Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O cinismo “fariano”* ao pedir assembléia da UNASUL

HEITOR DE PAOLA

As FARC pediram à União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) que convoquem uma assembléia para que elas possam expor sua “visão” do conflito armado colombiano, e reiteraram sua vontade de buscar uma “saída política” porque consideram que 
“a paz da Colômbia é a paz do continente”. “O drama humanitário da Colômbia clama a mobilização e a solidariedade continental. A obsessão oligárquica em submeter militarmente a guerrilha há 46 anos e a execução dos planos guerreiristas e repressivos de Washington custaram inumeráveis massacres”, assinalam os narco-terroristas [1].


A resposta do atual governo colombiano à proposta de Alfonso Cano, difundida em julho de 2010 e na qual Cano pedia que “conversemos”, deve ser a mesma da comunidade latino-americana a este grupo criminoso: não pode haver diálogo até que as FARC dêem provas “claras e contundentes” de que vão abandonar o terrorismo e libertar todos os seqüestrados. Ademais, na semana passada Santos anunciou que no momento não vai nomear um comissionado para a paz, e instruiu as Forças Armadas a “obter resultados” contra o grupo narco-guerrilheiro “na frente militar”.

É evidente que para as FARC o reatamento das relações diplomáticas com a Venezuela e o estabelecimento de mecanismos claros e transparentes de acordos de cooperação com esse país para combater os fenômenos delinqüenciais na fronteira com o narco-tráfico, o contrabando e o terrorismo, significam uma grave perda estratégica para essa organização criminosa.

Como bem assinala o diário “El Tiempo” [2], o rechaço taxativo do governo de Caracas à presença guerrilheira em território venezuelano deve ser acompanhado de ações concretas para garantir que a fronteira não continue convertida em refúgio de delinqüentes e terroristas. O próximo encontro dos ministros de Defesa é o espaço propício para traduzir a franqueza e a confiança em um plano conjunto que reconheça o caráter transnacional da ameaça do narcotráfico e da subversão.

As FARC pretendem justificar suas ações perversas, dizendo que “alguns aludem freqüentemente a obsolescência da luta armada revolucionária, porém não dizem nada das condições e garantias para a luta política na Colômbia. Outros situam a ameaça na insurgência e não na estratégia neo-colonial do governo dos Estados Unidos, parecendo ignorar que com a guerrilha ou sem ela, o império dará curso à sua agenda de predomínio. E há também os inclinados a pressionar só uma das partes contendoras, quase sempre a insurgência” [3].

E mentem descaradamente ao afirmar que “a paz com justiça social e não a guerra pela guerra, tem sido o objetivo estratégico das FARC desde seu surgimento em 1964 em Marquetalia. Se as conversações de paz de Casa Verde, Caracas, Tlaxcala e o Caguán, não chegaram ao final feliz, foi porque as oligarquias não quiseram considerar nenhuma mudança nas injustas estruturas políticas, econômicas e sociais que motivam o levantamento. Hoje enfrentamos, hasteando inquestionáveis bandeiras políticas, a maior maquinaria bélica que alguma guerrilha tenha enfrentado, porém sempre lutando pela possibilidade de uma solução política”.

A descarada mentira das FARC cai por seu próprio peso. A Constituição Política de 1991 foi o resultado de um consenso entre todas as forças políticas nacionais que incluíram grupos insurgentes desmobilizados. As FARC naquela época pisotearam essa possibilidade convencidas de ter força armada suficiente para continuar a luta armada, do mesmo modo como fizeram por ocasião do Caguán, quando ameaçavam passar para a outra fase da luta ao pensar que tinham alcançado o equilíbrio militar com o Estado. Então, não foram razões políticas por parte das FARC as que motivaram o fracasso dessas tentativas de diálogos, senão a prepotência armada e sua vinculação com o narcotráfico.

Oxalá esta saída das FARC, buscando a UNASUL, não faça parte de alguma estratégia bolivariana para descartar os compromissos que possam ser acordados no restabelecimento de relações colombo-venezuelanas e uma tentativa de internacionalizar a ameaça terrorista. Como bem assinala o ex-chanceler Rodrigo Pardo, “não vejo Chávez perseguindo-a, porém tampouco o vejo necessariamente desafiando o Governo colombiano com um apoio direto e explícito, enquanto Chávez chega a uma conclusão sobre o que pode conseguir com o Governo de Juan Manuel Santos. O grande paradoxo é que não existe um colombiano que tenha feito mais política com a bandeira anti-chavista do que Santos, e não existe um venezuelano com um discurso mais anti-santista do que Chávez” [4].

[1] EL ESPECTADOR. Farc piden asamblea de Unasur para exponer su visión de conflicto. Lunes, 23 de agosto de 2010. 

[2] EL TIEMPO. Editorial. Lunes 23 de agosto de 2010. 

[3] ANNCOL. Farc listas a hablar en asamblea en UNASUR. Agosto 23 de 2010.

[4] EL TIEMPO. Acuerdo militar con EE.UU. Rodrigo Pardo. Lunes, 23 de agosto de 2010. 
Notas da tradutora:

O autor deste artigo é um intelectual colombiano mas, por questões de segurança, pede para não ser identificado.

*Assim são chamados os integrantes das FARC.

Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".