Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Equador determina que Estados Unidos fechem base militar

Do portal INFOREL
Marcelo Rech, da Cidade do Panamá em 31/07/2008


Nesta quarta-feira, o presidente do Equador, Rafael Correa, notificou o governo dos Estados Unidos para que fechem a Base de Manta, dando por concluído o acordo militar entre os dois países.

As operações devem ser encerradas em agosto de 2009 e os Estados Unidos terá até novembro para retirar todo o seu pessoal. O Posto Avançado norte-americano será transferido para a Força Aérea Equatoriana.

Também conhecida como Base Militar Eloy Alfaro, Manta funciona como base aérea militar e aeroporto internacional. Foi inaugurada pela Força Aérea Equatoriana em 28 de outubro de 1978.

O acesso e uso da pista e instalações à Força Aérea dos Estados Unidos, foi cedido através de um acordo de cooperação firmado pelo então presidente equatoriano Jamil Mahuad em 12 de novembro de 1999.

O acordo previa o uso da base para operações de combate ao narcotráfico na região noroeste da América do Sul.

A base permite aos Estados Unidos observar o movimento de narcotraficantes e enviar informações às autoridades e forças militares de toda a região.

Para o sociólogo e jornalista panamenho Marcos Gandásegui, a decisão do governo equatoriano foi correta, mas ele teme que as novas leis de segurança e defesa que estão sendo implementadas no Panamá, abram a possibilidade dos Estados Unidos escolherem o país para montar uma nova base militar.

Gandásegui destaca que o Serviço Nacional de Fronteiras e a coordenação internacional, especificamente com os Estados Unidos, seriam bons indicativos para preocupar a população panamenha.

Na sua avaliação, os norte-americanos teriam interesse em fixar uma base justamente na fronteira do Panamá com a Colômbia, onde é grande o movimento de guerrilheiros das Farc.

Marcos Gandásegui explicou ainda que a reativação da IV Frota da Marinha norte-americana em nada substitui a base de Manta, que está direcionada para o Oceano Pacífico.

Já o analista político e especialista em temas militares Renato Pereira, tanto Panamá como Estados Unidos não teriam essa pretensão, considerada um retrocesso.

Ele reconheceu que a IV Frota não substitui a base de Manta, mas cumpre a missão de patrulhar os mares da América do Sul.

Publicamente, apenas a Nicarágua nega o desejo de abrigar uma base militar dos Estados Unidos na América Central.

Estados Unidos

De acordo com o Departamento de Estado do governo norte-americano, a administração Bush respeita a decisão equatoriana, mas mesmo diante da resignação, advertiu que sem a base de Manta, haverá um vazio na luta anti-drogas na região.

O acordo de cooperação tem validade de dez anos com a opção de ambas as partes por sua renovação.

O ministro de Segurança, Gustavo Larrea, garantiu que o Equador vai manter a cooperação e o combate ao narcotráfico. Para tanto, anunciou a compra de 12 lanchas rápidas para o patrulhamento da costa equatoriana.

Para o ano que vem, o Equador pretende utilizar dois aviões não tripulados para apoiar a luta anti-narcóticos.

O temor de setores sociais e empresariais equatorianos é que a região se converta num “México ou Colômbia”.

Os Estados Unidos mantém mais de 700 bases militares em 130 países.

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".