Divulgaremos neste espaço artigos relacionados à questão da instrumentalização do ensino para fins político-partidários e ideológicos. As páginas de EscolasemPartido.org estão abertas a todos os que tenham algo a dizer sobre o tema de que nos ocupamos, não importando a faixa do espectro político-ideológico em que se situem. |
Dona Laila - |
Pedagogia da USP: a epifania do crime - |
Uma nova velha batalha - Parte 1 - |
Uma nova velha batalha - Parte 2 - |
Uma nova velha batalha - Parte 3 - |
O livro didático e a educação no Brasil - |
A doutrinação continua - |
Corações e Mentes - Percival Puggina escreve sobre a excelentereportagem da revista Veja (24.08.2008). |
A neutralidade como dever - Artigo de Gustavo Ioschpe, publicado na revista Veja (edição 2074, de 20.08.2008) |
A situação do ensino no Brasil: doutrinação ideológica e incapacidade de desenvolver competências - |
"Por que a direita não disputa o poder na Universidade?" - |
"Quem controla o presente controla o passado." (G. Orwell)- |
O ensino da História do Brasil - |
Molestamento ideológico nas escolas - |
Educação ou lavagem cerebral? - |
História e histórias - |
Civilização, barbárie e relativismo: conteste seu professor petralha! - |
As elites socialistas - |
Reação débil e tardia - |
O MEC acorda tarde - |
Lata de lixo da História - |
Neutralidade e Ortodoxia - |
Política Partidária e Ideologia na Educação - |
Enquete no Orkut: o que os atuais "paradigmas pedagógicos" têm a ver com a crise na educação - |
O intelectual do século XXI (Claudio Téllez ) - |
Consciência reprimida: duas notas (Olavo de Carvalho) - |
Brasileiro precisa de proselitismo ideológico, não de aula de matemática (Reinaldo Azevedo) - |
Condições favoráveis à doutrinação (Lucas G. Freire) - |
Pesquisa sobre doutrinação no Orkut - O criador da comunidade EscolasemPartido no Orkut, Fabio Lins, apresenta o resultado de uma pesquisa feita entre seus membros (dados coletados até o dia 08.06.2007). |
Uma glória da educação nacional (Olavo de Carvalho) - O filósofo Olavo de Carvalho escreve, no JB de 03/05/2007, sobre o caso Pentágono/COC. |
Gramsci, o parasita do amarelão ideológico - |
Um exemplo de como age um sindicato dentro da USP - Comentário de Reinaldo Azevedo sobre ação de grevistas nocampus da Universidade de São Paulo, filmada por alunos da Escola Politécnica. |
O Estudante e o Velho Professor (Miguel Reale) - Texto do filósofo e jurista Miguel Reale |
Enquanto a Zé-Lite dorme - O filósofo Olavo de Carvalho aponta as origens históricas e conseqüências culturais e sociais da instrumentalização do conhecimento para fins político-ideológicos. |
A Ciência como Vocação - Leia transcrição parcial de texto clássico de autoria do sociólogo alemão Max Weber sobre o papel do professor em sala de aula. |
O Desabafo de um Professor Universitário - Em mensagem enviada ao EscolasemPartido.org, professor universitário lamenta "o clima sufocante que o ativismo esquerdista fez pairar sobre nossas instituições de ensino". |
Por uma Escola sem Partido (miguel) - |
História Distorcida (Thomas Sowell) - Um estudante dificilmente se interessará pela idéia de "transformar o mundo" se não for convencido da maldade deste mundo. Com esse objetivo, educadores ideologicamente comprometidos com a “construção de um mundo melhor” se unem para atacar o presente, o passado e o futuro da civilização ocidental. Nesse esforço multidisciplinar, cabe ao professor de História a tarefa de deslegitimar o presente mediante a difamação do passado; e para alcançar esse resultado nada funciona melhor do que apresentar fatos ocorridos em tempos remotos à luz de critérios e valores do presente. Assim, por exemplo, na História da América, a conduta do colonizador europeu do século XVII é julgada segundo a mentalidade “politicamente correta” do século XXI. Os alunos não percebem o truque e acabam, naturalmente, escandalizados. É isto que o economista americano Thomas Sowell chama de “distorcer a História”. |
A Revolução Silenciosa (Diego Casagrande) - Em artigo contundente, o jornalista Diego Casagrande denuncia: nossas crianças "vêm sendo submetidas ao lixo pedagógico do socialismo, do mofo, do atraso, que vê no coletivismo econômico a saída para todos os males. E pouco importa que este modelo não tenha produzido uma única nação onde suas práticas melhoraram a vida da maioria da população. Ao contrário, ele sempre descamba para o genocídio ou a pobreza absoluta para quase todos." |
Evolução do Ensino de Matemática - Parece exagero, mas não é. Nem a matemática escapou da instrumentalização do ensino para fins político-ideológicos. |
Lavagem Cerebral na Sala de Aula (Thomas Sowell) - "Por todo o país, da escola fundamental à universidade, estudantes relatam a existência de doutrinação política em salas de aula. Que ela seja quase sempre feita pela esquerda é de somenos importância. O fato de que seja doutrinação ou propaganda política, ao invés de assunto acadêmico, é que é crucial." |
A palestra de Frei Betto na escola marista de Porto Alegre: saudades do comunismo (Diego Casagrande) - Na comemoração dos seus 60 anos, o Colégio Champagnat de Porto Alegre convidou Frei Betto para ser o principal palestrante. O jornalista Diego Casagrande comenta o episódio. |
Memória do Movimento Estudantil: UNE, de Getúlio a Lula(Félix Maier) - Para conhecer melhor a UNE e, desta forma, colaborar com a Memória do Movimento Estudantil, nada melhor do que acompanhar a trajetória deste onagro vermelho. |
Carta de Um Aluno sob Pressão da Esquerda - |
Eu e Ed (Rodrigo Constantino) - |
Educação X Marxismo (Pedro Paulo Rocha) - |
Faça-se Obscenamente Milionário (Santos Mercado) - Economista mexicano mostra a estudantes idealistas, vítimas preferenciais da doutrinação ideológica, o que pode ser feito para melhorar o mundo. |
Pedofilia Intelectual (Claudio Tellez) - |
Ciência ou Ideologia, ou: O que as Universidades promovem? (Lucas Mendes) - |
O Desmonte da Universidade (Denis Lerrer Rosenfield) - Artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo (24/01/2005) analisa a reforma universitária proposta pelo governo: "Com um vocabulário pretensamente social, o projeto visa a ideologizar o ensino superior, estabelecer formas de controle partidário por organizações ditas sociais e abolir o mérito como critério de conhecimento." |
Escola da Ilusão Perdida (Xico Graziano) - Artigo do ex-Presidente do INCRA sobre a "universidade" recém criada pelo MST: "O intento do ensino não será a consolidação dos agricultores assentados, seus apadrinhados, mas sim o refinamento da ideologia socialista. E dos métodos da ação revolucionária." (FSP, 23/01/2005) |
O Gosto pela História (Mário Jorge Pires) - "Nas últimas décadas, sofremos os efeitos de uma ênfase exagerada numa historiografia baseada na "grande síntese" e na filosofia da história. Na época da ditadura, passou-se da história fincada no culto aos grandes heróis ao seu extremo oposto. No plano do ensino, o resultado foi uma linha de trabalho em que a interpretação independia do fato." |
Os Bárbaros já Chegaram (José Roberto Pinto de Góes, professor da Uerj) - "No Brasil, neste limiar do século XXI, nada mais escandaliza. A UnB não criou uma comissão para conferir atestados de pureza racial e ficou por isso mesmo? A Uerj também é assim, ocupada por grupos de militantes intolerantes e impacientes para iniciar uma revolução purificadora. Levam Che no peito e Mussolini no coração..." |
Para que serve a História: Para nada... (Ricardo da Costa) - Palestra proferida na UFES em mesa-redonda no dia 27 de novembro de 2003 na cerimônia de início do segundo semestre letivo de 2003 do curso de História. Evento promovido pelo Centro Acadêmico dos Estudantes de História. |
O conhecimento histórico e a compreensão do passado(Ricardo da Costa) - Palestra proferida no dia 02 de abril de 2004 na mesa-redonda Hélio Oiticica do Seminário "A importância da teoria para a produção artística e cultural", evento organizado peloProf. William Golino, do Centro de Artes da UFES. |
Pedagogia do Oprimido? (Marco Aurélio Antunes) - |
Uma Fábula Revisitada (Thomas Sowell) - "The Ant and the Grasshopper", extraída do livro "Is Reality Optional? and other essays". Traduzida e adaptada por Miguel Nagib. |
Uma Revolução sem Sangue (Alexandre Magalhães Seixas) - |
Escola sem Partido? (Nelson Lehmann) - |
Método Paulo Freire, ou Método Laubach? (David Gueiros Vieira) - |
O Professor Militante (Onyx Lorenzoni) - |
As Libélulas da USP (Félix Maier) - |
A Revolução Cultural Brasileira (Jorge Baptista Ribeiro) - |
Fábrica de Bárbaros (Álvaro Velloso de Carvalho) - |
Por uma Educação Liberal (J. O. de Meira Penna) - |
Engenharia da Delinqüência (Olavo de Carvalho) - |
Ideário do Absurdo (Olavo de Carvalho) - |
Educação e Consciência - Entrevista do filósofo Olavo de Carvalho - |
Como se Faz a Doutrinação (Nelson Lehmann) - |
Ensinar X Doutrinar: Vícios da Educação Escolar para a Cidadania (Nelson Lehmann) - |
A Posição do MEC (Nelson Lehmann) - |
A Doutrinação Ideológica nas Escolas (Nelson Lehmann) - |
Nenhum comentário:
Postar um comentário