Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Extinção voluntária: a política de um filho só dos EUA?

JULIO SEVERO
17 de novembro de 2010


Chuck Colson
15 de novembro de 2010 (BreakPoint.org/Notícias Pró-Família) — De acordo com o jornal Guardian da Inglaterra, o governo chinês “está considerando opções para afrouxar” sua infame política de “um filho só”.
Embora as realidades econômicas estejam forçando os chineses a repensarem essa política desastrosa e cruel, muitos americanos parecem estar voluntariamente adotando sua própria política de um filho só.
Pelo menos, essa é a conclusão de um recente artigo na revista Weekly Standard.
À primeira vista, não parece haver um problema: em média, o índice de fertilidade dos americanos é 2,06 nascimentos por mulher.
Embora isso seja levemente abaixo do que os demógrafos chamem de “nível de substituição”, é mais elevado do que o da China e muito mais elevado do que o do Japão ou do da maioria dos países europeus.
Mas a diferença é quase inteiramente o resultado de elevados níveis de imigração hispânica. Em 1980, antes da onda da imigração hispânica, o índice de fertilidade dos EUA era o mesmo que o da China hoje e numa trajetória de queda contínua.
Essa suspensão temporária da queda do índice de natalidade não continuará: À medida que os imigrantes hispânicos e seus filhos se assimilarem mais à cultura americana, eles também terão menos filhos.
Se não houver nenhuma mudança nas atitudes culturais, os Estados Unidos acabarão enfrentando as realidades demográficas que o Japão, a Europa Ocidental, e mais cedo do que tarde, a China está enfrentando. Essas sociedades terão menos trabalhadores para sustentar um número crescente de idosos.
No caso da China, a realidade será muito pior porque “poderá ser o primeiro país importante a ficar velho antes de ficar rico”.
As razões para essa possível tendência de queda de natalidade nos EUA são culturais: Conforme comenta o escritor Jonathan Last, o declínio da fertilidade coincidiu com a chegada da contracepção e da revolução sexual que a tornou possível. Acrescente aí o aborto legalizado, e ficaríamos chocados se os índices de natalidade não corressem perigo.
Então há a crescente ênfase no trabalho e carreira. Os americanos estão tendo uma espera de mais anos para se casarem, e a inevitável consequência de se adiar o casamento é fertilidade reduzida.
Agora, para uma geração criada de acordo com o dogma do controle populacional, isso soa como boas notícias. Mas, como muitos países estão percebendo, a escassez de nascimentos é a essência da estagnação econômica e uma perda da vitalidade cultural.
É claro que há exceções a essa tendência: Há uma forte relação entre fertilidade e compromisso religioso. Ao passo que dois terços dos americanos que não frequentam nenhuma igreja acham que dois ou menos filhos é o tamanho ideal de família, 41 por cento daqueles que frequentam igreja semanalmente pensam que três ou mais é o ideal.
Conforme escreve Last, “Quando vemos hoje casais que têm mais que três filhos, as chances são que eles estão fazendo uma declaração cultural e teológica”.
Olha, muito mais do que fazendo uma declaração, eu acho que eles estão dando testemunho do que creem sobre a intenção de Deus para a família — o que a Bíblia diz. Eles estão simplesmente mostrando em suas próprias vidas uma cosmovisão cristã.
Por outro lado, a cosmovisão do controle populacional não é só moralmente problemática, mas é também literalmente infrutífera e acaba no final negando-se a si mesma — não importa de que modo seja adotada, voluntariamente ou não.
Extraído do boletim BreakPoint de 12 de novembro de 2010. Copyright 2010, Prison Fellowship Ministries. Publicado com a permissão de Prison Fellowship Ministries. Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido ou distribuído sem a expressa permissão escrita de Prison Fellowship Ministries.
Traduzido por Julio Severo: www.juliosevero.com
Veja também este artigo original em inglês: http://www.lifesitenews.com/ldn/2010/nov/10111504.html
Copyright © LifeSiteNews.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Attribution-No Derivatives. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Notícias Pró-Família”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Notícias Pró-Família ou LifeSiteNews.com em português tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para “NoticiasProFamilia.blogspot.com”. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Notícias Pró-Família ou LifeSiteNews.com que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes.

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".