Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Modelo Nazista Para a Educação Orientada Para Resultados

O Modelo Nazista Para a Educação Orientada Para Resultados

Autora: Berit Kjos


Autora: Berit Kjos — Kjos Ministries, em http://www.crossroad.to/text/articles/tnmfobe1196.html
Tradução: Walter Nunes Braz Jr.
Data de publicação: 4/7/2004
Revisão: http://www.TextoExato.com
A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/EducacaoNazista.asp


A história continua se repetindo, mas poucos dão ouvidos às suas advertências. Se nossos líderes prestassem atenção, saberiam que o esforço maciço atual de transformar a cultura pela estatização da educação trará repressão, não a liberdade. Veriam que as estratégias manipuladoras do sistema pedagógico conhecido com "Domínio da Aprendizagem" criarão fantoches humanos, não pensadores independentes.


Apesar da explosão da informação, o mundo ocidental não ouviu a mensagem. Talvez nossos principais agentes de mudança não saibam o que as estratégias enganadoras e os currículos emburrecidos farão às nossas crianças. Talvez não tenham observado que as similaridades entre essas estratégias educacionais e as táticas nazistas para moldar as mentes dos jovens e ensinar a conformidade com o grupo. Talvez as manipulações psicológicas de hoje sejam simplesmente uma expressão moderna da "sabedoria humana" sem orientação bíblica. Entretanto, parece claro que os agentes de mudança de hoje compartilham com os nazistas uma característica trágica: a falta da honestidade e integridade que uma vez fizeram este país seguro para crianças.


Não é segredo que a propaganda e a doutrinação eram as duas pedras de esquina da educação nazista. O objetivo de Hitler era o nacional-socialismo, um estado fascista que dominaria o mundo. Aprendendo suas lições dos revolucionários soviéticos, ele sabia que somente promessas falsas e visões enganadoras poderiam ganhar o apoio das massas crédulas e construir um exército submisso de jovens radicais. Que nossos líderes educacionais e políticos se inclinariam para o mesmo padrão baixo é algo que continua escondido do público geral. Que o alvo deles é o socialismo global com vigilância do berço à sepultura é negado raivosamente pelos guardiões treinados e confiados das mentes das nossas crianças.


Se o público adormecido não acordar logo e resistir, será certamente tarde demais para fazer parar a maré de engano que se levanta e ameaça engolfar nossas crianças. Se for assim, o povo de Deus uma vez mais terá demonstrado as conseqüências cegas de chutar para fora a verdade e amar a mentira.


A fonte das citações seguintes é o livro Nazism: A History in Documents and Eyewitness Accounts (Nazismo: Uma História em Documentos e Relatos de Testemunhas Oculares), 1919-1945, publicado em 1983 e editado por J. Noakes e G. Pridham em cooperação com o Departamento de História e Arqueologia da Universidade de Exeter, na Inglaterra. Esse livro representa anos de pesquisa em documentos da era nazista. Muitas das citações seguintes foram encurtadas de modo a incluir o maior número possível de ilustrações dentro do espaço deste artigo. Os números das páginas aparecem no fim de cada citação.


Visto que esta comparação foi escrita para acompanhar meu livro, Brave New Schools (Admiráveis Escolas Novas), não incluí definições e explanações do novo sistema de educação americana/internacional. Todos os termos e palavras-chave são explicados em Brave New Schools e definidos em seu glossário.


As palavras em negrito que introduzem as citações referem-se aos vários aspectos do sistema global programado para ser implementado por volta do ano 2001. As citações representam o sistema nazista.


Acordem, pais!



Transforme o Mundo Por Meio da Transformação das Crianças


Transforme as crianças primeiro: "Os líderes nazistas reconheceram a dificuldade de doutrinar a geração mais velha... Estavam mais determinados em moldar a geração mais nova nas diretrizes nazistas. Como disse o líder da Liga dos Professores Nazistas, Hans Schemm: 'Aqueles que têm a juventude do seu lado controlarão o futuro.'" (416).


Crie o cidadão de classe mundial: "... crie um novo tipo de aluno..." (440).


Ensine Valores e Crenças Politicamente Corretos


Condicione os estudantes para a nova ordem social e econômica: "A juventude alemã não deve mais... ser confrontada com a escolha se deseja crescer em um espírito de materialismo ou idealismo, de racismo ou internacionalismo, de religioso ou sem deus, mas deve conscientemente ser moldada de acordo com os princípios que são reconhecidos como corretos... de acordo com os princípios da ideologia do nacional-socialismo." (432).


A censura aos modelos contrários: "O ensino... direcionado para encorajar 'uma consciência de ser alemão... Na seleção dos materiais de ensino eles devem evitar as obras que 'contradizem os sentimentos alemães ou paralisam as energias necessárias para auto-afirmação' e selecionar somente obras modernas que 'têm uma afinidade com o espírito da nova Alemanha'." (437).


Estabeleça um Sistema de Educação Orientado Para Resultados


Reestruture as escolas e nacionalize os testes e padrões: "O regime esforçou-se para afirmar seu controle sobre o sistema de educação com a reorganização e a centralização..." (433).


Aprendizado afetivo (centrado em sentimentos, de atitudes), não-cognitivo, ganha o certificado da graduação: "Muitos alunos acreditam que podem simplesmente cursar os oito anos e assegurar seu diploma escolar mesmo com mínimo desempenho intelectual... Os alunos que estão em posições de liderança... freqüentemente mostram comportamento sem modos e preguiça na escola. Em general, pode-se dizer que a disciplina na escola declinou em um nível alarmante..." (429).


Vínculo com o Programa Escola-Trabalho: "O novo movimento ofereceu perspectivas de emprego futuro em um tempo de maciço desemprego nos níveis de graduação." (440).


Implemente o Sistema "Domínio da Aprendizagem"


Condicione os estudantes a se transformarem em servidores da sociedade, não indivíduos — mas diga ao público o contrário: "'... a tarefa principal da escola é a educação da juventude no serviço do... Estado no espírito do nacional-socialismo.' Isto tornou clara a determinação nazista de desviar o foco da educação para fora das necessidades do indivíduo e do desenvolvimento de seu potencial como ser humano para as exigências da comunidade da nação e do Estado, da qual o indivíduo era membro e a qual deve se subordinar." (436).


Padrões politicamente corretos para o certo e o errado: "Os professores de Munique foram advertidos: 'De agora em diante não cabe a vocês decidir se algo é ou não verdadeiro, mas se é do interesse da revolução nacional-socialista.'" (446).


Defina objetivos (resultados) afetivos, não cognitivos: "Quanto mais entusiasmados eles ficarem, mais fáceis serão os exames e mais rápido passarão de ano e terão um emprego... A nova geração nunca fez muito uso da educação e da leitura. Agora nada é exigido deles; ao contrário, o conhecimento é publicamente condenado." (427).


Esqueça os fatos. Ensine atitudes e caráter "certos" por meio de experiências "sinta-se bem consigo mesmo": Um aspecto importante da educação nazista era o culto da "Experiência" como sendo mais crucial ao desenvolvimento do indivíduo do que o processo acadêmico de aprendizagem com seu enfoque no "conhecimento". Ao contrário do conhecimento que envolve o intelecto, a experiência envolvia o "sentimento" que fornecia sozinho o acesso às verdades profundas do nazismo que estavam baseadas essencialmente em unidade ideológica. Essa "experiência"... era considerada essencial à construção do caráter. (441).


Rejeite as velhas figuras de autoridade por meio do pensamento crítico e clarificação de valores: "Apelou ao desejo da juventude de ser independente do mundo adulto e explorou o conflito de gerações e a tendência típica dos jovens de desafiarem as figuras de autoridade, sejam pais ou professores." (429).


Confunda os valores dos estudantes por meio de estímulos chocantes e exercícios de clarificação de valores (incluindo a educação sexual e sobre a AIDS): "... particularmente os professores em escolas secundárias ficaram indispostos pela crueza de sua doutrinação." (433).


Infunda Novos Valores Por Meio do Aprendizado da "Vida Real"


Crie novas crenças e valores por meio da educação multicultural e global: "Novos cursos foram introduzidos em campos como estudos raciais, eugenia, e os estudos de defesa e havia uma nova ênfase na pré-história... Os cursos de Direito e Ciência Política foram adaptados para se ajustarem às mudanças introduzidas pelo regime." (446).


Artes, ofícios e experiência multicultural: "As pessoas contavam histórias, dançavam e faziam trabalhos manuais..." (423).


Ensine a Matemática por meio do currículo integrado: "Outros assuntos, como Matemática e língua estrangeira eram menos sujeitos à contaminação ideológica. Mesmo aqui, entretanto, a ideologia nazista podia entrar pela porta dos fundos, como fica claro nas seguintes questões em testes... 'Questão 95: A construção de um manicômio custa 6 milhões de marcos. Quantas casas de 15.000 marcos cada uma poderiam ser construídas com essa quantia?'." (438-439).


Aconselhamento de Colegas: "O slogan 'Os jovens devem ser liderados pelos jovens'... foi ecoado ritualmente e até certo ponto seguido na prática. Mas o espírito em que foi aplicado era muito diferente. Esses líderes jovens não representavam uma cultura autônoma da juventude, mas eram funcionários de uma burocracia oficial, regimentados por regras e regulamentos e que seguiam os padrões determinados no treinamento." (422).


Condicione os estudantes à conformidade: "É preferível que as pessoas não tenham uma vontade própria e se subordinem totalmente umas às outras." (428).


A Aprendizagem por Toda a Vida requer treinamento, teste, correção, mais teste e treinamento: "Se eles ainda não se tornassem nacionais-socialistas reais, então entravam no Serviço de Laborterapia e eram polidos lá... Se após seis ou sete meses, ainda restassem resíduos de consciência de classe ou orgulho no status, então a Wehrmacht [i] faria um tratamento mais profundo... e quando eles retornassem após dois ou quatro anos, então, para impedir que deslizassem de volta aos velhos hábitos novamente, eram levados imediatamente para a SA [ii], SS [iii], etc., e não ficariam livres outra vez para o resto de suas vidas." (417).


Exija o Serviço Comunitário


"Aprendizado de serviços": "A finalidade do Serviço de Laborterapia era parcialmente prática — para... fornecer uma fonte de mão de obra barata — mas principalmente ideológica. Era uma parte do culto da comunidade corrente no movimento da juventude agora manipulado pelos nazistas para seus próprios fins. Os estudantes seriam confrontados com a vida real e, sendo forçados a se misturarem com os segmentos menos privilegiados da comunidade, seriam lembrados de que estavam todos [os camaradas nacionais] juntos." (440-441).


Serviço compulsório: "O serviço na Juventude Hitlerista é um serviço honorário ao povo alemão. Todos os jovens são obrigados a partir dos dez até os dezenove anos de idade a servirem na Juventude Hitlerista [iv]." (420).


Formação do Caráter e Aprendizagem Cooperativa: "Não podemos lutar para sair desta crise profunda por meio do intelectualismo... A escola para o caráter... que é um teste prático da verdadeira camaradagem no trabalho e na vida é insubstituível... a verdadeira, grande e prática escola está... nos acampamentos de trabalho, porque aqui a instrução e as palavras cessam e ação inicia." (441).


Revise a História


Novo conteúdo: "... além de controlar e doutrinar a profissão do magistério, reorganizar o sistema educacional e estabelecer novas escolas de elite, o regime procurou influenciar a juventude por meio do conteúdo daquilo que era ensinado nas escolas." (436).


"Relevância" e revisão histórica: "O curso de História não deve parecer aos nossos jovens como uma crônica que amarra os eventos juntos indiscriminadamente, mas, como em uma peça de teatro, apenas os eventos importantes, aqueles que têm um impacto maior na vida, devem ser retratados." (438).


Treine Novamente os Professores


Primeiro doutrine os professores: "A tarefa real da NSLB [v] é criar o novo educador alemão no espírito do nacional-socialismo. Ela está sendo realizada com os mesmos métodos com os quais o movimento conquistou a nação inteira: doutrinação e propaganda." (432).


Garanta professores submissos. "O Partido Nazista... percebeu que poderia fazer pouco com os professores existentes se eles se conformassem apenas exteriormente. Portanto, concentrou-se em tentar transformar a profissão controlando a entrada e a promoção dentro dela por meio do processo de doutrinação política..." (444).


As táticas opressivas da NEA [vi]: "Os professores eram, entretanto, também sujeitos ao controle de sua associação profissional, a Liga Nacional-Socialista dos Professores (NSLB)... ela se expandiu por meio de uma mistura de propaganda e intimidação... As funções principais da liga eram, primeiro, a preparação de relatórios sobre a confiabilidade política dos professores para nomeações e promoções e, segundo, a doutrinação ideológica dos professores..." (431).


Conforme-se ou renuncie. "A maioria dos acadêmicos era apolítica ou aprovava pelo menos alguns aspectos do regime... Aqueles que não aprovavam eram forçados a se desligar ou eram intimidados ao silêncio." (445).


Silencie a Oposição


Bloqueie a influência negativa dos pais e da cultura tradicional: "... estes meninos ingressam na nossa organização aos dez anos... quatro anos mais tarde, passam da Jungvolk [vii] para a Juventude Hitlerista, e lá nós os mantemos por outros quatro anos. E então estamos menos preparados para colocá-los de volta nas mãos daqueles que criaram nossas barreiras de classe e de status..." (417).


Puna os pais que protegem seus filhos da doutrinação do Estado: "O pai ou responsável receberá uma multa de até 150 marcos, ou prisão, se deliberadamente violar a determinação número 9 deste decreto (matrícula na Juventude Hitlerista)." (420).


Escolas privadas e cristãs: "As escolas privadas e as confessionais sucumbiram gradualmente às várias pressões: a perda de subsídios do governo ou as deduções de impostos..." (434).


Enfrente as Conseqüências


Alguns resistem ao clima rude, imoral, e antiintelectual e às pressões para se conformarem: "Ao fim dos anos 30, um número crescente de estudantes estava começando a sentir asco pelo regimento, pelas pressões para se conformarem, pelo clima antiintelectual, pela rudeza do estilo do regime e por sua duplicidade moral." (443).


Estudantes arrogantes: "Os professores, em particular, estavam também preocupados com o desdém ao intelecto cultivado pela Juventude Hitlerista e pela arrogância exibida em relação a eles pelos alunos que eram líderes da Juventude." (429).



Notas do Tradutor


[i] Forças Armadas do Terceiro Reich.

[ii] Sturmabteilung, Tropa de Choque.

[iii] Schutzstaffel, Esquadrão de Proteção.

[iv] Hitler-Jugend, HJ. Grupo criado pelo Partido Nazista em 1926 para treinamento militar e doutrinação em nazismo. Mais informações podem ser encontradas em http://encyclopedia.thefreedictionary.com/Hitler%20Youth.

[v] National-Sozialistischer Lehrer-Bund, Liga de Professores Nacional-Socialista. Hans Schemm, presidente da NSLB até 1937, tinha como slogan “O Nacional-Socialismo é biologia aplicada”. Lembremos que o nazismo era evolucionista. Observe agora esta questão do vestibular da Unicamp de 2001 (http://www.convest.unicamp.br/vest_ant/2001/download/fase1.pdf):

"9. Desde 1995 alguns estados norte-americanos estão excluindo o ensino da teoria da evolução biológica dos seus currículos alegando, entre outras razões, que ninguém estava presente quando a vida surgiu na Terra. Alguns cientistas defendem a Teoria da Evolução argumentando que, se é necessário 'ver para crer’, então não poderemos acreditar na existência dos átomos, pois estes também não podem ser vistos." (adaptado de IstoÉ, 25/08/99).

"a) Apresente três evidências que apóiem a teoria da evolução biológica."

"b) A mutação gênica é considerada um dos principais fatores evolutivos. Por quê?"


[vi] Nacional Education Association, (Associação Nacional da Educação), dos EUA. Sobre a política da NEA, veja a cronologia da Educação Global da UNESCO em http://www.crossroad.to/Books/BraveNewSchools/Chronology.htm. Segue a tradução de alguns trechos:

"Todos nós, incluindo os 'proprietários', devemos estar sujeitos a um largo grau de controle social... Uma distribuição igualitária de renda será buscada... a maior função da escola é a orientação social do indivíduo. Ela deve procurar dar a ele a compreensão da transição para uma nova ordem social." (Willard Givens, ex-secretário executivo, 1934).


"Engolimos todas as formas de certezas venenosas fornecidas por nossos pais... Os resultados são frustração, inferioridade, neuroses e a incapacidade para... tornar o mundo adequado para viver..."


"Por muito tempo aceitou-se que os pais têm o direito perfeito de impor qualquer ponto de vista, quaisquer mentiras ou medos, superstições, preconceitos, ódios, ou fé aos seus filhos indefesos... As pessoas com culpas, medos, complexo de inferioridade projetam seus ódios sobre os outros... Tal reação transforma-se agora em uma ameaça perigosa para o mundo inteiro... " — Trecho do livro Learning Mastery (essa tradução é a citação da mesma obra em http://www.espada.eti.br/n1497.asp).


[vii] Em alemão, Povo Jovem, ou Nação Jovem. Outra organização nazista para adolescentes.




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A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".