Não se falou diretamente sobre isto, mas era claro que, no fim, estava-se cogitando sobre sexo com as duas professoras," diz Schuller. "Eu achei incrivelmente difícil de me posicionar. Eu sentia que o que estávamos tentando fazer era essencialmente correto, mas, em relação a este assunto, eu pensava: isto é loucura, isto não está certo. Mas aí eu ficava com vergonha de pensar daquele jeito. Eu acho que muitos estavam na mesma situação."
Depois de um ano de discussões extenuantes, o gurpo mais pudoroso prevaleceu e os pais decidiram que não haveria sexo no Kinderladen.
Hoje em dia, a estimulação dos órgãos sexuais de uma criança por um adulto é vista claramente como violência sexual criminosa. Mas para os revolucionários de 1968, foi uma ferramenta educacional que ajudou a "criar uma nova pessoa," de acordo com o "Manual da Doutrinação Infantil Positiva," publicado em 1971. "As crianças conseguem apreciar o erotismo e a relação sexual muito antes de conseguirem entender como uma criança é concebida. Para as crianças, os afagos com adultos são valiosos. Não é menos valioso que ocorram relações sexuais durante estes afagos."
Educação Constante
O auto-engano destes pais supostamente esclarecidos começou quando eles tentaram impor às crianças um relacionamento sem inibições quanto ao sexo. Em teoria, seu objetivo era capacitar as crianças a agirem de acordo com suas necessidades sexuais. Mas como as crianças não são espontaneamente inclinadas a se tornarem sexualmente ativas na frente dos adultos, elas tinham que ser estimuladas a fazê-lo. Os pais estavam constantemente contando piadas de sexo e usando palavras como "pau", "bunda" e "vagina." "Na verdade, meus filhos gostavam muito do jardim da infância," diz Schuller, "mas achavam a conversa constante sobre sexo horrível."
Em seu romance "Das bleiche Herz der Revolution" ("O Coração Pálido da Revolução"), Sophie Dannenberg descreveu de forma chocante o quão angustiante pode ser para as crianças quando seus limites de privacidade são violados. Dannenberg, cujos pais, motivados por sua filiação com o Partido Comunista Alemão, a mandaram para um Kinderladen na cidade ocidental de Giessen, em 1970, usou as histórias contadas por sua mãe e outras testemunhas da época para escrever seu relato sobre uma atmosfera de educação constante.
O material que ela usou inclui um relato de uma reunião de pais em que uma das mães disse que tirou a roupa na frente do filho para que ele pudesse "inspecioná-la." No processo, a mulher abriu as pernas para expor suas partes íntimas para sua inspeção. A brincadeira terminou com o garoto enfiando um lápis na vagina da mãe. Os pais também passaram um bom tempo discutindo se era uma boa idéia fazer sexo com os próprios filhos, de modo a demonstrar a "naturalidade" da relação sexual.
Embora as pessoas que Dannenberg entrevistou não se lembrassem de quaisquer insinuações físicas, elas, por outro lado, descreveram "formas mais suaves de ataque sexual," tais como exigências intrusivas de que as crianças mostrassem seus corpos nus. No romance, que se baseia na pesquisa de Dannenber, a personagem Simone recebe ordens para tirar a roupa na frente de vários adultos e outras crianças. "Por que você quer
se esconder," diz a mãe, para a diversão das pessoal de pé, em torno, quando a criança instintivamente segura uma almofada em frente à sua genitália. "Isto que você tem aí é uma coisa linda! Mostra pra gente!"
Aventuras
Nenhuma outra cena do livro provocou tantas reações de raiva quanto esta. Dannengerg relata que ela era literalmente silenciada com gritos durante eventos para discutir o livro, sempre que a cena era mencionada. "Mentiras, Mentiras" membros da platéia berraram, numa vez em que ela estava em um painel de discussão com Ulrich Enzensgerger e o lembrou de suas aventuras sexuais na época
Provavelmente também não foi sempre fácil para os adultos serem tão livres. Nem todo mundo sabia o que fazer quando as crianças passaram, de brincar consigo mesmas, a acariciar os adultos.
Em seu livro autobiográfico de 1975 "Der Grosse Basar" ("O Grande Bazar"), o político do Partido Verde Daniel Cohn-Bendit descreve suas experiências como professor em um Kinderladen de Frankfurt. Quando as crianças confiadas aos seus cuidados abriam sua braguilha e começavam a acariciar seu pênis, ele escreve, "Eu normalmente ficava muito surpreso. Minhas reações variavam, dependendo das circunstâncias."
Próxima parte: 'Tá doendo.' - 3 de 3.
Tradução e links de Luísa Soares e João Carlos de Almeida, do blog DEXTRA.
Tradução feita por recomendação e a pedido de JÚLIO SEVERO.
Artigo original AQUI.
Não demonstre medo diante de seus inimigos. Seja bravo e justo e Deus o amará. Diga sempre a verdade, mesmo que isso o leve à morte. Proteja os mais fracos e seja correto. Assim, você estará em paz com Deus e contigo.
Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.
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A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
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A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".
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