Atualizado às: 03 de abril, 2008 - 00h07 GMT (21h07 Brasília)
Resumo: O governo de Cuba anunciou que vai ceder terras estatais ociosas a cooperativas e produtores privados, em uma medida destinada a impulsionar a produção de alimentos, café e fumo.
Serão lotes de cinco hectares, entregues para usufruto gratuito. Os beneficiados não vão precisar pagar nada pela terra, mas também não poderão vendê-la nem deixá-la como herança para seus descendentes.
Segundo estimativas oficiais, metade de toda a terra agricultável da ilha está ociosa. A cada ano, Cuba gasta cerca de US$ 1,6 bilhão (cerca de R$ 2,7 bilhões) na importação de alimentos.
Esta é a última de uma série de reformas introduzidas pelo novo presidente, Raúl Castro, desde que assumiu o poder, no final de fevereiro.
Expectativa
Nas últimas semanas, o governo já anunciou a permissão para que cubanos se hospedem em hotéis antes destinados exclusivamente a estrangeiros.
Também permitiu que a população tenha acesso irrestrito a telefones celulares, eletrodomésticos, DVDs e computadores.
Segundo o correspondente da BBC Mundo em Havana, Fernando Ravsberg, o novo anúncio do governo gerou grande expectativa no setor agropecuário.
O correspondente da BBC Michael Voss observa que esta é a medida mais significativa tomada por Raúl Castro, por ser "a primeira que estabelece a necessidade de um certo grau de iniciativa privada para tornar o sistema mais eficiente".
Comentário do Cavaleiro do Templo: os chineses já estão bem mais adiantados em sua implementação do capitalismo e do mercado. Depois que a múmia do Fidel largou o osso, seu irmão assumiu a existência da DINASTIA CASTRO (sai um, entra no lugar um familiar próximo) em Cuba e vem fazendo o mesmo que a China. Portanto, qual a prova histórica de que um regime socialista-escravocrata funciona se TODOS, sem exceção, largaram a idéia de lado e aderiram às regras dos países onde "reina" a economia de mercado? Qual o argumento que os sociopatas vão utilizar agora? Respondam esta, se puderem!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário