Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

CASO BATTISTI: começa a ruir o muro de proteção, no Brasil e na França

SEM FRONTEIRAS por Walter Fanganiello Maierovitch
10 de fevereiro de 2009


o livro brivido de Genro

Battisti: o livro brivido de Genro


–1. Em mídia eletrônica, já se tem acesso à decisão condenatória de Battisti: www.vittimeterrorismo.it .


–2. A decisão condenatória derruba vários factóides. Estes usados para desviar o foco do único e inconsistente fundamento jurídico-legal contido na decisão do ministro Tarso Genro, ou seja, de o Estado italiano não ter condições de garantir a segurança física de Battisti, no caso de restituição do prisioneiro.


O processo percorreu todas as instâncias, –incluída a Corte de Cassação (equivale ao nosso STF)–, sofreu uma anulação e houve aprofundado exame da prova e ampla defesa. Aliás, não houve violação ao direito de defesa,  como ficou estabelecido em outro foro, qual seja o da rígida Corte de Direitos Humanos da União Européia.


Frise-se: o pedido de Battisti de anulação foi rejeitado pela Corte Européia de Direitos Humanos, sediada na cidade francesa de Estrasburgo e com jurisdição sobre todos os Estados-membros da União Européia (UE).


Além do mais, e é da jurisprudência do nosso Supremo Tribunal Federal (STF), não cabe à Justiça brasileira reexaminar o mérito de condenação italiana, para concluir se justa ou injusta. De se frisar que o ministro Genro, no Fórum Social, deu entrevista para afirmar, absurdamente, que “nenhum juiz”, hoje, condenaria Battisti pois eram insuficientes as provas processuais existentes nos autos.


Vale lembrar que Genro não tem procuração para falar em nome de todos os juízes. E nunca fez parte dos quadros da Magistratura nacional e nem de associações de magistrados.


–3. O mandado de segurança (com pedido liminar que não será atentido) ajuizado pelo Estado italiano no final da tarde de ontem junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) abriu caminho, por uma das veredas apontadas na impetração, para uma saída honrosa ao governo brasileiro.


Uma das ilegalidades contidas na decisão de Genro, –a afrontar direito líquido e certo do Estado-impetrante–,  diz respeito a não ter dado o ministro da Justiça a razão que o levou a concluir do risco à incolumidade de Battisti. Por que a Itália não teria condições de preservar a vida de Battisti?


Tarso Genro não responde a essa pergunta. Trata-se de simples“achismo”.


Afinal, como ficou assentado na decisão do Parlamento da União Européia  da última quinta-feira, a Itália é estado-membro da UE e obrigada à garantir os direitos dos presos, protegidos pelos estatutos que disciplinam essa comunidade, a partir do Tratado de Massatricht, também conhecido por Tratado na União Européia.


Como se sabe, até o momento nenhum preso por terrorismo nos chamados “período de chumbo” foi morto em presídio italiano. Existiram, apenas e há anos, dois casos de agressões físicas, em horário de recreação ao sol, por questões referentes a fatos processuais.


Em síntese, não disse Genro por que considerou a Itália uma Darfur (Sudão).


Essa ilegalidade (decisão sem motivação) poderá, com a concessão da ordem de segurança, anular o procedimento administrativo onde ocorreu a concessão da extradição.


Com isso, o mérito do pedido de extradição será julgado.  Trocando em miúdos, uma anulação que não desgastaria o governo Lula.


–4. Os asilados  e ex-políticos  que vivem ou viveram na França nunca suportaram Battisti, apontado como arrogante e não confiável.


Quando da prisão de Battisti, referidos asilados (”asilados de fato”), com o ex-asilado  Oreste Scalzone à frente ( viveu na França e retornou à Itália depois de declarados prescritos os seus crimes. Confira-se: insorgente.wordpress), apoiaram-no e se movimentaram, até no interesse de grupo, em apoiar a decisão brasileira concessiva de refúgio político.


Hoje, a situação é diversa e os asilados se perguntam: “Onde quer chegar a dupla Battisti-Fred Vargas?”  Para os asilados, pela voz de Scalzone, “a dupla está vendo tramas como nos seus romancinhos”.


De recordar que Battisti e Fred Vargas escrevem, com sucesso, livros de suspense, com tramas policiais.


Dois fatos, causaram indignação aos asilados na França.


(a) Primeiro: a inventada história de que Battisti contou sobre fuga da França, com o apoio dos 007 franceses, que monitoraram a sua viagem  e lhe forneceram passaporte falso.


Para um exilado, Battisti reabriu antiga ferida. Quando a direita apontava para grupos de esquerda ligados e manobrados por serviços secretos de inteligência (confira-se, a propósito, o caso Aldo Moro). Para Scalzone, Battisti não disse qual seria o interesse dos 007 franceses.


No particular, o incêndio provocado pela entrevista de Battisti à revista IstoÉ  colocou uma “saia-justa” em Fred Vargas. Vargas é amiga, colega de profissão e principal defensora de Battisti e que, no Brasil, atua coordenada com o senador Eduardo Suplicy.


Vargas correu para remendar as declarações de Battisti à revista IstoÉ. Disse na França: - “Não exatamente um agente dos serviços de inteligência, mas uma personalidade muito vizinha ao governo Miterrand” .


As explicações de Varga não foram engolidas pelos asilados na França. Muitos afirmaram que Battisti-Vargas, a dupla, é capaz, pelas tentativas, como em livros, de ver complô em tudo. Em razão disso, podem acabar com o que resta do “asilo de fato” criado por Mitterrand.  


(b) Segundo. A escritora Vargas, no meio do turbilhão, sofreu outro desgaste, a refletir em Battisti. Foi Vargas que confirmou ter a primeira-dama Carla Bruni intercedido, no Brasil, em favor do mencionado Battisti.


Tal fato levou Bruni (confira post abaixo) a aparecer em programa televisivo na Itália. Tudo para dizer sentir-se “ caluniada” com a insinuação de que teria pedido ao governo brasileiro auxílio a Battisti. No mesmo programa, Bruni solidarizou-se com as famílias das vítimas de Battisti.


–5. PANO RÁPIDO. O escudo protetor de Battisti começa a ruir.


Os factóides e patriotadas são desmoralizantes.


Falsas comparações com Cacciola (no Brasil, e como Battisti, Cacciola foi condenado à revelia por ter fugido, depois de citado para o processo) e a tese de decisão soberana não resistiram. Por exemplo, foram soberanas e reprováveis as decisões de Bush sobre a invasão do Iraque e torturas a presos em Guantânamo. Com efeito, o mundo teria que silenciar e respitar como decisão soberana dos EUA? 


A bola-fora da afirmação de que o governo da Itália, ao tempo de Battisti, era direitista sucumbiu como mostram as crônicas e a história da época. Nem no Mobral essa afirmação é feita, pois se ensina que Sandro Pertini, um combatente do fascismo, virou presidente da Itália, pelo partido socialista italiano.


Para Genro, seu pessoal e a “turma” dos Achille Lollo (incendiou na madrugada e durante repouso noturno, com derrame de gasolina, o apartamento de um varredor municipal de ruas do bairro de Primavalle, a matar recém nascido, crianças e mulheres), a Itália ainda é fascista. A Constituição de 1948, ainda em vigor, não contrastou o fascismo.


O professor Romano Prodi, ex-primeiro ministro de centro-esquerda e que venceu Berlusconi, seria um traidor ao pedir a extradição de Battisti.


Idem, todo o Partido Democrático, de Veltrone a D´Alema, ambos ex-comunistas. Também, Georgio Napolitano, comunista histórico, subscritos do compromisso histórico contra o fascismo.


Wálter Fanganiello Maierovitch

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".