Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

UnoAmérica - Memorando situacional

Fonte: MÍDIA SEM MÁSCARA
ALEJANDRO PEÑA ESCLUSA | 23 OUTUBRO 2009






O Foro de São Paulo está preocupado pelo avanço de UnoAmérica. No domingo passado a agência cubana Prensa Latina catalogou a "União de Organizações Democráticas da América, cabeça da direita na região por suas posturas contra os processos de mudança em marcha".


Uma reação muito interessante está suscitando na Nicarágua, em razão do golpe constitucional dado por seis magistrados sandinistas. Setores opositores, antes separados, estão se unindo para enfrentar esta sapatada.


O diário La Prensa intitula hoje em sua primeira página a seguinte nota:
Unidade total contra a ditadura de Ortega, e explica que representantes de quatro bancadas parlamentares, organizações da sociedade e as duas cúpulas empresariais mais importantes assinaram um comunicado conjunto para rechaçar o golpe. Também informa que os magistrados liberais do Poder Judiciário emitirão um comunicado desconhecendo a sentença de seus colegas sandinistas. Tudo indica que a situação poderia se agudizar nos próximos dias, materializando-se assim o pesadelo dos integrantes da ALBA: que o efeito Honduras se expanda.


É preciso seguir difundindo o que ocorre na Nicarágua, buscando pronunciamentos em defesa da democracia nicaragüense, e em rechaço à atitude cúmplice e parcializada da OEA.


Quanto a Honduras, o ex-secretário geral da OEA, Cesar Gaviria,
declarou no Brasil que o regresso de Zelaya é "impossível", porque ele não conta com o apoio do Congresso, do Poder Judiciário e dos militares. Gaviria recomenda avalizar as eleições como saída à crise. Este é um duro golpe contra a OEA e contra Insulza, por vir de um ex-chefe dessa organização. O ex-chanceler mexicano Jorge Castañeda, foi mais sarcástico, quando disse: "O Brasil permite que Zelaya esteja em sua embaixada e depois não tem um papel negociador. Do jeito como vão as coisas, Zelaya vai terminar ficando na embaixada a vida toda, vai procriar familia e pelo que vejo, será a primeira colônia brasileira em Honduras".


As
declarações do embaixador Roy Chaderton na Assembléia da OEA, insultando e ameaçando Micheletti, demonstram que o governo venezuelano está frustrado e assustado, porque sabe que perdeu a batalha em Honduras e porque crê que o exemplo hondurenho pode se expandir pela região. Por sua parte, o governo hondurenho denunciará a Venezuela ante a ONU e a OEA por suas agressões verbais e o ingresso de narco-avionetas.


O Senado espanhol
aprovou ontem uma iniciativa na qual acusa o governo venezuelano de violar os direitos humanos e se insta o governo espanhol a que interceda ante as autoridades venezuelanas para que respeitem os direitos fundamentais dos opositores nos processos penais contra eles.


O ex-presidente do Paraguai, Nicanor Duarte,
denunciou que Fernando Lugo tem vínculos com os terroristas do Ejército del Pueblo Paraguayo (EPP), e isso é o que explica a ineficiência do governo em enfrentar os seqüestradores. "Lugo visitou com Lacognata (sua atual chanceler) os responsáveis por estes seqüestros e os líderes do EPP", denunciou.


Uma delegação de deputados argentinos encontra-se na Venezuela denunciando as similitudes que existem entre os modelos totalitários de Chávez e dos Kirchner, pela repressão aos meios de comunicação, a corrupção, etc. Anunciaram uma campanha internacional para libertar os presos políticos na Venezuela, desentranhar a verdade sobre a valise de Antonini e outras iniciativas, tão logo assumam a maioria no Parlamento no próximo dia 10 de dezembro.


É cada vez mais evidente que a batalha pela democracia não pode se dar exclusivamente em território nacional, mas deve efetuar-se em nível continental. A crise de Honduras foi de grande importância, porque desmascarou o papel da OEA e outros organismos multilaterais que operam a favor dos mandatários socialistas e não da democracia regional.


O Foro de São Paulo está preocupado pelo avanço de UnoAmérica. No domingo passado a agência cubana Prensa Latina
catalogou a "União de Organizações Democráticas da América, cabeça da direita na região por suas posturas contra os processos de mudança em marcha". Enquanto que hoje, o diário mexicano esquerdista La Jornadainforma que "prepara-se uma denúncia judicial e pública de diversas organizações contra os anúncios golpistas da ultra-direitista União de Organizações Democráticas da América Latina (UnoAmérica), sobre a decisão de que 20 ONGs da Argentina que pertencem a essa fundação, promoverão a destituição da (presidenta argentina) Cristina Kirchner no marco da Constituição e normas da democracia, como sucedeu em Honduras com o presidente Manuel Zelaya, por considerar o governo local alheio aos interesses dos argentinos, enquadrado dentro do Foro de São Paulo e dentro dos objetivos do Comandante (Hugo) Chávez da Venezuela".


Finalmente, hoje será publicada um nota em
www.unoamerica.org onde se informa que uma importante instituição peruana aderiu a UnoAmérica.



Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".