*Alejandro Peña Esclusa
Caracas, 12 de maio – O diário argentino “Página 12” publicou hoje a segunda de uma série de “reportagens” que pretendem vincular à União de Organizações Democráticas da América – UnoAmérica – com um presumível complô para derrocar o governo de Evo Morales.
As “reportagens” estão repletas de mentiras, calúnias e meias-verdades, e têm como intenção encobrir a responsabilidade de Rodolfo Mattarollo na elaboração de um informe falso sobre o chamado “massacre de Pando”.
Os fatos são os seguintes:
1. Em setembro de 2008 se produziram graves fatos de violência no estado boliviano de Pando.
2. A União de Nações Sul-Americanas – Unasul – encomendou ao subsecretário argentino de Direitos Humanos, Rodolfo Mattarollo, que levantasse um informe sobre o sucedido. A designação gerou grandes críticas porque Mattarollo – além de ser fundador do Exército Revolucionário do Povo (ERP) – cometeu no passado numerosos atos terroristas.
3. Mattarollo elaborou um informe fraudulento, enviesado, cheio de imprecisões e omissões, com o objetivo de culpar a oposição boliviana pelos episódios de violência, avalizar o injusto encarceramento do governador Leopoldo Fernández e exonerar o governo de Evo Morales de toda a culpa.
4. Em março de 2009, organizações não-governamentais de direitos humanos filiadas à UnoAmérica, viajaram à Bolívia para levantar um informe independente sobre o ocorrido em Pando.
5. A investigação preliminar de UnoAmérica encontrou indícios suficientes que envolvem o presidente Evo Morales e seus colaboradores imediatos no planejamento e execução do massacre de Pando. Do mesmo modo, UnoAmérica pôs a descoberto a cumplicidade de Mattarollo, que deliberadamente falsificou a realidade do ocorrido.
6. Em 30 de março de 2009, UnoAmérica anunciou publicamente que acusaria o governo boliviano por delitos de lesa-humanidade pelo massacre de Pando.
7. Em resposta, o diário “Página 12” publicou sua primeira “reportagem”, tratando de relacionar – sem apresentar prova alguma – os delegados de UnoAmérica com um presumível complô para derrocar Evo Morales. A linha editorial de “Página 12” é manipulada por ex-montoneros, vinculados historicamente com o ERP de Mattarollo.
8. Uma vez publicada a primeira “reportagem”, se ativou o sistema internacional de mídias comunistas – entre eles o Granma, a Agência Bolivariana de Notícias e a TeleSur – que reproduziram as calúnias de “Página 12”, apresentando-os como fatos corretos. O mesmo está ocorrendo agora com a segunda “reportagem”.
Evidentemente, “Página 12” e seus aliados progressistas (leia-se comunistas) pretendem criminalizar os integrantes de UnoAmérica – como prelúdio de um processo judicial – com o objetivo de impedir que a verdade sobre o massacre de Pando e a cumplicidade de Mattarollo sejam descobertos.
Entretanto, UnoAmérica não se deixará amedrontar por esta campanha de mentiras e continuará defendendo a democracia e a liberdade na América Latina.
* Presidente de UnoAmérica
Tradução: Graça Salgueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário