LUIZ FELIPE PONDÉ (FOLHA DE SÃO PAULO – 06 agosto 2010)
VOCÊ SABE o que é a tradição política conhecida no mundo anglo-saxão como “conservative”? No Brasil é quase inexistente. Entre nós, o termo é comumente utilizado para designar (de modo retórico) “pessoas más contra a democracia”. Mentira. Conservadores são pessoas desconfiadas que não gostam de fórmulas políticas de redenção.
Por exemplo, eu desconfio de quem diz que ama a humanidade. Normalmente quem ama a humanidade detesta seu semelhante. Comumente pensa que seria melhor que seu semelhante deixasse de existir para, em seu lugar, “nascer” aquele tipo de gente que o amante da humanidade acha ideal. Prefiro pessoas que são indiferentes à humanidade, mas que pagam salários em dia.
O crítico da revolução francesa, o britânico Edmund Burke (século 18) usa esta mesma frase: “Loves mankind, hates his kindred” (“ama a humanidade, detesta seu semelhante”) para gente como Rousseau (século 18), mentor espiritual da chacina que foi a Revolução Francesa. Proponho a leitura das suas “Considerações sobre a Revolução na França“, pedra filosofal da tradição “conservative”, ao lado de “Democracia na América” [1] de Tocqueville (século 19).
Hoje, na América Latina, a onda fascista cresce travestida de “justiça social”, e por isso sou obrigado a falar de política, caso contrário acabarei caindo na condição de “idiota” no sentido grego antigo: alguém que não participa da política e os outros participam no lugar dele. Sou pessimista com nosso futuro político imediato: a elite deste país “brinca” com o fascismo de esquerda que se delineia no horizonte. Talvez ela acabe na mesma condição da aristocracia alemã e italiana que achava que podia “brincar” com os fascistas de então, e acabou na condição de cúmplice de um massacre.
Qualquer um que conheça a tradição “conservative” sabe que ela é múltipla e heterogênea. Nasce no século 18 como uma reação à agressão da ganância jacobina. Trata-se de uma sensibilidade política de trincheira. Defende-se, entre outras coisas, da mentira que é a crença em se transformar o mundo a partir de “closet theories” (teorias de gabinete), termo de Burke. O conservador reage a essas teorias não porque seja contra diminuir o sofrimento no mundo, mas apenas porque é inteligente o bastante para perceber o estelionato político dos que se dizem amantes da humanidade. Vejamos um exemplo.
Nos últimos anos um “novo” marxismo surgiu na Europa, uma salada mista de marxismo e Lacan. Nomes como Alain Badiou [2] e Slavoj Zizek [3] são as estrelas dessa nova seita fundamentalista, cozida entre consultórios lacanianos e cafés parisienses. Lacan aqui deve servir pra dar um toque “chique” a uma tradição violenta e banal que matou mais gente do que o próprio Hitler: Lênin, Stálin, Mao e Pol Pot.
Nossos gurus fazem uma leitura infame de São Paulo, fundador do cristianismo, em chave fanático-religiosa, como modelo a ser seguido no combate ao humanismo relaxado da sociedade liberal pós-moderna. Para eles, Paulo seria um exemplo ideal do protorrevolucionário marxista que passou por uma “transformação interior” e descobriu a “verdade” e a levou às últimas consequências. Socorro!
Os gurus, em seus gabinetes chiques, chegam a descrever o amor como “busca da verdade”, passo necessário para uma nova “gramática do desejo”. Uma “nova política” criada por seres com “gramáticas eróticas libertárias”. Puro papo furado para crentes.
Amor não é uma experiência política, nem gramatical, mas afetiva e moral. Não quero que me ensinem a amar da forma correta. Ninguém ama corretamente nem politicamente. Amor é sempre errado. Quando a política se “finge” amorosa é para matar o homem real em nome do amor por uma ideia de homem.
Pensar em se “reordenar politicamente a libido”, coisa típica dessa seita, é um delírio que autoriza a repressão do desejo concreto em nome de um desejo abstrato, este, claro, definido no gabinete chique do guru. No fundo a seita quer que os homens reais deixem de existir para dar lugar aos homens com “libido politicamente reordenada”. Quem seriam eles? Provavelmente os gurus e seus discípulos, como sempre.
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[1] Esta obra de Alexis de Tocqueville – Democracia na América – está dividida em dois volumes, na edição em português. O segundo volume pode ser encontrado AQUI.
[2] Para saber mais sobre Alain Badiou, visite os links seguir:
(a) Perfil Biográfico de Badiou (em inglês);
(d) Para ver por dentro do livro de Badiou – “Saint Paul: The Foundation of Universalism“;
(e) The Unrepentant Radical – another interview with Alain Badiou;
(f) Artigo sobre polêmica envolvendo Badiou: WHY ALAIN BADIOU IS A RO USSEAUIST… AND WHY WE SHOULD NOT BE (em PDF para download).
[3] Slavoj Zizek é considerado por alguns como o filósofo que “detesta as pessoas”. Para saber mais sobre Zizek e algumas opiniões sobre ele ao redor do mundo, visite os links seguir:
(a) Entrevista no EuroNews: “O Filósofo que Detesta as Pessoas”;
(b) Perfil Biográfico de Zizek (em inglês);
(c) “Defenders of the Faith” - Artigo de Slavoj Zizek para o THE NEW YORK TIMES.
(d) “The World’s Hippest Philosopher” – Artigo para o TELEGRAPH online (UK);
(e) “The Most Dangerous Philosopher in the West: Welcome to the Slavoj Zizek Show” – Artigo para a revista alemã DER SPIEGEL online;
(f) Entrevista com Slavoj Zizek (em inglês).
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