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quarta-feira, 7 de outubro de 2009

NOVE - AS NOVAS CARAS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL

Fonte: O GLOBO
07/10 às 00h07 Maiá Menezes


Nove, grupo que se organizou após crise do Enem, critica UNE e Ubes



giovana beviláqua do colégio legrand e carolina delamare, integrantes do nove - michel filho

RIO - No condomínio de um prédio na Gávea, Zona Sul do Rio, 12 estudantes de classe média organizam um movimento que acabou de nascer e já ganhou as ruas: o Nove, Nova Organização Voluntária Estudantil. Mais do que protestar contra a desorganização do Enem, eles defendem a reforma do sistema educacional brasileiro. Com metas estruturadas e uma adesão relâmpago, inflamada pelas redes sociais na internet e pela revolta com o vazamento das provas do enem , os jovens rejeitam lideranças, fazem cara feia para políticos e são unânimes em desqualificar a UNE e a Ubes (entidades que existem para representar estudantes universitários e do ensino médio) como representantes de seus pleitos. ( leia mais: mec marca para os dias 5 e 6 de dezembro nova prova do enem).

Reunidos nesta terça-feira a pedido do GLOBO depois de seguidas passeatas nas ruas do Rio, os 12 frisaram que são apenas parte do Nove. Ao todo, os organizadores já passam de 45, representando alunos de 24 escolas (mais do que o dobro da semana passada, quando foi descoberta a fraude e o Nove foi criado).


- Somos apartidários, não queremos nos envolver com nenhum tipo de jogo político. A maioria dos movimentos se perde porque acaba devendo a algum governo ou a algum partido. E deixam de representar os estudantes - sintetizou Pedro Lontra, 18 anos, estudante do Notre Dame, em Ipanema.


Estudante do Pedro II do Centro do Rio, Julia Bustamante, de 17 anos, ironiza a presença de representantes da Ubes em sua escola:


- Eles aparecem de dois em dois anos.


É sensação parecida com a de Bruno Glatt, de 17 anos, estudante do colégio PH, em Ipanema, e de Kenzo Soares, estudante da UFRJ que participa das reuniões, mas não integra o movimento:


- Muita gente não sabe como encontrá-los (os representantes da Ubes). A gente não vê esse movimento estudantil nas escolas - diz Bruno Glatt.


- As entidades que deveriam representar os estudantes não conseguem mais se articular com a gente. A nossa articulação se dá por esses espaços de base, com reuniões nas escolas - completa Kenzo, que participa das reuniões para ter chances de "construir pontes" entre quem está nas escolas e quem formula as políticas públicas de educação.


Nove nasceu na classe média fluminense

júlia almeida defende o acesso a uma educação melhor - michel filho

Nascido há exatamente seis dias, no berço da classe média fluminense, o Nove rechaça o preconceito dos que taxam o movimento de elitista:


- Podem falar que eu sou patricinha. Mas ninguém é uma coisa só. O que não quero é que daqui a alguns anos eu tenha um filho e ele não tenha a educação que tive. Quero que ele possa ter acesso a isso, independentemente de em que classe social esteja - diz Julia Almeida, de 17 anos, aluna do Teresiano, ressaltando que consegue dividir a militância com o salão de beleza para cuidar das unhas e do cabelo impecável.


- Não é um movimento de classe média. Tivemos adesão de escolas públicas, como os colégios de aplicação e o Pedro II. Teve um embrião aí, mas não é o perfil do movimento - rejeita Paulo Di Celio, de 17 anos, estudante da Escola Parque.


Para dar ênfase à preocupação de democratizar o protesto, Carol de Lamare, do colégio Santo Inácio, conta que o grupo descartou ideia proposta por colegas, na comunidade do movimento, no orkut, de que a primeira passeata em protesto contra a desorganização do Enem fosse em Ipanema. O ato reuniu cerca de 200 estudantes no Centro do Rio.


- Ipanema é mais perto da minha casa (em Copacabana). Eu iria de bicicleta. Mas disse: não é isso que a gente quer. Não queremos ser Zona Sul. É muito maior do que isso. Pedimos também que viessem de camisa branca, para não diferenciar as escolas.


O engajamento dos estudantes tem seu grau de pragmatismo. Mesmo conscientes de que o acesso à educação qualificada garante a eles segurança no futuro, os jovens avaliam que o resultado do investimento público no setor vai mudar a vida de todos - o que ajuda no desenvolvimento do país:


- Não é que a gente seja santo. No futuro será vantajoso para todo mundo. Com mais educação se tem um país que produz mais, menos violento, mais seguro. Educação é a base. Isso é falado nas redações que a gente faz para o vestibular. Se a gente conseguir isso, é a solução maior. Leva país para a frente - diz Paulo Di Celio.


O "neomovimento estudantil", nas palavras dos estudantes, prevê o exercício demorado da democracia: o primeiro encontro do grupo durou quatro horas. A lentidão das decisões, no entanto, tem como contraponto a agilidade da internet. Grande parte dos jovens, caso de Giovanna Bevilacqua, do Legrand, foi convocada por mensagens de celular e por redes sociais.


Herdeiros de uma geração que lutou contra a ditadura militar, os jovens relatam a angústia com um vazio por novas bandeiras. A maioria acabou de despertar para a possibilidade de mudar a sociedade:


- Nunca tive ideais revolucionários. Mas fazer algo em relação à educação sempre esteve nos meus planos. E foi isso que me fez aderir ao Nove - conta Bruno Glatt.


- O movimento valeu para eu suprir um vazio. Não é pelo fato de a gente não ter mais ditadura militar que a gente não tem mecanismos repressivos na sociedade. A gente tem muitos problemas no Brasil por que lutar - diz Paulo Di Celio.


- Para mim é uma oportunidade de acabar com o comodismo - faz coro Ana Elisa Bekken, com vaga já garantida na universidade, depois de passar para Relações Internacionais na PUC. - Meu objetivo maior agora é reformar o sistema educacional no Brasil.

2 comentários:

Cachorro Louco disse...

Cavaleiro : Este movimento deve ser regado com muita atenção e carinho para que viceje ,floreça e frutifique sem ser cooptado por interesses mesquinhos e alheios ao escopo do grupo.

PortoAlegre disse...

Os jovens estão se acordando para o Brasil, tomara que o movimento frutifique e floresça como disse o comentário acima.
Abraços
Rita

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A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".