Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Compromissos

DEMÉTRIUS SURDI

SÁBADO, 15 DE MAIO DE 2010


Escrevo estes Compromissos como uma extensão do Minha Missão para reforçá-lo e justificar meu comprometimento com aquilo que venho escrevendo e procurando fazer neste blog. O que faz e pretende um escritor de blog como o meu? Ele se comunica e espera que os outros recebam suas palavras de bom grado. Pois para isso ele precisa agir corajosa e honestamente. 

Falar é um compromisso comunitário em três direções: eu digo; eu estou pronto para ser citado acerca do que digo; eu insisto em que aquilo que digo tem de ser dito. 

A linguagem começa quando cada palavra dita de boa-fé implica a afirmação de que o que digo é verdadeiro, de que me defenderei se for atacado quanto ao que digo, e de que espero que o resto da comunidade acredite que digo a verdade. (...) Pág. 95 de “A origem da linguagem”, Eugen Rosenstock-Huessy. Ed. Record, 2002 

Portanto, digo pautando-me na verdade. Mas, por favor, a verdade é aquilo que está de acordo com os fatos, querem eles sejam bons ou ruins, e não aquilo que deve ser “construído”. Estão viciados de má-fé os desejosos da abertura (parcial) dos arquivos do Governo Militar para poderem “construir” a verdade, palavra deles. Está mais para inverdade. Onde já se viu construir verdade? São dois termos que não se coadunam. Maltratado termo que é, vale trabalhar em cima do objetivo de busca da verdade, investigação da verdade. Porque só através da pesquisa que se alcança a verdade, e ela deve procurar levantar o maior número de informações para a verdade brotar serenamente. 

Para um escritor de blog poder falar com propriedade, deve citar as fontes consultadas. Elas precisam estar fora do círculo de comentadores ou reprodutores da informação que se está articulando em nova fala, pois elas devem ser fontes primárias que dêem suporte real ao artigo. Tenderá sempre o leitor desavisado a desconfiar ou não dar créditos para um escritor de blog, sob a justificativa de desconhecimento do autor: quais são suas intenções? Ele pertence a um grupo político? Tem relações com organizações? E preferirá acreditar nos grandes jornais, na mídia, porque diz que conhece. Será que realmente conhece? Já foi mostrado, não só aqui, mas em inúmeros outros blogs sérios e até em sites de intelectuais honestos, a ocultação de verdades por parte da grande mídia e das grandes agências de notícias. Será que não são esses que querem construir a verdade? 

As minhas intenções são essas que vos apresento artigo após artigo: criticar, denunciar e desmascarar mentirosos e correntes de mentira, porque, assim como não posso concordar, não posso aceitar tais atitudes. Intenciono ajudar aqueles que estão na dúvida ou desconhecem o que se passa no meio das esferas aqui comentadas – esse é um dos motivos que me inspirou criar este blog.

Eu também desconhecia as perversidades da cultura promovida pela esquerda, e tudo me parecia normal dentro de um pensamento de “progresso” do país e do mundo. Não tinha idéia que existisse o criminoso Foro de São Paulo, uma organização fundada pelo PT (Lula), que reúne todas as principais organizações e partidos de esquerda da América Latina, inclusive as FARC, composta de narco-guerrilheiros e terroristas. Comecei a investigar, e lendo, percebi como tudo se encaixa coerentemente: é evidente que a esquerda jamais combaterá o crime, a insegurança pública, porque é desse meio que eles surgiram e com esse meio que eles se relacionam. Por que será que os jornais brasileiros ocultaram a relação do atual governo brasileiro com as FARC quando noticiaram uma recente prisão de um membro dessas forças? (1) Será que podemos confiar na professada “imparcialidade” desses jornais? 

E esse é somente um exemplo. Prosseguindo. Eu não pertenço ou mantenho relações com qualquer partido político. A única organização que participo é uma não governamental, sem fins lucrativos, da qual trabalho voluntariamente, cuja missão principal é promover a paz entre os povos através do entendimento cultural. Na prática, é principalmente promover intercâmbios escolares de jovens. Essa organização é o AFS Brasil, cujo site vocês podem visitar na lista de sites indicados por este blog.

Por isso tudo, é possível que um escritor de blog demonstre credibilidade sem exalar suspeitas de relações obscuras. O compromisso é este e o próprio leitor poderá concluir, através do acompanhamento contínuo e leitura do arquivo, o caminho que o autor está tomando. As próprias preferências ao longo do tempo por publicar determinadas informações e ocultar outras é que demonstra o perfil do escritor ou do jornal. Aqui Espiral do Silêncio não tem vez! 

Demétrius Surdi
Maio de 2010 

Nota:

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".