Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Chávez aceita renúncia de vice-presidente

Fonte: ESTADÃO
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010


De Caracas para a BBC Brasil - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aceitou a renúncia do vice-presidente e ministro da Defesa do país, Ramón Carrizález, que alegou razões "estritamente pessoais" para deixar o cargo.


Em um breve comunicado transmitido pelo canal estatal, a ministra da Comunicação, Blanca Eekhout, disse que Chávez "aceitou a renúncia", reiterando que a decisão do ministro foi motivada por questões pessoais.


"Aproveitamos a oportunidade (...) para agradecer e reconhecer publicamente o esforço e compromisso que manteve durante toda a sua gestão o vice-presidente Executivo", disse Eekhout.


A renúncia de Carrizález e de sua esposa, a ministra do Meio Ambiente, Yubirí Ortega, foi anunciada horas antes por meio de um comunicado difundido pela imprensa local.


No comunicado, Carrizalez se desvinculou de qualquer mal-estar entre ele e o governo, ao afirmar que sua renuncia não corresponde a "nenhuma discrepância com o Executivo e que qualquer outra versão sobre o caso é falsa e tendenciosa".


O nome do novo vice-presidente ainda não foi anunciado. De acordo com a Constituição do país, no caso de ausência do presidente venezuelano, a presidente do Congresso, Cília Flores, assume o cargo interinamente.


De acordo com o jornal venezuelano El Universal, de Caracas, o general Carlos Mata Figueroa seria o substituto de Carrizález no Ministério.


Explicações


Fontes próximas ao Palácio de Miraflores disseram à BBC Brasil que duas hipóteses estão sendo consideradas para explicar a saída de Carrizález.


Uma delas é que ele teria discutido com um ministro durante reunião de gabinete, e o presidente venezuelano, Hugo Chávez, teria dado razão ao ministro, desautorizando o vice-presidente.


Outro rumor é de que Yubirí Ortega teria tido uma dura discussão com Chávez, o que teria motivado a renúncia do casal.


Coronel retirado do Exército, Carrizález foi nomeado vice-presidente em 2008, logo após a derrota do governo no referendo que propunha uma ampla reforma constitucional. Na época, analistas consideraram que a nomeação de Carrizález representava um giro conservador no gabinete de Chávez.


A renúncia de Carrizález ocorre em meio a um momento de crise interna para o governo Chávez, provocada pela crise energética e de fornecimento de água que pode comprometer o desempenho dos candidatos do partido governista nas eleições legislativas de setembro.


Além disso, a oposição voltou a sair às ruas em protesto contra a saída do ar do canal RCTV, que junto a outras quatro emissoras, teve seu sinal cortado no domingo, por desacato a uma nova normativa que regulamenta os canais nacionais de tevê a cabo. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".