Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ESCOLA SEM PARTIDO - ARTIGOS

Divulgaremos neste espaço artigos relacionados à questão da instrumentalização do ensino para fins político-partidários e ideológicos.

As páginas de EscolasemPartido.org estão abertas a todos os que tenham algo a dizer sobre o tema de que nos ocupamos, não importando a faixa do espectro político-ideológico em que se situem.



Dona Laila Bela homenagem de Reinaldo Azevedo a sua professora da 5ª série: "Laila Nicolau não ensinava a bater lata. Laila Nicolau não ensinava a sambar. Laila Nicolau não ensinava a contestar. Laila Nicolau não ensinava nada que pudéssemos aprender por nossa própria conta ou que pudesse nos ser ensinado por nossos iguais. Ela estava ali para oferecer um repertório novo e nos tirar daquela forma de solidão que era o nosso mundinho. Ou não terão os pobres nem mesmo o direito à transcendência?"
Pedagogia da USP: a epifania do crime Analisando uma tese de doutorado em Educação defendida na USP, o jornalista e sociólogo José Maria e Silva demonstra o estrago causado pela ideologia à pesquisa científica.
Uma nova velha batalha - Parte 1 Uma lúcida análise sobre a hegemonia esquerdista no meio acadêmico (por Augusto Araujo).
Uma nova velha batalha - Parte 2 Uma lúcida análise sobre a hegemonia esquerdista no meio acadêmico (por Augusto Araujo).
Uma nova velha batalha - Parte 3 Uma lúcida análise sobre a hegemonia esquerdista no meio acadêmico (por Augusto Araujo).
O livro didático e a educação no Brasil Artigo do Presidente da Academia Mineira de Letras, Murilo Badaró, sobre a pesquisa do instituto CNT/Sensus e a reportagem da revista Veja.
A doutrinação continua O prof. Nelson Lehmann escreve sobre o Guia para o Vestibular 2009, da Editora Abril: "Não chega a ser marxismo explícito. Mas o que perpassa todo o texto, seu pano de fundo constante, é a luta de classes" (10.09.2008).
Corações e Mentes - Percival Puggina escreve sobre a excelentereportagem da revista Veja (24.08.2008).
A neutralidade como dever - Artigo de Gustavo Ioschpe, publicado na revista Veja (edição 2074, de 20.08.2008)
A situação do ensino no Brasil: doutrinação ideológica e incapacidade de desenvolver competências Luis Lopes Diniz Filho, professor de geografia na Universidade Federal do Paraná, avalia e analisa os efeitos da doutrinação esquerdista sobre alunos do ensino médio (17.08.2008).
"Por que a direita não disputa o poder na Universidade?" -Leia a resposta de Reinaldo Azevedo a essa pertinente questão (24.07.2008).
"Quem controla o presente controla o passado." (G. Orwell)Durval Lourenço Pereira Jr. -- diretor e produtor do documentárioO "Lapa Azul" -- analisa, em monografia premiada, o esquecimento da memória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na literatura didática. Clique aqui.
O ensino da História do Brasil Durval Lourenço Pereira Jr. -- produtor e diretor do documentário O Lapa Azul -- fala sobre o esforço de educadores e autores de livros didáticos para apagar ou denegrir a memória dos vultos nacionais. Afinal, heroísmo só vale se for de esquerda, certo? (15.06.2008)
Molestamento ideológico nas escolas Comentário de Reinaldo Azevedo sobre o abaixo-assinado dos ex-alunos do Colégio de São Bento no Rio de Janeiro.
Educação ou lavagem cerebral? O Prof. Juan Ygnacio KofflerAnazco faz um preocupante diagnóstico da educação no continente sul-americano.
História e histórias Artigo de Reinaldo Azevedo (09/10/2007).
Civilização, barbárie e relativismo: conteste seu professor petralha! Artigo de Reinaldo Azevedo (09/10/2007).
As elites socialistas Excelente artigo do jornalista Carlos Alberto Sardenberg, publicado no Globo de 20/09/2007.
Reação débil e tardia Artigo do filósofo Olavo de Carvalho sobre a denúncia de Ali Kamel, publicado no Jornal do Brasil, edição de 20/09/2007.
O MEC acorda tarde Editorial publicado no jornal O Estado de São Paulo, de 20/09/2007, sobre a cartilha esquerdista de Mário Schmidt.
Lata de lixo da História Leia editorial da Folha de São Paulo (20/09/2007) sobre a cartilha esquerdista de Mário Schmidt, denunciada por Ali Kamel.
Neutralidade e Ortodoxia Artigo do filósofo Olavo de Carvalho publicado no Jornal da Tarde de 17/09/1998.
Política Partidária e Ideologia na Educação Ignez Martins Tollini traça um panorama internacional sobre a doutrinação político-ideológica nas escolas. E conclui: "A intervenção de política partidária e de ideologia nas instituições educacionais pode trazer graves conseqüências para a formação de cidadãos pensantes livres, pela possibilidade de criar barreiras para que alunos e professores exponham seus próprios pensamentos ou para que debatam suas idéias com colegas."
Enquete no Orkut: o que os atuais "paradigmas pedagógicos" têm a ver com a crise na educação O criador da comunidade EscolasemPartido no Orkut, Fabio Lins, apresenta e comenta o resultado de interessante pesquisa de opinião.
O intelectual do século XXI (Claudio Téllez ) - Quando alguém vem com o conto de que a educação é um ato político, podemos muito bem perguntar: “De qual visão política, cara-pálida?”
Consciência reprimida: duas notas (Olavo de Carvalho) - "No dia 13 de dezembro de 2000, a 5a. Câmara Criminal de Justiça de Porto Alegre, julgando o pedido de "habeas corpus" impetrado pelo advogado Paulo Couto e Silva, decidiu que não é crime dizer que as pessoas que usam crianças para a propaganda de ideologias violentas estão fazendo exatamente isso."
Brasileiro precisa de proselitismo ideológico, não de aula de matemática (Reinaldo Azevedo) - Jornalista fala sobre a introdução das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio.
Condições favoráveis à doutrinação (Lucas G. Freire) -Mensagem enviada ao EscolasemPartido.org examina alguns dos fatores que facilitam a atuação do professor militante.
Pesquisa sobre doutrinação no Orkut - O criador da comunidade EscolasemPartido no Orkut, Fabio Lins, apresenta o resultado de uma pesquisa feita entre seus membros (dados coletados até o dia 08.06.2007).
Uma glória da educação nacional (Olavo de Carvalho) - O filósofo Olavo de Carvalho escreve, no JB de 03/05/2007, sobre o caso Pentágono/COC.
Gramsci, o parasita do amarelão ideológico Artigo de Reinaldo Azevedo (Veja, 16/05/2007): "O moderno esquerdista brasileiro, essa contradição em termos, esse Jeca Tatu com laptop, tem ainda em Antonio Gramsci (1891-1937) a sua principal referência. O comunista italiano é o parasita do amarelão ideológico nativo. Parte da nossa anêmica eficiência na educação, na cultura, no serviço público e até na imprensa se deve a essa ancilostomose democrática."
Um exemplo de como age um sindicato dentro da USP - Comentário de Reinaldo Azevedo sobre ação de grevistas nocampus da Universidade de São Paulo, filmada por alunos da Escola Politécnica.
O Estudante e o Velho Professor (Miguel Reale) - Texto do filósofo e jurista Miguel Reale
Enquanto a Zé-Lite dorme - O filósofo Olavo de Carvalho aponta as origens históricas e conseqüências culturais e sociais da instrumentalização do conhecimento para fins político-ideológicos.
A Ciência como Vocação - Leia transcrição parcial de texto clássico de autoria do sociólogo alemão Max Weber sobre o papel do professor em sala de aula.
O Desabafo de um Professor Universitário - Em mensagem enviada ao EscolasemPartido.org, professor universitário lamenta "o clima sufocante que o ativismo esquerdista fez pairar sobre nossas instituições de ensino".
Por uma Escola sem Partido (miguel) - Artigo de autoria do coordenador do EscolasemPartido.org, publicado no Jornal do Comércio, de São Paulo, no site Mídia Sem Máscara e reproduzido em vários outros sites blogs.
História Distorcida (Thomas Sowell) - Um estudante dificilmente se interessará pela idéia de "transformar o mundo" se não for convencido da maldade deste mundo. Com esse objetivo, educadores ideologicamente comprometidos com a “construção de um mundo melhor” se unem para atacar o presente, o passado e o futuro da civilização ocidental. Nesse esforço multidisciplinar, cabe ao professor de História a tarefa de deslegitimar o presente mediante a difamação do passado; e para alcançar esse resultado nada funciona melhor do que apresentar fatos ocorridos em tempos remotos à luz de critérios e valores do presente. Assim, por exemplo, na História da América, a conduta do colonizador europeu do século XVII é julgada segundo a mentalidade “politicamente correta” do século XXI. Os alunos não percebem o truque e acabam, naturalmente, escandalizados. É isto que o economista americano Thomas Sowell chama de “distorcer a História”.

A Revolução Silenciosa (Diego Casagrande) - Em artigo contundente, o jornalista Diego Casagrande denuncia: nossas crianças "vêm sendo submetidas ao lixo pedagógico do socialismo, do mofo, do atraso, que vê no coletivismo econômico a saída para todos os males. E pouco importa que este modelo não tenha produzido uma única nação onde suas práticas melhoraram a vida da maioria da população. Ao contrário, ele sempre descamba para o genocídio ou a pobreza absoluta para quase todos."
Evolução do Ensino de Matemática - Parece exagero, mas não é. Nem a matemática escapou da instrumentalização do ensino para fins político-ideológicos.
Lavagem Cerebral na Sala de Aula (Thomas Sowell) - "Por todo o país, da escola fundamental à universidade, estudantes relatam a existência de doutrinação política em salas de aula. Que ela seja quase sempre feita pela esquerda é de somenos importância. O fato de que seja doutrinação ou propaganda política, ao invés de assunto acadêmico, é que é crucial."
A palestra de Frei Betto na escola marista de Porto Alegre: saudades do comunismo (Diego Casagrande) - Na comemoração dos seus 60 anos, o Colégio Champagnat de Porto Alegre convidou Frei Betto para ser o principal palestrante. O jornalista Diego Casagrande comenta o episódio.
Memória do Movimento Estudantil: UNE, de Getúlio a Lula(Félix Maier) - Para conhecer melhor a UNE e, desta forma, colaborar com a Memória do Movimento Estudantil, nada melhor do que acompanhar a trajetória deste onagro vermelho.
Carta de Um Aluno sob Pressão da Esquerda -
Eu e Ed (Rodrigo Constantino) -
Educação X Marxismo (Pedro Paulo Rocha) -
Faça-se Obscenamente Milionário (Santos Mercado) - Economista mexicano mostra a estudantes idealistas, vítimas preferenciais da doutrinação ideológica, o que pode ser feito para melhorar o mundo.
Pedofilia Intelectual (Claudio Tellez) -
Ciência ou Ideologia, ou: O que as Universidades promovem? (Lucas Mendes) -
O Desmonte da Universidade (Denis Lerrer Rosenfield) - Artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo (24/01/2005) analisa a reforma universitária proposta pelo governo: "Com um vocabulário pretensamente social, o projeto visa a ideologizar o ensino superior, estabelecer formas de controle partidário por organizações ditas sociais e abolir o mérito como critério de conhecimento."
Escola da Ilusão Perdida (Xico Graziano) - Artigo do ex-Presidente do INCRA sobre a "universidade" recém criada pelo MST: "O intento do ensino não será a consolidação dos agricultores assentados, seus apadrinhados, mas sim o refinamento da ideologia socialista. E dos métodos da ação revolucionária." (FSP, 23/01/2005)
O Gosto pela História (Mário Jorge Pires) - "Nas últimas décadas, sofremos os efeitos de uma ênfase exagerada numa historiografia baseada na "grande síntese" e na filosofia da história. Na época da ditadura, passou-se da história fincada no culto aos grandes heróis ao seu extremo oposto. No plano do ensino, o resultado foi uma linha de trabalho em que a interpretação independia do fato."
Os Bárbaros já Chegaram (José Roberto Pinto de Góes, professor da Uerj) - "No Brasil, neste limiar do século XXI, nada mais escandaliza. A UnB não criou uma comissão para conferir atestados de pureza racial e ficou por isso mesmo? A Uerj também é assim, ocupada por grupos de militantes intolerantes e impacientes para iniciar uma revolução purificadora. Levam Che no peito e Mussolini no coração..."
Para que serve a História: Para nada... (Ricardo da Costa) - Palestra proferida na UFES em mesa-redonda no dia 27 de novembro de 2003 na cerimônia de início do segundo semestre letivo de 2003 do curso de História. Evento promovido pelo Centro Acadêmico dos Estudantes de História.
O conhecimento histórico e a compreensão do passado(Ricardo da Costa) - Palestra proferida no dia 02 de abril de 2004 na mesa-redonda Hélio Oiticica do Seminário "A importância da teoria para a produção artística e cultural", evento organizado peloProf. William Golino, do Centro de Artes da UFES.
Pedagogia do Oprimido? (Marco Aurélio Antunes) -
Uma Fábula Revisitada (Thomas Sowell) - "The Ant and the Grasshopper", extraída do livro "Is Reality Optional? and other essays". Traduzida e adaptada por Miguel Nagib.
Uma Revolução sem Sangue (Alexandre Magalhães Seixas) -
Escola sem Partido? (Nelson Lehmann) -
Método Paulo Freire, ou Método Laubach? (David Gueiros Vieira) -
O Professor Militante (Onyx Lorenzoni) -
As Libélulas da USP (Félix Maier) -
A Revolução Cultural Brasileira (Jorge Baptista Ribeiro) -
Fábrica de Bárbaros (Álvaro Velloso de Carvalho) -
Por uma Educação Liberal (J. O. de Meira Penna) -
Engenharia da Delinqüência (Olavo de Carvalho) -
Ideário do Absurdo (Olavo de Carvalho) -
Educação e Consciência - Entrevista do filósofo Olavo de Carvalho -
Como se Faz a Doutrinação (Nelson Lehmann) -
Ensinar X Doutrinar: Vícios da Educação Escolar para a Cidadania (Nelson Lehmann) -
A Posição do MEC (Nelson Lehmann) -
A Doutrinação Ideológica nas Escolas (Nelson Lehmann) -

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A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".