Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

VALOR DA VIDA

VIVERDENOVO
QUARTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2010


Por Arlindo Montenegro

O drama que envolveu 33 mineiros soterrados numa mina, no deserto de Atacama, norte do Chile, polarizou nosso pequeno mundo. No 12 de Outubro os olhos da mídia planetária estavam acampados no local, registrando cenas que tem um significado extraordinário. Saimos da rotina, para pensar nos riscos da vida, para refletir sobre a segurança nos trabalhos mais árduos, necessários para à evolução e comodidade das populações.

O Presidente do Chile estava presente, junto com sua mulher, lembrando que "Quando o Chile se une na adversidade, somos capazes de grandes coisas". O país vizinho recuperou-se de um severo terremoto. E nos mostrou como uma agenda específica valorizando a vida, pode concentrar esforços para resultados construtivos e positivos. O mundo chama isto de heroísmo!

Nas primeiras horas da noite, o presidente Piñera o fechamento da Mina e revisão das operações. Estadistas e líderes do mundo inteiro manifestaram-se destacando a firmeza e a esperança dos chilenos nos últimos meses, na demonstração de heroismo e fé. Heroísmo na certeza  que os soterrados mantiveram durante 69 dias, heroísmo na espera dos familiares, heroísmo na vontade de toda a nação chilena.

Mario Sepúlveda, o segundo mineiro a ser resgatado das entranhas da terra, depois de setenta dias sem ver a luz do sol, com parca alimentação, em condições inimagináveis, o primeiro a conceder uma entrevista veiculada pela imprensa do mundo referiu o drama dizendo: "estive brigando com Deus e o diabo. Deus ganhou! Em seguida indicou que as empresas deveriam adotar mudanças na segurança, nas relações trabalhistas.

Cada mineiro que chegava à superfície, parecia renascer do ventre da terra e o sentido de amor à pátria mostrando a bandeira chilena, era logo substituído pelo agradecimento com o sinal da cruz, o dedo apontado para o ceu ou curvando os joelhos em singular momento de oração e agradecimento.




O abraço caloroso e demorado aos familiares e amigos, deixavam explicito o valor da família celular, que fundamenta a unidade  de uma nação.




O drama do Chile é o drama deste planeta. É o drama que vivemos no Brasil, polarizado num momento de decisão, quando devemos escolher entre valorizar a vida ou dar continuidade no poder aos que desprezam a vida. Simples assim! Estamos soterrados e podemos ser resgatados ou não, dependendo apenas da força da nossa fé em Deus e em nós mesmos,  temos o poder de escolher entre o "resgate" ou viver soterrados sem respirar o ar puro, sem ver o sol.

Mais um homem corajoso e de valor moral incontestável, que defende a vida e os valores culturais que dão a face à nação, vem a público, apelando para o sentido do momento que vivemos e do poder que temos, unidos como os chilenos, para voltar a pensar em liberdade.



Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".