Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

domingo, 17 de agosto de 2008

Colômbia vai pedir extradição de ex-integrante das Farc que vive no Brasil

Do portal INFOREL
16/08/20

CLIQUE AQUI E VOTE CONTRA A LEI QUE VAI ACABAR COM A LIBERDADE NA INTERNET BRASILEIRA


Em sua primeira viagem oficial a um país sul-americano, o novo ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Jaime Bermúdez Merizalde, esteve em Brasília nos dias 13 e 14, quando se reuniu com o chanceler Celso Amorim e o Secretário-Geral do Itamaraty, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães.

Bermúdez deixou o posto em Buenos Aires após ser chamado pelo presidente Álvaro Uribe para ocupar o lugar que pertencia a Fernando Araújo. O novo ministro assumiu em 17 de julho.

Além de intensificar as relações da Colômbia com seus vizinhos e neutralizar o apoio logístico e político que as Farc recebem do exterior, ele tem a missão de coordenar o projeto do terceiro mandato uribista.


Jaime Bermúdez reconheceu que o governo colombiano está preocupado com as ações do ex-padre Oliverio Medina (C.T. - olha o celerado aí do lado com camisa e boné das FARC) que vive no Brasil como refugiado político e que integrou as Farc por muitos anos. A Colômbia acredita de Medina mantenha relações com a guerrilha desde Brasília.

Conhecido como Cura Camilo, Medina se apresentava como porta-voz das Farc no Brasil. Foi assim que conseguiu abrir as portas do Legislativo e Executivo brasileiros, sobretudo a partir da eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002.

Oliverio Medina também organizou a participação das Farc nas edições do Forum Social Mundial realizadas na cidade de Porto Alegre quando Olivio Dutra era o governador gaúcho e Tarso Genro o prefeito da capital.

Recentemente, a revista Cambio publicou uma reportagem mostrando as ligações das Farc com políticos e autoridades brasileiras. O governo petista minimizou a denúncia e a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, disse tratar-se de matérias requentadas.

O assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, estranhou que o chamado dossiê Brasil, das Farc, tenha se tornado público no momento em que os dois países instensificam as relações (C.T. - o que há de estranho em divulgar que o PT e as FARC são amigas e querem-se mutuamente em um momento como este, de suposta aproximação entre o Brasil e a Colômbia? Levar FATOS à população é estranho? Uribe sabe que o LULA é um celerado e a população está sabendo disto também, pouco a pouco, o que desmacara o maior criminoso que esta país já teve, o LULA).

Sobre as ações de Medina no Brasil, Jaime Bermúdez afirmou que “nos parece oportuno ver se isso acontece, verificar isso. Cabe ao Brasil, de maneira autônoma e soberana, avaliar o tema e aceitamos e respeitamos o que for decidido”.

Embora cuidadoso nas palavras, Bermúdez deixou claro ao ministro Celso Amorim que a revisão do status concedido ao ex-integrante da guerrilha é fundamental para que Brasil e Colômbia fortaleçam as relações políticas (C.T. - viram como o celerado do Marco Aurélio Garcia mente e mente? A aproximação não vai se dar se o Brasil não devolver o celerado do Medina. Mas eles são esquerdopatas, não se deve esperar nada além disto ou coisas piores de sociopatas, de criminosos que sejam doentes mentais).

Celso Amorim explicou que à época do pedido de refúgio, Oliverio Medina que estava preso na Polícia Federal, enfrentava um processo de extradição no Supremo Tribunal Federal.

Como o refúgio foi acatado pelo Comitê Nacional dos Refugiados (Conare), vinculado ao ministério da Justiça, não cabia ao STF outra decisão senão a de arquivar o processo, o que enraiveceu o presidente Uribe.

Amorim reconheceu que o governo brasileiro pode rever o refúgio concedido e não descartou extraditá-lo para a Colômbia. “Isso é algo que nós vamos examinar com a atenção que merece e daremos uma resposta ao governo colombiano”, enfatizou o ministro.

As denúncias de que pessoas importantes do governo brasileiro mantiveram contato com as Farc como demonstram e-mails encontrados no laptop que pertencia ao guerrilheiro Raúl Reyes, morto em março num ataque militar da Colômbia em território equatoriano, não afetarão as relações entre os dois países, assegurou Bermúdez.

Ele explicou ainda que a Colômbia comunicou o governo brasileiro sobre esses dados e que cabe ao governo Lula investigar ou não as possíveis relações de seus integrantes com a guerrilha.

Além das Farc, os dois chanceleres também trataram de temas relacionados aos biocombustíveis, área em que Brasil e Colômbia pretendem fortalecer a cooperação para o desenvolvimento de tecnologia.

Audiência Pública

No último dia 13, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, aprovou requerimento do deputado Raul Jungmann (PPS-PE), para que ex- padre Oliverio Medina compareça ao Congresso para explicar as circunstâncias em que se deu o enevolvimento de autoridades do governo brasileiro com as Farc.

A audiência que ainda não tem data marcada para acontecer, será realizada em conjunto com a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Os deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Maria Lucia Cardoso (PMDB-MG), foram os únicos votos contrários.

Segundo Jungmann, “por meio da audiência pública pretendemos obter as informações necessárias para o efetivo esclarecimento de uma eventual – e, se confirmada, gravíssima – ligação entre dirigentes das Farc e membros da alta cúpula do governo federal brasileiro, evitando, assim, quaisquer pré-julgamentos. Como residente no Brasil e na condição de refugiado político, o senhor Oliverio Medina, muito provavelmente, não irá se esquivar de prestar informações ao Congresso Nacional a respeito de um tema que envolve questões sensíveis de segurança pública, democracia e política externa”.

Presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Raul Jungmann já havia protocolado dois pedidos de informação ao Executivo sobre o suposto envolvimento de autoridades brasileiras com as Farc.

O deputado quer saber do ministro da Justiça, Tarso Genro, qual a situação jurídica do ex-padre Oliverio Medina, que vive em Brasília desde 1997 com a esposa e uma filha.

Ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, o parlamentar requereu cópias dos documentos repassados ao governo brasileiro por autoridades da Colômbia referentes à eventual relação de brasileiros com as Farc.

Parte dessa documentação teria sido entregue pelo presidente Álvaro Uribe diretamente ao presidente Lula, em Bogotá, no dia 20 de julho deste ano.

Contrariando informações repassadas ao InfoRel por um ex-integrante do Conare, admitindo que o órgão sofreu pressões de políticos de esquerda e do Palácio do Planalto para que fosse concedido o status de refugiado político ao ex-membro das Farc, o secretário-executivo do ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, garantiu que não houve pressão do governo para a concessão do refúgio político a Medina.

De acordo com Barreto, cerca de 500 refugiados políticos vivem no Brasil e praticamente todos ligados ao conflito colombiano com as Farc e grupos paramilitares.

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".