Peter J. Smith
WASHINGTON, D.C., EUA, 30 de setembro de 2010 (Notícias Pró-Família) — Uma nova pesquisa de opinião pública do Gallup mostra que uma maioria recorde de americanos tem pouca ou nenhuma confiança na grande imprensa para fazer reportagens “integrais, precisas e justas” das notícias. Aproximadamente metade citou “tendenciosidade esquerdista” nos meios de comunicação, os quais superaram levemente, em classificação, o Congresso dos EUA nos níveis de confiança do público.
O Gallup traz a informação de que 57 por cento dos entrevistados para a sua pesquisa anual de opinião pública sobre o governo, conduzida de 13 a 16 de setembro de 2010, disseram que “sua confiança” nos meios de comunicação de massas — jornais, televisão e rádio — era “não muita/nenhuma”. Esse é um ponto percentual mais elevado do que o recorde estabelecido em 2008.
Quarenta e três por cento disseram que classificaram sua confiança nos meios de comunicação como “muita/considerável”.
Os números representam uma reviravolta imensa no índice de confiança de três décadas atrás, quando o público tinha uma grande/considerável confiança nos meios de comunicação, entre 60 e 70 por cento.
Quarenta e oito por cento dos americanos disseram que a imprensa é “esquerdista demais”, enquanto 33 por cento dizem que é “totalmente esquerdista”. Só 15 por cento dizem que os meios de comunicação são “conservadores demais”.
A maioria dos entrevistados que se identificaram como socialistas ou simpatizantes do Partido Democrático [de tendência esquerdista] tendia a ter confiança nos meios de comunicação. Cinquenta e nove por cento dos simpatizantes do Partido Democrático tinham confiança nos meios de comunicação, enquanto 48 por cento tinham a opinião de que as reportagens dos meios de comunicação são “completamente esquerdistas”. Entre os esquerdistas, 54 por cento disseram que tinham confiança nos meios de comunicação, e 51 por cento não percebiam nenhuma tendenciosidade midiática.
Contudo, os simpatizantes do Partido Republicano e dos partidos independentes expressaram níveis semelhantes de desconfiança dos meios de comunicação. Sessenta e um por cento dos simpatizantes dos partidos independentes disseram que tinham pouca ou nenhuma confiança nos meios de comunicação, enquanto 67 por cento dos simpatizantes do Partido Republicano disseram a mesma coisa.
Os simpatizantes do Partido Republicano e dos partidos independentes estavam mais divididos no nível de esquerdismo que viam nas reportagens dos meios de comunicação. Os simpatizantes do Partido Republicano estavam muito insatisfeitos com as reportagens da grande imprensa, com 76 por cento dizendo que os meios de comunicação são “esquerdistas demais” e 15 por cento dizendo que são “totalmente esquerdistas”. Os conservadores tinham perspectivas semelhantes.
Entre os simpatizantes dos partidos independentes, 45 por cento pensavam que os meios de comunicação de massa são “esquerdistas demais”, enquanto 35 por cento não detectaram uma tendenciosidade.
Apesar disso, os meios de comunicação de massa recebem mais confiança do público do que o Congresso dos EUA, os representantes eleitos do povo americano. Em outra pesquisa de opinião pública do Gallup, exatamente 36 por cento dos americanos disseram que têm grande ou considerável confiança no Poder Legislativo.
Traduzido por Julio Severo: www.juliosevero.com
Veja também este artigo original em inglês: http://www.lifesite.net/ldn/viewonsite.html?articleid=10093007
Copyright © LifeSiteNews.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Attribution-No Derivatives. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Notícias Pró-Família”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Notícias Pró-Família ou LifeSiteNews.com em português tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para “NoticiasProFamilia.blogspot.com”. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Notícias Pró-Família ou LifeSiteNews.com que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário