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quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Abandonada, fantasma da fome continua assustando população de Guaribas

REVISTA DO PIAUÍ
03/08/2010 09:03h


A infeliz realidade da população de Guaribas, a 653 quilômetros de Teresina, deixou de ter prazo para acabar. Percorrendo sem pressa as empoeiradas ruas e casas da cidadezinha, vimos que a fome pode sim, ser vista, quando se olha para a magreza de homens, mulheres e crianças que encontramos em casebres e casas simples da triste cidade sem saneamento, hospital, farmácia, mercado, lanchonete.

Conversando com os moradores é difícil de acreditar que aquela foi a cidade mais badalada do Piauí, a que ficou conhecida internacionalmente por ser vitrine do maior programa social do Governo Lula, o “Fome Zero”.

Hoje, não ter o que comer ou comer quase nada o dia inteiro é rotina na casa da maioria dos guaribenses. O retrato é desolador. Na casa da família do professor aposentado, Horastomá Alves da Rocha, 70 anos, a primeira que casa que se avista ao entrar na cidade, a pobreza chega a ser extrema. São seis filhos, nove netos, dois genros e ainda a filha de um dos genros que ficou viúvo, que ele sustenta com R$ 600 reais. Uma das filhas, Eli Maria Alves Rocha, mãe de seis filhos, foi a única contemplada com o salário do bolsa família. Ela contou que a maioria das mães só está recebendo o auxilio para uma só criança, mesmo que tenha oito ou dez filhos.

Íntegra AQUI.

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A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".