GENEBRA - A relatora especial da ONU para a Moradia Adequada, Raquel Rolnik, acusa autoridades brasileiras de desalojar, despejar e remover moradores à força para construção de infraestrutura para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. As informações são das agências EFE e ANSA.
Segundo Rolnik, as remoções não estão respeitando os direitos humanos em diversas cidades-sedes como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Natal e Fortaleza.
- Estou particularmente preocupada com o que parece ser um padrão de atuação, de falta de transparência e de consulta, de falta de diálogo, de falta de negociação justa e de participação das comunidades afetadas em processos de desalojamentos executados ou planejados em conexão com a Copa e os Jogos Olímpicos - avaliou.
A relatora explicou que diversos inquilinos estão recebendo uma proposta de indenização muito baixa e que já enviou uma carta ao governo brasileiro em dezembro, mas ainda não obteve resposta.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/rio2016/mat/2011/04/26/onu-diz-que-brasil-esta-desalojando-pessoas-forca-para-copa-olimpiadas-924321960.asp#ixzz1KfEJtKr3
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário