Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Mapa de crimes - compartilhe informações sobre crimes, saiba onde não é seguro

WIKICRIMES

Pesquisadores da Universidade de Fortaleza criaram um site para que internautas registrem ocorrências de crimes. Eles ficam num mapa e permitem que outras pessoas saibam onde ocorreram. 

Batizado de WikiCrimes, o site quebra a exclusividade do Estado de fazer os registros e inova ao mostrar para o público onde a criminalidade está. 

As polícias divulgam as estatísticas mas a sociedade não chega a enxergar onde os crimes ocorreram. 

A base do site está nos mapas do Google, usados mundialmente e sem custo. 

O professor e doutor em informática Vasco Furtado transformou os mapas neste banco de dados da criminalidade, que pode ser alimentado inclusive com casos encontrados em Rio Preto. 

“A idéia é que o mapeamento de crimes de uma área possa ser feito de forma colaborativa diretamente pelo cidadão”, afirma Vasco. “O debate sobre a credibilidade dos dados criminais fornecidos pelas policias é cada dia mais atual.” 

O professor acredita que o mecanismo tradicional de coleta de dados, responsabilidade as instituições oficiais, dá a elas um monopólio no manuseio das informações. “E esse monopólio nem sempre é condizente com o preceito da publicidade e da transparência das informações que requer um regime democrático”, afirma. 

Até quinta-feira, Rio Preto tinha apenas um caso registrado no WikiCrimes. É um roubo na BR-153. 

Polícia ignora nova ferramenta 
O Estado ignora o WikiCrimes. O BOM DIA informou o link e convidou SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) e Polícia Militar a conhecê-lo e comentar, mas se negam. 

A SSP afirma que, por lei, só pode analisar programas oficiais do Estado. A PM tem a mesma posição. 

Segundo o delegado assistente do Deinter -5 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), de Rio Preto, Guerino Solfa Neto, a instituição reconhece como único dado confiável o fornecido pelo CAP (Centro de Análise de Planejamento) da SSP. 

“Para nós, a estatística oficial de crime é a do CAP.” 

Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".