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terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Prelúdio do Renascimento Liberal

Do portal ESTADÃO
Por Diogo Costa em quarta-Feira, 19 de Dezembro de 2007

Desde do dia 7 de agosto, o vídeo Prelúdio da Grande Vaia já foi acessado mais de 340 mil vezes no site do YouTube Brasil, tornando-se um dos mais comentados e bem avaliados. O vídeo anuncia um novo movimento civil brasileiro, com imagens dos protestos contra o governo ocorridos em 4 de agosto. Apesar de modesta, a atitude demonstra independência e idealismo. Sua coordenação não ocorreu na sede de partidos políticos ou nos palanques sindicais, nem seus objetivos são aumentos de salário ou a diminuição do preço das passagens. O movimento vem sendo articulado por intermédio da rede social do Orkut e sua missão é a reforma da ordem social.

Para uma sociedade civil historicamente enfraquecida como a brasileira, a Grande Vaia é uma iniciativa surpreendente. Estamos acostumados a depositar nossa esperança e nosso dinheiro no Estado, apenas para nossa frustração. A internet está começando a mudar isso, com sites como Orkut, YouTube e Wikipédia, dinamizando o poder de associação civil. Por mais miúda que seja, se a Grande Vaia conseguir amplificar o impulso inicial, seu eco pode ser retumbante. Mas isso requer mais do que repetições da chacota da abertura dos jogos Pan-Americanos no Maracanã. É preciso que o barulho se transforme em discurso e as indignações se estabeleçam como valores compartilhados pelos descontentes. A vaia pode ser a expressão de descontentamento por excelência, mas é um descontentamento sem discurso. Agora que existem os meios para articularmos o sentimento de reforma, falta o espírito filosófico que dá ânimo ao movimento. O Brasil precisa de uma mensagem lógica e moralmente superior às atuais alternativas de esquerda e direita.

Essa pode ser a oportunidade para anunciar ao Brasil o esquecido legado liberal da fundação do País. Desde os anos 1960, os rebeldes da esquerda desprezam os radicais brasileiros para importar ícones como Lenin e Che Guevara, que pregaram e praticaram a opressão estatal. Em contraste, os diversos movimentos brasileiros da primeira metade do século 19 suspiravam por fortalecer a sociedade civil, não o Estado. Homens como Cipriano Barata, Libero Badaró e Frei Caneca defendiam liberdade individual, propriedade privada, igualdade de direitos, descentralização política, comércio exterior, abolição da escravatura e redução de impostos. A independência não era uma idéia meramente nacionalista, era uma idéia liberal.

Também eram liberais os valores almejados por aquele que é considerado o Patriarca da Independência. Aventuras políticas à parte, José Bonifácio de Andrada e Silva exaltava a liberdade individual como um dos valores que "os verdadeiros brasileiros devem derramar o seu sangue para conservar".

"Os brasileiros querem ter liberdade", afirmava, "mas liberdade individual, e não as que tinham as Repúblicas antigas, que eram só a pública ou política." É uma distinção crucial. Mais importante do que a liberdade para interferirmos nas escolhas do Estado é a liberdade para fazermos as nossas escolhas sem a interferência do Estado. Talvez, por causa dos vários escândalos e tragédias recentes, os brasileiros não percebam como nossa liberdade individual tem sido sorrateiramente subtraída.

O Brasil ocupa a 85ª posição no ranking mundial de liberdade de imprensa da Freedom House. Numa escala que mede o nível de restrições à imprensa de 0 a 60, isso representa um aumento repressivo de 32 pontos em 2002 para 39 em 2006.

A liberdade econômica também vem diminuindo. A última edição do ranking mundial de liberdade econômica, publicado anualmente pelo Fraser Institute, do Canadá, mostra que o Brasil caiu do 76º para o 101º lugar desde que o PT assumiu o poder, ficando empatado com Etiópia, Haiti e Paquistão.

Em nossos dias, como nos de Bonifácio, as autoridades querem que os rumos de nossa vida sejam matéria de deliberação política. Querem decidir por você como o seu dinheiro deve ser usado, como os seus filhos devem ser educados, quais pensamentos podem ser publicados... Querem uma sociedade de servos, não de homens livres e responsáveis. Bonifácio estava certo: "Sem liberdade individual não pode haver civilização nem sólida riqueza, não pode haver moralidade e justiça."

Os oponentes dos liberais brasileiros eram apelidados de "corcundas", referência à atitude de prostração perante a Coroa. Mudaram os déspotas, mas permanece o despotismo. Os "corcundas" de hoje querem submeter o povo brasileiro aos caprichos de um partido político. Acusam os dissidentes de golpismo, de inimigos do povo e da democracia. Mas, como lembrava Bonifácio, "os homens de bem não servem à Pátria associando-se a um mau sistema, antes a servem roubando a este sistema a sua preponderância e autoridade." Os protestos nas ruas não se opõem às instituições democráticas. Os brasileiros querem preservar a democracia, denunciando aqueles que tentam usá-la como instrumento para o autoritarismo.

Apesar de a popularidade do presidente Lula continuar quantitativamente estável, o sentimento de indignação cresce mais e mais. Nem todos os brasileiros são compráveis com favores políticos, e estes demonstram sua revolta com vaias e minutos de silêncio. Mas isso não basta. Precisamos unir-nos em torno de uma filosofia positiva e coerente. É hora de restaurar os princípios daqueles que deram a vida para que o Brasil fosse um país livre da dominação estrangeira. A contribuição dos liberais brasileiros não pode ficar confinada às gravuras dos livros escolares. Quem entende a mensagem liberal sabe que o problema do Brasil não será resolvido pelo Estado, porque o problema do País é o excesso de confiança no Estado. Que o ímpeto da boa rebeldia esteja aliado a um discurso íntegro. É hora de os brasileiros tomarem o Brasil de volta.

Diogo Costa, mestre em Ciência Política pela Universidade de Colúmbia, é pesquisador
assistente no Cato Institute


E-mail: dcosta@cato.org

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A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
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‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".