Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A tática humanitária e a estratégia terrorista

MÍDIA SEM MÁSCARA

Em síntese, estamos ante uma ofensiva terrorista e uma campanha de propaganda orientada a quebrar a vontade de luta do Estado contra as guerrilhas, pela via política.

A libertação do sargento Pablo Emilio Moncayo e do soldado Josué Daniel Calvo não é um ato de humanidade, tampouco mérito de "Colombianos e Colombianas pela Paz", e menos ainda uma ação unilateral que mostre boa-vontade das FARC. Nada disso. É outro episódio da "tática humanitária", planejada pela guerrilha, dentro de sua calculada estratégia terrorista.

Três objetivos estão por trás da parafernália humanitária. Primeiro, avançar no reconhecimento das FARC como força beligerante. As libertações serão aproveitadas para intimar os candidatos presidenciais a realizar o chamado "acordo humanitário", sobre a base de que o novo governo as gradue como uma organização política alçada em armas e não como um grupo terrorista.

Nessa linha, desejam esgrimir o "acordo" para permitir que "países amigos" intervenham na "saída negociada", o qual lhes outorga de entrada o status político e um tratamento de igual para igual com o Estado. Sonham com o chamado "Grupo Contadora", acordado por Hugo Chávez e Iván Márquez em novembro de 2007. Com a participação de vários dos governos de esquerda no hemisfério, quiseram integrar um conjunto de países destinado a reconhecer as FARC como beligerantes e pressionar o governo da Colômbia a uma negociação.

O segundo propósito é posicionar a "saída negociada ao conflito social e armado" na campanha presidencial. Como no passado, querem que os candidatos emulem em matéria de segurança e paz, a partir das proposições das FARC. Para consegui-lo, repetem a manobra que realizaram em março de 2006. Nessa oportunidade, dois agentes da polícia foram libertados no Putumayo em instância do candidato Álvaro Leyva. A firmeza cidadã em rechaçar os seqüestradores fez a ação fracassar.

Romper essa firmeza contra o crime, dividindo os cidadãos entre partidários e contraditores do acordo humanitário e do diálogo com as guerrilhas, é o terceiro objetivo. Buscam obter legitimidade, demonstrar que são atores políticos e pressionar o governo mobilizando setores da população a favor da negociação e da "solução política". É a paz como palavra de ordem de agitação e mobilização.

Com a tática humanitária e a palavra de ordem do diálogo, pretendem transferir a responsabilidade dos seqüestros e da violência guerrilheira ao governo e aos candidatos presidenciais que não se alinhem com as demandas farianas. Os assinalamentos de que Uribe, antes de finalizar seu período, deve celebrar o "acordo humanitário", procura "provar" que ele foi o obstáculo e sublinhar a necessidade de um novo governo que "aposte na paz e não na guerra", certamente, que não será um que continue com a Política de Segurança Democrática, senão que aceite seu desmonte como ponto de partida para um processo de paz. Um governo de apaziguadores.

A guerrilha repete o mesmo estribilho. Sempre, antes das eleições presidenciais, a organização terrorista reclama negociação, assinala que está disposta a abordar em uma mesa de diálogo a "solução das causas que deram origem ao conflito" e que requer-se um presidente que tenha real vontade de resolver os problemas dos colombianos como requisito para pactuar a paz. Todos esses não são mais do que recursos táticos empregados no marco de seu plano estratégico, não para alcançar a paz, senão para escalar a guerra.

Do mesmo modo ocorre com as ações terroristas. Cada final e começo de um novo governo está marcado por atentados e massacres. O "menino-bomba" que morreu em El Charco e o carro-bomba que deixou 9 mortos em Buenaventura, procuram demonstrar que a Política de Segurança Democrática fracassou, e que seria inevitável a negociação com as FARC. Com isso também querem manipular, através do medo, a vontade dos cidadãos.


Embora, em princípio, os atentados fortaleçam o rechaço às FARC, Alfonso Cano e Mono Jojoy sabem que, se são capazes de aumentar suficientemente a freqüência e elevar o número de vítimas, podem afetar a vontade dos cidadãos. Daí que as Nações Unidas tenham razão quando advertem sobre a possível execução de mais atos de violência.

Em síntese, estamos ante uma ofensiva terrorista e uma campanha de propaganda orientada a quebrar a vontade de luta do Estado contra as guerrilhas, pela via política.

Embora Álvaro Uribe tenha lhes devolvido o balão e neutralizado temporariamente a manobra fariana, ao aceitar a possibilidade de um acordo humanitário, a atitude responsável seria que os candidatos rechacem o acordo de forma unânime; exijam a libertação imediata e sem condições de todos os seqüestrados e restrinjam qualquer diálogo à decisão irrevogável da guerrilha de renunciar à violência e de desmobilizar-se. Assim se acaba com o aproveitamento, por parte das FARC, das contradições e com a utilização do acordo humanitário e do diálogo como uma tática a serviço de uma estratégia de guerra.

* - Professor de Análise do Terrorismo - Universidade de Rosário

Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".