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Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Curso Princípios e Métodos da Auto-educação, com Olavo de Carvalho, online

 

OLAVO DE CARVALHO


Tendo tido excelentes professores, como Stanislavs Ladusãns, s.j., em filosofia, Juan Alfredo César Müller em psicologia, Martin Lings em religiões comparadas, não posso me gabar de ser propriamente um autodidata, embora alguns de meus detratores mais enfezados usem essa palavra, em sentido pejorativo, para aludir ao fato de que a maior parte do meu aprendizado se deu fora de qualquer programa oficial e sem onihil obstat dos semi-analfabetos que os diplomaram.

Qualquer que seja o caso, fui adquirindo, ao longo de méio século de estudos, algumas técnicas, preceitos e truques que aos poucos se organizaram, quase que espontaneamente, numa espécie de arte ou quase ciência. É o homeschooling para adultos – a última saída que resta para os estudantes sérios num país onde 38 por cento dos alunos das universidades não sabem ler nem escrever e ninguém vê nisso nada de escandaloso.

Meio século atrás, a educação brasileira já dava sinais do descalabro em que iria se transformar. Esse fenômeno acabou por me atingir pessoalmente, quando o colégio em que estudava, instituição então muito respeitada, se fundiu com outra escola, uma péssima escola, entrando rapidamente num estado de confusão degradante. Foi isso que me despertou para o fato de que, se quisesse aprender alguma coisa, teria de fazê-lo por meu próprio esforço.

Por uma feliz coincidência, quando isso aconteceu eu já tinha um certo hábito de ler livros sobre educação, no mínimo para poder aferir, mediante comparações, a profundidade da miséria pedagógica em que íamos naufragando. Essas leituras impediram que eu caísse no erro número um do autodidata usual, que é o de mergulhar em leituras desordenadas, na vã esperança de suprir, pela quantidade de informações, a ordenação intelectual faltante (ordenação que, é claro, as universidades brasileiras também jamais lhe fornecem). Por volta dos dezessete anos, eu já havia concebido um plano de estudos ao qual, malgrado inúmeras alterações e acréscimos posteriores, me mantive regularmente fiel até hoje. Esse plano baseava-se nos exemplos de educadores bem sucedidos e em programas de ensino vigentes nas melhores escolas secundárias – e algumas universitárias – desde o começo do século XIX.

A realização do plano caminhou, ao longo dos anos, pari passucom a constituição e organização da minha biblioteca pessoal, concebida desde aquela época segundo um plano bem definido, que hoje se encontra praticamente realizado.

Revendo minha experiência, acreditei que podia condensá-la num conjunto de preceitos e sugestões para uso da multidão de estudantes famintos de conhecimento, que o sistema de ensino brasileiro deixa no total desamparo. Anos atrás, cheguei a sugerir à Fundação Odebrecht, para a qual fazia alguns trabalhos na ocasião, a publicação de um “manual do autodidata”, que seria, para a marginalizada e desprezada comunidade dos estudantes sinceros no nosso país, algo como uma caixa de primeiros socorros intelectuais.

Este curso constitui-se, em parte, de idéias concebidas para aquele manual, que acabou jamais sendo publicado. Acrescento-lhes, é claro, muita coisa que aprendi depois, sobretudo desde a minha mudança para os EUA, país que é o paraíso do comprador de livros. Tenho a certeza de que o pacote de técnicas e sugestões que vou lhes apresentar aqui dará um formidável impulso ao esforço de aprendizado dos que vierem a assistir a estas aulas, constituindo mesmo para alguns – espero – a descoberta de um potencial intelectual muito maior do que jamais imaginaram possuir.

Programa:

Aula 1 – Educação e auto-educação

Aula 2 – Pesquisa bibliográfica e auto-educação

Aula 3 – Leitura, assimilação e meditação

Aula 4 – Conhecimento e autoconsciência

Aula 5 – Plano de estudos e plano de vida

Aula 6 – A sobrevivência do estudante sério num ambiente intelectualmente hostil

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A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".