SEXTA-FEIRA, 21 DE JANEIRO DE 2011
Cadê a certidão de nascimento?
Las Vegas - Nevada
Pois é. Neil Abercrombie, o governador há pouco empossado do Havaí, que assumiu o cargo prometendo desmascarar o movimentobirther (que não acredita que Obama seja cidadão americano e exige que ele mostre sua certidão de nascimento, que ninguém até hoje viu), ainda não localizou o documento.
A controvérsia sobre onde de fato Obama nasceu, que começou como rumores na época da campanha presidencial e foi cuidadosamente evitada então, tanto pelos esquerdistas na mídia (quer dizer, a mídia quase toda) quanto por seus adversários políticos, ganhou pernas com o tempo e agora saiu mesmo do controle da esquerda e seus servos na imprensa.
Chris Matthews, o apresentador esquerdista da rede de TV democrata MSNBC (que já disse quesente um arrepio na perna quando ouve Obama falando e que o presidente tem um "lindo sorriso de garoto") agiu como se fosse o birther-em-chefe no fim do mês passado e pediu providências para que a certidão de nascimento aparecesse, para que se acabe logo "com esta bobagem".
Só que está difícil de aparecer. Rush Limbaugh, em seu programa de hoje, comentou sobre a saga ainda infrutífera do governador em busca dos papéis de Obama e mencionou o artigo abaixo do Daily Mail de anteontem, que vai aí traduzido.
Governador do Havaí afirma que o registro de nascimento de Obama "existe em arquivo" mas não consegue mostrar o importante documento
Original: Hawaii governor claims record of Obama's birth 'exists in archives' but can't produce the vital document via WND
Tradução e link*: Dextra
O governador Neil Abercrombie enfrenta
crescentes pressões a respeito
das origens de Obama .
crescentes pressões a respeito
das origens de Obama .
Aumentou hoje a pressão sobre o governador do Havaí, Neil Abercrombie, em meio à crescente confusão sobre se o presidente Obama nasceu lá.
Abercrombie disse na terça-feira que uma investigação tinha encontrado papéis provando que Obama nasceu no Havaí em 1961.
Ele disse ao Star-Advartiser, de Honolulu: "Existem, sim, nos arquivos, por escrito*", disse ele.
Mas era visível que o que se havia descoberto tinha sido uma listagem ou notação não-especificada a respeito do nascimento de Obama, que alguém havia feito nos arquivos do estado, e não uma certidão de nascimento.
E na mesma entrevista, Abercrombie sugeriu que um certificado de nascimento por estenso, emitido por um hospital, pode não existir nos registros mantidos pelo Departamento de Saúde do Havaí.
Ele disse que esforços ainda estavam sendo empreendidos para rastrear o importante documento que provaria que Obama nasceu no Havaí.
Abercrombie foi questionado: 'O Sr. desencadeou uma grande polêmica com seus comentários a respeito dos birthers e seu plano para liberar mais informações em relação à certidão de nascimento de Barack Obama. Como é que está indo?'
Ele reconheceu que a suposta certidão de nascimento teria 'implicações políticas' para a próxima eleição presidencial 'que nós simplesmente não podemos ter'.
O Presidente Obama em visita à Base da Força Aérea de Hickam,
em Honolulu, em dezembro. O problema envovendo
as tentativas de se provar que ele nasceu no Havaí não dão trégua.
em Honolulu, em dezembro. O problema envovendo
as tentativas de se provar que ele nasceu no Havaí não dão trégua.
'É uma questão de princípios para mim', disse o governador, de 72 anos. 'Eu conheci sua mãe e seu pai. Eu estava aqui quando ele nasceu. Qualquer um que queira fazer uma pergunta honestamente já poderia ter tido a resposta'.
Os birthers insistem que Obama, nascido em 1961, não é elegível para ser comandante-em-chefe. As razões muitas vezes variam e têm mudado e se ampliado nos dois anos depois que os rumores começaram na internete .
Alguns acreditam que seu Certificado de Nascimento é falso e que ele na verdade nasceu no Quênia. Outros argumentam que Obama é cidadão do Reino Unido ou da Indonésia. A maioria das teorias foi descartada por muitos no governo e na mídia e provaram-se enganadoras ou geralmente inverdadeiras.
Entretanto, as teorias conspiratórias ainda prosperam e, de acordo com Abercrombie, é provavel que continuem, não importa que provas mostrem que ele é um cidadão regular dos Estados Unidos.
'Não dá para convencer estas pessoas, porque elas têm uma agenda política ou têm uma mente que vai neste tipo de direção,' disse ele à CNN. 'Teóricos da conspiração nunca vão ficar satisfeitos. Isto descambou para uma outra área do ataque político.'
E ele novamente prometeu fazer 'o que puder' para provar publicamente que os registros mostram que Obama nasceu no Havaí e que ele é cidadão dos Estados Unidos, tornando-o elegível para presidente.
O governador comprometeu-se, quando assumiu o cargo em dezembro, a fazer todo o possível para encerrar o debate sobre a certidão de nascimento de Obama, que começou em 2008, durante a campanha para presidente.
'Faremos o que pudermos, tão rápido quanto pudermos, para tornar inevitável que só aqueles que queiram mal ao presidente, só aqueles com uma agenda política, sejam os que vão fazer este tipo de coisa', disse ele na ocasião. 'O presidente tem direito a ser respeitado por seu cargo e tem direito a ter sua mãe e pai respeitados.'
Durante a entrevista, Abercrombie disse que seu propósito de combater os birthersera pessoal.
***
Uma coisa é certa: vai ser divertidíssimo
acompanhar os desdobramentos do caso
acompanhar os desdobramentos do caso
Veja também: Arquivo da WND sobre a ineligibilidade de Obama (em inglês)
Nenhum comentário:
Postar um comentário