Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Físicos do Cern descobrem partícula que supera velocidade da luz

Primeiro estes vídeos, depois a matéria.






Físicos do Cern descobrem partícula que supera velocidade da luz
23 de setembro de 2011  04h17  atualizado às 06h07



Os neutrinos podem alcançar uma velocidade superior à da luz, segundo os primeiros resultados divulgados nesta sexta-feira da experiência internacional "Opera", após testes realizados no laboratório de física Cern.
A informação foi dada pelo Centro Francês de Pesquisas Científicas (CNRS), que dá conta da experiência realizada desde as instalações do Cern, em Genebra, com o lançamento de neutrinos, partículas subatômicas, disparados em direção a um laboratório italiano a 730 km de distância.

O centro francês qualifica o resultado com os neutrinos de "surpreendente", mas titula seu comunicado, à espera da apresentação oficial dos resultados na cidade suíça, entre dúvidas: "mais rápido que a luz?".
Os neutrinos chegaram a seu destino, em Gran Sasso, 60 nanosegundos mais rápidos que a luz, que cobre essa distância em 2,4 milisegundos, explicou Dario Autiero, diretor da equipe e pesquisador do CNRS.
"Iniciamos um dispositivo entre o Cern e o Gran Sasso que nos permitiu uma sincronização em nível de nanosegundos e medimos a distância entre os dois lugares com uma precisão de 20 cm", explicou Autiero no comunicado do CNRS. "Estas medições apresentam poucas dúvidas e uma estatística tal que concedemos uma grande confiança a nossos resultados", estimou.

Mais de um século depois de Albert Einstein ter enunciado a teoria da relatividade, em 1905, "a experiência 'Opera' testemunha resultados totalmente inesperados: os neutrinos chegam a Gran Sasso com uma vantagem pequena, mas significativa, com relação ao tempo que a luz teria levado para cobrir o mesmo percurso no vazio". Os resultados se baseiam na observação de mais de 15 mil neutrinos, precisou a instituição francesa.
Até agora, a velocidade da luz foi considerada um limite intransponível, e esta nova experiência "pode abrir perspectivas teóricas completamente novas", acrescentou o CNRS.

A instituição acrescentou que os pesquisadores do programa "Opera" decidiram abrir o resultado dos testes "a um exame mais amplo" por parte da comunidade de físicos, já que são necessárias "medições independentes para que o efeito observado possa ser refutado ou formalmente confirmado".

A experiência foi iniciada em 2006 para estudar as transformações raras (oscilações) dos neutrinos muônicos em neutrinos tauônicos, uma das quais pôde ser observada em 2010, comprovando a capacidade única do programa para detectar esses sinais.

O Cern deve apresentar os resultados dos testes em um seminário especializado que terá início às 11h de Brasília em meio a uma grande expectativa.

No maior laboratório de física do mundo se trabalha há anos para chegar à resposta se é possível registrar velocidade superior à da luz - 299.792 km/s -, o que vai de encontro a um pilar teórico da física.

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".