Loja OLAVETTES: produtos Olavo de Carvalho

Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

O mundo não é cor-de-rosa

SENTIR COM A IGREJA

Postado por Emerson



Há uma garota paroquiana que vivia discutindo comigo. Ela era ouvinte assídua do Pe(???) Fashion de Melo e de seu programa "Direção (???) Espiritual (???????)". Eu replicava que Direção Espiritual não era um programa edulcorado, mas algo sério e individual, mas falar com ela era uma luta contra o Zeitgeist, o Espírito da Época de "espiritualidade profunda" que vivemos. (Se fosse um exorcista, temeria mais exorcizar o Zeitgeist que o Espírito Maligno)

Eu dizia que se ela queria se aprofundar na espiritualidade deveria ler As Confissões de Agostinho, a Imitação de Cristo, os Exercícios de Loyola, os Tratados de Ligório ou de João da Cruz. Em espiritualidade católica, para que nadar no dedal do Fábio Cantor-Popstar-Psicólogo Barato de Melo se havia o Oceano Pacífico de um Aquino, de uma Teresa D´Ávila? Ou mesmo de Teresinha - que é muito mais profunda e suave que qualquer padreco de jargão efeminado!!!

Mas a maioria dos fiéis são formigas que se afogam em gotas. E tinha de ouvir o "melhor do relativismo do século XXI" quando retrucava com algumas Verdades da Fé Católica. Uma das réplicas favoritas era que eu ensinava uma fé depressiva de um Deus repressor, quando simplesmente replicava as verdades evangélicas sobre o sofrimento redentor e a luta contra o pecado.

Enfim... hoje recebi a notícia que a garota está em depressão profunda. Algo muito triste... por outro lado, não era ela que fazia apologia do mundo imaturo e cor-de-rosa do Meloso lá? O mundo sem Mal em que tudo é relativo e que não há Verdade? Que o Inferno é conto da carochinha? Que Deus é um velhinho sorridente e esclerosado que nem se mete muito com nada? Em que tudo é pensamento positivo e psicologia barata? Ou seja, um mundo em que a vida é um eterno musical da Disney, com Bambi, Tambor, a Pequena Sereia, os Sete Anões e a Cinderela?

Eis os riscos de uma fé imatura e superficial! Nunca vi ninguém com Fé madura despirocando, porque a Fé é irmã siamesa da Razão, uma traz a outra consigo.

Por isto que somos felizes, porque estamos nos ombros de gigantes da fé cristã! Conhecemos que o mundo pode ser um lugar muito triste e conhecemos a realidade do pecado, e que além de um sofrimento quase inevitável em vida, nossas escolhas podem nos atirar num sofrimento incomensurável após a morte. E que sabemos que o caminho de Jesus Cristo não é o caminho da paz e amor drogada dos hyppies, mas o caminho terrível do Monte Calvário, carregando a cruz às costas, entre chicotes e cusparadas. Mas sabemos que lá no cimo deste monte terrível está o Mestre, que nos precedeu e exorta, vitorioso sobre a Morte, convidando-nos a sermos seus seguidores fiéis... fiéis a Cruz!

Salve, ó Cruz, Esperança Única*!
É tua loucura** que nos salva de nossa loucura!

Fonte: Blog do Frei Rojão

* - Este verso está na base de uma das cruzes na fachada da Basílica de S. Paulo Extramuros e num vitral em Santa Cruz de Jerusalém
** - Antes que me critiquem, lembro que São Paulo definiu a cruz como "vergonha para os juseus e loucura para os gentios"

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".