Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

terça-feira, 2 de março de 2010

O suposto

Fonte: MÍDIA SEM MÁSCARA


Consultando-se no "Aurélio" o significado da expressão SUPOSTO, encontramos:
[Do lat. suppostu.]Adjetivo. 1.Hipotético, fictício. 2.Supositício (1). 3.Bras. N.E. Diz-se do dente postiço: "enquanto chorava o abandono, o riso morto na boca de dentes supostos, os olhos constantemente vermelhos... os cabelos sem pente permaneciam numa rebeldia feroz" (Mílton Dias, As Cunhãs, pp. 54-55).

Substantivo masculino
. 4.Aquilo que subsiste por si; substância. 5.Coisa suposta. Advérbio. 6.Ainda que; embora; suposto que: "a dureza de certo o não vira, suposto voltasse para ele muitas vezes ....a face" (Livro Negro de Padre Dinis, p. 215).

Suposto que. 1. Na suposição ou hipótese de que; dado o caso que; dado que; admitido que. 2. Suposto (6).

Das diversas definições aurelianas de 
SUPOSTO, seguramente Supositício, seja a palavra menos conhecida do dia-a-dia da língua "brasileira", portanto, aí vai seu significado aurélico:

[Do lat. suppositiciu.] 
Adjetivo.1. Atribuído falsamente a alguém; suposto. Fingido, falso. [Sin. ger.: supositivo.]

Atualmente, na imprensa brasileira, a palavra 
SUPOSTO e suas derivações são das mais utilizadas no vocabulário jornalístico, chegando ao ponto de, no segundo dia do ano, em pleno Jornal Nacional, o apresentador Márcio Gomes ler uma notícia sobre um fato ocorrido na Colômbia em que "um ataque das Forças Armadas matou 22 supostosguerrilheiros das Forças Revolucionárias da Colômbia".
Passa-se a impressão de que no país vizinho não existe um movimento guerrilheiro e que, supostamente, as FA colombianas realizaram uma mortandade contra pessoas indefesas, de boa índole e que não se sabia quem eram. Tem razão o JN, não são somente guerrilheiros, são também narcotraficantes.

Para verificarmos a imparcialidade da mídia, vejamos algumas notícias do último dia de 2009:

Correio Braziliense - 31 Dez 2009

No Senado, a alardeada CPI da Petrobras, instalada para apurar 
supostas irregularidades na gestão da estatal, terminou melancolicamente.

O relatório final da comissão pede ao Ministério Público Federal uma apuração sobre 
suposto ato de prevaricação por parte de integrantes da Aneel e solicita ao órgão a criação de um mecanismo para compensar o consumidor pelos valores
 indevidos.

Jornal de Brasília - 31 Dez 2009

O governador Arruda, emocionado, considerou que as denúncias do 
suposto esquema de caixa dois foram combinadas para impedi-lo de continuar na política - que atualmente o "enoja".

O Estado de São Paulo - 31 Dez 2009

A Justiça argentina fechou formalmente o caso de 
suposto enriquecimento ilícito contra a presidente do país, Cristina Kirchner, e seu marido e antecessor, Néstor Kirchner.

O padrasto da criança afirmou ter inserido as agulhas no corpo do enteado em um 
suposto ritual de magia negra.

Já quando o assunto é sobre as FORÇAS ARMADAS não se supõe nada, afirma-se tudo, pois a certeza existe.

Vejamos no mesmo Correio Braziliense, de 31 de dezembro de 2009, parte do artigo intitulado "Desconforto na Caserna", de autoria de Danille Santos, 
no qual coloquei alguns supostos:

"O 
suposto desconforto criado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, dentro do governo após questionar o Programa Nacional de Direitos Humanos intrigou supostos especialistas, que classificaram o episódio como um suposto retrocesso para a democracia. No último dia 22, Jobim se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e colocou o cargo à disposição. O mesmo fizeram os comandantes das três forças nacionais, Marinha, Exército e Aeronáutica.
Os trechos que contrariaram o bloco militar referem-se à apuração de supostos crimes e supostas violações de direitos humanos no período da suposta ditadura, entre 1964 e 1985. O principal deles trata da criação de uma comissão que terá amplos poderes para apurar supostos casos de violação dos direitos humanos durante a supostaditadura e, se preciso, punir. Outro pede a revogação de leis remanescentes do período do regime. Na visão dos militares, a medida abre uma brecha para mudanças na Lei da Anistia. Por último, o documento sugere uma lei que proíba o nome de pessoas que supostamente tenham praticado crimes de lesa-humanidade em prédios públicos e ruas, além da alteração de nomes já atribuídos".

Aliás, existem várias 
suposições sobre o episódio supostamente acima descrito:

- será que o apedeuta-mór, por falta de saco ou deficiência de leitura, assinou, mais uma vez, um documento sem ler?

- será que Luís Ignácio ignorava os termos da negociação entre os Ministérios da Defesa, Justiça e Secretaria Nacional de DH?

- será que Luís Ignácio ignorou, por livre e espontânea vontade, os termos da negociação entre os Ministérios da Defesa, Justiça e Secretaria Nacional de DH?

- será que "o cara" foi enganado pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff?

- será que não é mais uma manobra do beócio na tentativa de se passar por bonzinho diante do "
bando de generais"?

- será que não se trata de mais outra ação desencadeada com a finalidade de elevar, midiaticamente, ainda mais, os "franklinados" 
(1) índices de popularidade do Superlulla, ornando-lhe com o cognome de "O Vingador dos Torturados"?
- será uma jogada para que Jobim seja instado à vice da Dilma?

- ou será uma tentativa do Noço Guia para tornar-se imortal, pois, ajudando a reescrever a história, tem tudo para ganhar um assento na Academia Brasileira de Letras?

Eu suponho que, na verdade, o apedeuta-mor é um grande s
upositício!

Notas:

(1) - 
O mesmo que fabricado.

(*) Jacornélio é um suposto articulista, que usa dentes supostos, que não é supositício (falso ou fingido) e, ainda, supõe ser o Diretor-Geral do Fundo Nacional de Pensão dos Anistiados Políticos (FUNPAPOL).

Revisão: Paul Word Spin Houaiss

Brasília, 06 de janeiro de 2010.

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".