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sábado, 1 de outubro de 2011

A feiúra interior por trás da feiúra exterior e uma possibilidade de onde isto nos levará: filme A Cidade Perdida (The lost city)

RECANTO DAS LETRAS

CT: posto este artigo como adendo ao barulho causado pelos comerciais em que a Gisele Bündchen, que aparece de calcinha e sutiã. Postei um artigo do Augusto Nunes sobre isto aqui. Uma chamadinha para o que lerão abaixo poderia ser "Saxofone é coisa de burguês, não pode mais..."


Por aqui parece que será "Beleza é coisa de burguesa, não pode mais..."


Agora vamos ao artigo na íntegra

A Cidade Perdida (The lost city), de Andy Garcia, EUA, 2005

FLAVIO MPINTO

O filme de Andy Garcia pode ser considerado um Diário de motocicleta ás avessas. Enquanto esse mostra uma faceta de Che Guevara, escondendo o guerrilheiro e frio assassino que era, pois quem nada sabe ou pouco, acredita haver sido, o médico argentino-cubano, um santo sonhador e incapaz de matar uma mosca, Andy nos mostra a faceta do marxismo antes e depois no poder. E importante, no nosso tempo. Bom, Andy Garcia poderia "cravar" A cidade perdida como a sua estória. Se bem que a sua foi diferente, mas deixou Cuba pela mesma motivação que Fico Fellove e foi vencer no cenário artístico dos Estados Unidos.

Com muita propriedade e muita sensibilidade nos mostra quem era e o que fazia Fulgêncio Batista como presidente de Cuba, sua queda e toda trama para que Fidel e sua turma assumissem o poder, numa Cuba dos anos 50 bem caracterizada.

Fico Fellove pertencia a uma família influente e era dono da principal buate musical de Havana- El Tropico. A narrativa envolvente, trágica e ao mesmo tempo bela, gira em torno do embate dos pró-Fidel , inclusive na família de Fico e também contra um mafioso- Meyer, interpretado por Dustin Hoffman, que desejava a buate e mudar sua destinação para cassino.

Vale dizer que escancara-se a lavagem cerebral marxista onde os fins justificam os meios, em episódios recentes que tão bem conhecemos.

Entenda-se porque esse filme não teve a divulgação que merecia na mídia brasileira.

Fico Fellove, claro, perde a batalha contra o regime opressivo e, a pedido do seu pai, que acabara de ter sua fazenda confiscada por outro filho a mando de Fidel, vai para os EUA onde, sem um tostão retoma a vida.

É um filme alerta para o que está acontecendo no Brasil. Alerta sim, pois o marxismo se faz cada vez mais presente com as tentativas de cerceamento de liberdades individuais , a lavagem cerebral nas escolas amplamente divulgada, e cada vez mais ampliada com a divulgação de textos didáticos que reescrevem a história do Brasil desde o ensino primário, e crescimento da força coatora do partido que está no poder (desejo deles). Se bem que a muito tempo estamos nisso.

É um filme de alerta, pois algumas pérolas semelhantes as que Andy Garcia mostrou no filme - como a da militante que mandou a orquestra tocar sem o saxofonista, pois era instrumento capitalista, já vimos e ouvimos AQUI no Brasil ao vivo e a cores. Uma delas foi " .. a destruição da torres gêmeas foi montagem da CNN..." esta ouvi de uma professora em Porto Alegre e também do pai de um aluno retransmitindo o que o filho ouviu de outra professora; ".... essas árvores são resquícios da ditadura e devem ser cortadas..". Essa foi de uma militante empregada na Prefeitura de Porto Alegre, numa reunião para tratar de uma permuta de área para ampliação de uma rótula de trânsito, a respeito dos Pinnus plantados a muito tempo junto de um quartel de Exército e próximas da avenida e que, por aquele motivo, deveriam ser arrancadas. Ainda também quando fui abordado por uma outra militante na famosa Esquina Democrática em Porto Alegre para me perguntar se gostava de socialismo e eu disse que me apontasse um país socialista no rol dos desenvolvidos e ela, radiante, quase enlouqueceu gritando- " Cuba, Cuba, Cuba, Cuba,..." . E por aí vai. Tudo isso em 2002/2003!

Esse perigo não nos ronda mais: está aqui, e filmes como esses nos ajudam, pelo menos a pessoas sensatas e de bom senso, a analisar com cuidado, o que é a tão falada igualdade e liberdade socialista. Se não conhecêssemos os radicais marxistas que aqui abundam, e como abundam, não faríamos essas afirmações.
Pois vejam, Cuba não era um paraíso nem grandes coisas com Fulgêncio, mas tinha liberdade para ser pobre, belas praias e lugares para diversão dos turistas gerando empregos para os nativos. Hoje, de acordo com conhecidos que lá foram, é uma... .. bom , deixa pra lá.

Daí vem o mérito da informação de Andy Garcia. Um filme musicalmente belo , didático demais. Se não acreditarem, leiam relatos de quem visitou a ilha. Um filme tão próximo de uma realidade que assusta.

Se eu fosse um cineasta, faria um filme semelhante a esse, talvez copiando a idéia de Andy Garcia e com o título de Brasil logo ali!


FLAVIO MPINTO
Enviado por FLAVIO MPINTO em 24/02/2007
Reeditado em 25/02/2007
Código do texto: T392461

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A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
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‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".