Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PRINCÍPIO DO FIM DE MONO JOJOY

HEITOR DE PAOLA



Morte de Miller Perdomo: princípio do fim do “Mono Jojoy”



* Coronel Luis Alberto Villamarín Pulido



Transcorria 1999. O descaracterizado governo de Andrés Pastrana cedia ante as chantagens dos terroristas. Centenas de empresários amedrontados pelas FARC tiravam seus capitais do país. Estrategistas de escritório como Rangel, Tokatlian e outros pontificavam com a guerra de posições. O Bloco Oriental desenvolvia parte do Plano Estratégico com a expansão das Frentes em direção a Cundinamarca. As Forças Militares estavam manietadas por caprichos do inepto presidente Pastrana, e mal comandadas pelos que coonestaram a entrega do posto de comando de um batalhão a instâncias dos terroristas em San Vicente del Caguán.

Jojoy se pavoneava arrogante pelo Caguán. Linguarudo, exteriorizava o credo intimidatório desenhado pelo Secretariado. Do mesmo modo que agora, estultos jornalistas diziam que Jojoy era a ala guerreira enquanto Cano era a ala pensante e moderada, sem entender que ambos são terroristas e que a loquacidade de Jojoy refletia o Plano Estratégico fariano.

Por aqueles dias a Frente 51 já delinqüia em Cundinamarca, dirigida por Miller Perdomo. Ansiosos por “levar a guerra onde mais dói na oligarquia”, o Secretariado em pleno, não só Jojoy, enviou a Frente Joaquín Ballén para reforçar Miller no sul-oriente de Cundinamarca.

Miller foi incorporado às FARC no Meta pelo Partido Comunista. Treinado por vietnamitas, salvadorenhos, nicaragüenses e cubanos nos acampamentos de Casa Verde e membro da família González Perdomo, cujos integrantes pertencem às FARC. Junto com Nelson Robles da Frente 52 e Romaña da Frente 53, Miller cometeu mil ruindades no sul-oriente de Cundinamarca, e projetava suas ações delitivas dentro de Ciudad Bolívar e na Universidade Nacional, em associação com Chucho e Carlos Antonio Lozada.

A chegada da Frente Ballén, acordada no acampamento de La Marranera em Guayabetal em 1994, com a anuência do “padre Camilo”, hoje protegido por Lula e Dilma no Brasil, significava um grande reforço à capacidade terrorista das FARC nesta região do país.

Todos os integrantes de “la Ballén” haviam recebido treinamento de forças especiais e eram combatentes capacitados em “penetrações” em objetivos de alto nível, operações de comandos e difusão da linha política dentro da massa.

O segundo no comando da Frente era Felipe Bohórquez, cognome “el llanero” [1], camponês araucano [2], valente, inteligente e arrojado. Sua amante era Nancy, uma bela camponesa. Desde a chegada a Cundinamarca, Miller começou a ordenar missões ao “llanero” para afastá-lo de Nancy e, ao mesmo tempo, convertê-la em mais uma de suas amantes. Pela mesma época, Silvio o pastuso [3], segundo cabeça da Frente 31, muito próximo a Miller nas atividades terroristas sobre a via Bogotá-Villavicencio, foi capturado perto de Guayabetal.

Silvio negou ser terrorista ante as autoridades e com mentiras comprometeu-se, comenta-se, como camponês da região, a entregar informação acerca das atividades de Miller, Robles, Romaña e Joaquín “garganta”.

Como era de se supor, os juízes o soltaram e Silvio regressou à Frente para comentar que ele havia sido delatado por um camponês de Pipral. Então, Miller ordenou ao “llanero” que o matasse porque era “sapo” [4]. Ao chegar à casa da vítima, o ingênuo camponês, acompanhado por três crianças e uma mulher grávida, lhe ofereceu almoço.

“El llanero” sentiu-se incapaz de cometer o crime. Em contraste, o advertiu de que fugisse da região porque as FARC iam matá-lo. Quando “el llanero” relatou a verdade a Miller, este, ofuscado, o repreendeu: “você tem coração de frango”. Como castigo, o enviou com um comando especial para assassinar o soldado sentinela da base militar La Australia, localizada na saída de Bogotá em direção ao Páramo del Sumapaz.

A incursão falhou porque no momento do assalto outro soldado reagiu e deu baixa ao terrorista que tentava furtar o fuzil do sentinela. “El llanero” retornou à guarida com a notícia negativa e como circunstância agravante, encontrou Nancy nos braços de Miller. Iracundo, “el llanero” deu um pontapé na mulher. Miller encostou-lhe o cano do fuzil e o ofendido guerrilheiro fez o mesmo. Vários terroristas intervieram e os tranqüilizaram, porém Miller o advertiu de que o levaria ao conselho de guerra, com a prévia opinião de Jojoy.

Por razões óbvias, Jojoy deu razão a Miller e ordenou fuzilar “el llanero”, porém a rádio-operadora o advertiu da situação e o condenado à morte escapou da guarida com um lança-granadas, material que entregou ante a primeira unidade militar que encontrou. Depois foi acolhido pelo Plano de Reinserção do Governo Nacional.

Para completar, Rossi, o segundo de Miller, foi capturado em Pereira. Segundo seu testemunho, Miller chegava com Nancy a bordo da ambulância do posto de saúde de San Juan de Sumapaz, a um local alto onde a comunicação entrava melhor, para ligar para os familiares dos seqüestrados de 10 telefones celulares diferentes, para que pagassem o dinheiro dos resgates.

Em uma cinematográfica operação de comandos, os soldados se infiltraram na noite e em absoluto silêncio, escondidos entre os matagais, esperaram a chegada do terrorista. Às nove da manhã apareceu o carro. Desconfiado, Miller esquadrinhou o setor vizinho. Nancy se abaixou e tranqüila e desinibida urinou muito perto da cabeça de um dos soldados da equipe de choque da contra-guerrilha. Miller fez a primeira chamada e amedrontou uma de suas vítimas. Suspendeu as chamadas de repente, disparou seu fuzil contra um soldado e tentou subir no veículo para escapar, porém uma rajada o deixou sem vida. A seu lado caíram Nancy e outro escolta.

Quando as tropas de reforço se aproximaram do local dos fatos, Silvio, o pastuso, saiu de uma residência com um fuzil R-15 e enfrentou os soldados mas também morreu com sua escolta.

A morte de Miller Perdomo foi um golpe mortal para as FARC. Significou a morte de um cabeça de Frente, a perda do primeiro pilar de confiança de Tirofijo, Jojoy e do resto do Secretariado no plano de entrar em Bogotá, ademais da perda de centenas de documentos eletrônicos, dificuldades para contactar os familiares de seqüestrados e extorqui-los, desagregação das milícias urbanas de Bogotá e, em geral, um duro revés para o Plano Estratégico das FARC.

Assim, a morte de Miller Perdomo no Páramo del Sumapaz marcou o começo da debilitação do Bloco Oriental e da suposta invencibilidade do “Mono Jojoy”. Depois vieram a Operação Berlim em Santander, as baixas de Urías, Cuéllar, Buendía e outros cabeças, cuja missão era intensificar a guerra em Cundinamarca. O destino do “Mono Jojoy” estava traçado.


* Analista de assuntos estratégicos - www.luisvillamarin.com 


Notas da tradutora: 


[1] “Llanero” é o habitante da região das planícies que não tem uma tradução literal adequada para o português.

[2] “Araucano” é toda pessoa natural de Arauca.

[3] “Pastuso” é todo aquele natural de Pasto.

[4] “Sapo” é como os terroristas - das FARC, ELN ou outro bando - chamam àqueles que eles acreditam ser informantes das Forças de Segurança.


Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".