Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"DESDE LA HERMANA CÁRCEL"

VIVERDENOVO
QUINTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2010

Cavaleiro: abaixo está a diferença entre um homem e um sociopata. Homens não negam que fazem m***a, assumem. E prestam-se a falar para os jovens a estupidez que é, enquanto jovem, achar que se sabe de alguma coisa. Sociopatas vivem a vida como se nunca tivessem saído da juventude. Como diz a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, "socipatas estão sempre e exclusivamente atrás de poder, status e diversão, custe o que custar". Não se assustem com a semelhança entre isto que ela disse com "os fins justificam os meios" dos esquerdopatas. Não é  mera coincidência.


Por Alejandro Peña Esclusa


"Carta aos jovens


Queridos jovens:

Ao completar um mes de prisão injusta, senti o desejo de comunicar-me com vocês, convencido de que estas palavras lhes possam ser úteis. A maior aspiração de todo ser humano – especialmente intensa na juventude – é alcançar a felicidade, que na minha experiência pessoal, se alcança de forma misteriosa.

Como nosso corpo é animal, mas nossa alma é angelical, existem tendências que se contrapõem dentro de nós. A parte animal nos induz a buscar a felicidade nos aspectos materiais: prazeres, dinheiro, satisfação egoísta, etc. Esta foi a opção que escolhí na juventude.

A Venezuela era um país pujante, havia estabilidade política e dinheiro em abundância. Todo profissional de nível superior tinha seu futuro assegurado. Após graduar-me na Universidade Simón Bolivar, montei minha propria empresa. Tinha dinheiro, propriedades, carro e até um aviãozinho no fim de poucos anos.

Dediquei-me ao trabalho, ao esporte (ganhando prêmios para a Venezuela em diversos campeonatos de artes marciais), festas, viagens de recreio, desfrutando a vida. Entretanto, não era feliz como aparentava. Havia um grande vazio dentro de mim. Não me sentia bem vendo tanta pobreza e tantas diferenças sociais ao redor. E compreendi que o modelo democrático venezuelano era insustentável, se não se faziam mudanças fundamentais.

A Venezuela desmoronava moral e economicamente, não obstante a aparente riqueza produzida pela venda do petróleo. Esta percepção ganhou evidência em Fevereiro de 1983, quando se efetuou a primeira desvalorização da moeda (Bolívar), no dia que ficou conhecido como "Sexta feira negra".

Completando 30 anos – depois de uma crise existencial resultante daquelas reflexões – cometí o que qualquer um consideraria uma loucura: vendí tudo quanto possuia e resolví dedicar-me à política. Comecei a elaborar um projeto capaz de converter a Venezuela numa potência industrial. Estudei as experiências históricas dos EUA, Alemanha e Japão e o exitoso Plano Marshall de reconstrução da Europa depois da Segunda Guerra Mundial.

Estava convencido de que o bem estar que tinha observado nos EUA, Europa e outros países que conhecera como viajante, não podia ser propriedade exclusiva de outras nações. Se elas puderam alcançar o desenvolvimento, o que nos impedia?

Confesso que durante os primeiros anos de atividade política foram difíceis e plenos de incompreensão. Mas comecei a experimentar, ainda levemente, um sentimento de plenitude que nunca sentira antes e que me animou a prosseguir. O sentimento de plenitude foi crescendo com o passar do tempo, acompanhando o exercício intelectual e os primeiros ganhos políticos incipientes.

Felizmente encontrei uma mulher maravilhosa que compartia minha "loucura" pela Venezuela. Casamos e tivemos 3 filhas. Há pouco completamos 20 anos de matrimônio estável, muito frutifero e cheio de amor. Este apoio foi fundamental para perseverar com firmeza em meu caminho.

Quando o senhor Chávez chegou ao poder em 1998, eu tinha 44 anos. Estava maduro politica e intelectualmente, pronto para enfrentar seu projeto castro comunista como venho fazendo. E sem modéstia, tive tanto sucesso, que Chávez, sem opção, me encarcerou, para freiar minhas iniciativas. Mas não conseguiu.

Paradoxalmente, os últimos doze anos, cheios de problemas, foram os mais felizes da minha vida, sem renegar os anos anteriores. O que me enche de tristeza é ver meu país que se destrói no meio desta tragédia. A felicidade persiste, no sentido de que não vivo para a satisfação pessoal, mas para beneficiar a minha pátria, a minha família e aos meus amigos.

É nisto que consiste a verdadeira felicidade: esquecer-se de si mesmo (pois somos todos seres mortais) e entregar-se a uma causa transcendente, servindo aos outros e construindo o bem comum. Com isto não entendo censurar os prazeres que a vida proporciona e sim afirmar que a diversão ganha outro sentido, mais humano e mais verdadeiro, quando estão alinhadas a uma causa superior.

A Venezuela onde vocês vivem é muito diferente daquela dos meus anos de juventude. Atualmente se vêem problemas, sente-se o descontentamento e desânimo generalizado e pior, o futuro parece duvidoso. Por outro lado, a Venezuela de hoje lhes dá a oportunidade de assumir maiores desafios e responsabilidades. De preocupar-se com assuntos transcendentes, lutar pelo futuro das pessoas queridas e de todos os compatriotas. Nos dias correntes é possível orientar suas vidas pelo conteúdo angelical de suas almas, em vez de dedicar-se à satisfação da parte animal.

No princípio desta carta, comentei que a felicidade se consegue de modo misterioso. E exemplifico isto com minha situação atual. Poderia estar triste e ressentido pela prisão injusta, pelas acusações de um delito horroroso que não cometí. Mas sinto o contrário. Sinto o orgulho de ser útil a minha pátria e contente por ter atuado no caminho da retidão patriótica. Sou um homem feliz e plenamente realizado.

Esta, queridos jovens, é a lição que desejo transmitir: a felicidade se encontra quando a vida está orientada para um fim superior. Sejam felizes construindo o bem. Amem sem limitações, mas de modo ordenado. Respeitem e busquem o bem estar de suas parcerias, mais que o seu proprio bem estar. Riam às gargalhadas enquanto se dedicam ao próximo. Estudem muito, pelo prazer de aprender. Sejam valentes, mas não temerários. Desfrutem a vida com alegria e cumpram a vocação que Deus colocou no coração de cada um.

Para encerrar, quero enviar uma mensagem de esperança e otimismo. A triste situação política que nosso país vive é temporária. Logo se abrirão novos caminhos para os venezulanos. Tenham fé em Deus e confiança na patria que os viu nascer. Prometo que o futuro será melhor. Ânimo! Esperança! Sem medo!

Alejandro Peña Esclusa, prisioneiro político.
Presidente de Uno-América (www.unoamérica.org) e de "Fuerza Solidaria" (www.fuerzasolidaria.org)

Tradução: A. Montenegro

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".