Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

“Cidadão Boilesen” à la Goebbels, por João Mario Menegaz *

Fonte: ZERO HORA
22 de janeiro de 2010


Depois de ler matérias sobre o documentário Cidadão Boilesen, em que Henning Albert Boilesen, presidente da Ultragaz, é qualificado como “carrasco”, “sádico”, “torturador” etc., fui ver o filme sobre esse diretor do Grupo Ultra, brutalmente assassinado em São Paulo por terroristas que se opunham ao regime militar, em abril de 1971.


Por ter na época trabalhado no Grupo Ultra, sabia da integridade e competência do Boilesen, tanto que ele havia ingressado como contador e chegara à presidência da Ultragaz, e assim pude avaliar a incongruência e verificar que ela era devida, no mínimo, a uma grande distorção, deliberada ou não, de um documentário que não afirma ser o Boilesen um diabo, mas que debilmente força esta versão. E versão que depois é a única a ser veiculada nos comentários, restando alguma diminuta menção à dúvida relegada às entrelinhas.


O fato é que a oposição armada e o terrorismo nunca se constituíram em maior ameaça ao regime militar. Mas, devido ao fato de que sequestros e assaltos a bancos concentraram-se em São Paulo, nessa cidade foi montada uma operação policial-militar denominada Oban (Operação Bandeirantes), conduzida por oficiais do Exército, operada por policiais e financiada com recursos de empresários.


O Boilesen foi apenas um dos líderes que participaram na coleta de recursos, mas foi o que mais se expôs, devido à sua coragem e eventual desejo de se destacar, talvez por ser um profissional que viveu uma juventude humilde na Dinamarca. Outros fizeram mais do que ele, mas por não aparecerem na imprensa não foram lembrados para servirem de vítima num assassinato de cunho propagandístico.


A forma tendenciosa como o documentário foi montado e agora está sendo divulgado é tão óbvia, que, por ser um bom filme e com base em uma boa pesquisa, ele permite que com exatamente o mesmo material apresentado se chegue a conclusões exatamente opostas àquelas a que o filme e os comentários a respeito dele tentam induzir.


Por incrível que pareça: o aspecto central é o de alguns entrevistados no documentário tentarem transformar um assassinato em “justiçamento”, com argumentos de que na repressão o Boilesen colaborava com dinheiro, que sempre havia um caminhão da Ultragaz por perto e que tanto o Boilesen quanto outros empresários assistiam a seções de tortura. Descambaram até em dizer que o Boilesen era um agente da CIA e que ensinava técnicas de tortura para os policiais.


Ora, o Grupo Ultra colaborava, assim como todas as grandes empresas, e é fantasiosa, para não dizer outra coisa, a questão dos caminhões, porque na época o gás era distribuído em botijões, e então nada mais natural na paisagem paulistana do que um caminhão da Ultragaz. E, da mesma forma, a questão de Boilesen e outros empresários assistirem a sessões de tortura, como se isso fosse um programa agradável e eles não tivessem mais nada para fazer.


Aliás, sobre esta questão da assistência a torturas, que é o ponto central da mensagem “goebbeliana” do filme, não existe em todo o documentário nenhum depoimento de testemunha ocular ou documento comprobatório disso. Pelo contrário, lá está um coronel do Exército dizendo que o Boilesen só havia ido à sede da Oban uma única vez, por ocasião de uma solenidade. Ademais, ponderando-se a credibilidade dos depoimentos que aparecem no filme em função do peso e respeitabilidade das biografias dos depoentes, o Boilesen anjo daria de 10 a zero no Boilesen diabo.


Então, o simples bom senso mostra uma tentativa de mudar a história, através da desqualificação da pessoa do Boilesen, para transformar o seu assassinato midiático em “justiçamento”, talvez até para justificar os resultados contraproducentes que ele produziu para os próprios terroristas, na medida em que aumentou o apoio da sociedade e o rigor da ação repressiva. Isto ficou claro pelo forte repúdio popular e pelo clima pesadíssimo de revolta visto nos funerais do Boilesen, que teve enorme acompanhamento popular e presença de autoridades e empresários de São Paulo e de outros Estados.


O Boilesen mereceu somente ter com o seu nome uma pequena rua em São Paulo, enquanto os terroristas que o mataram e sobreviveram foram indenizados, receberam homenagens oficiais, e até hoje contam suas “façanhas” por aí, alguns do alto de cargos políticos.


Tudo uma grande injustiça que algum dia a História irá reparar.


* CONSULTOR FINANCEIRO

2 comentários:

Gays de Direita disse...

O sujeito que o autor cita no artigo é o Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, em seu livro "A Verdade Sufocada" conta que Boilesen foi à Oban apenas uma vez para levar uma doação (um lampião de gás) e conversou com ele por 15 a 20 minutos. Só.
Não assisti a este filme, assim como também não assistirei ao "Lula - Filho da put..BRASIL", mas meu namorado foi ver e disse que o filme todo não passa de uma evidente obra maniqueísta de imprimir na VÍTIMA BOILESEN uma imagem que não lhe confere.

Estou a escrever algo sobre essas ditas "torturas", eis que tive a felicidade de encontrar coisas MUITO interessantes e espero recentemente concluir minhas pesquisas para colocar minhas idéias à prova. Ao que percebo, essa história de "torturas" foi um dos maiores embustes criado pela articulação mídia+esquerda jamais imaginada. No entanto, creio ter localizado a fonte HAHAHA.... Aguarde!

Cavaleiro do Templo disse...

O ator, escritor, poeta e comunista assumido Mário Lago dizia: se você, "cumpanhêru", for parar na cadeia dos militares (do governo militar), quando sair diga que foi torturado, mesmo que não tenha sido.

A ausência de moralidade desta turma é ponto pacífico e eles só tem contas a prestar no tribunal comunista da história.

Abraços irmão
Cavaleiro do Templo

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".